espressouse 01

 

“Corremos para vê-la.” – Dinamarca tem espaço para apenas uma sereia, e a estátua famosa quer o fim da novinha. Wish I could be part of your (danish) world.


espressoimportado 01

 

HISTORY 101: Tali Who?

 

A pergunta.

Afinal, quem são os talibãs e o que eles querem?

 

 

Moendo os grãos.

Em 1995, após anos de brutal guerra civil, o correspondente do New York Times no Afeganistão então reportou que grandes mudanças pareciam estar a caminho por lá: “uma nova força de afegãos patriotas e puristas islâmicos” tomaram rapidamente 40% do território. Era um tal Talibã, que, apesar de ser um agrupamento novinho em folha, trazia um ideário e ascendência bastante antigos.

 

 

Tá confuso.

Calma, tâmo começando. O Talibã ganhou força em 1994, em meio ao caos e à luta que rolou após a saída das tropas soviéticas do Afeganistão, em 1990. A União Soviética invadiu o país em 1979, ocupando-o por dez anos, mas teve o mesmo destino que tiveram todas as grandes potências que invadiram o Afeganistão ao longo dos séculos. Ou seja…

 

 

Foram expulsos.

Os soviéticos foram derrotados, no início dos anos 1990, por guerrilhas afegãs e facções insurgentes (conhecidas como o mujahedeen) que tiveram apoio dos EUA – super felizes em ajudar a derrotar seu maior inimigo, a União Soviética, no que ainda era o finalzinho da Guerra Fria. A felicidade de expulsar os soviéticos durou pouco, as facções afegãs entraram em guerra civil em 1992.

 

 

Quem quer dinheiro (e poder)?

Nesse clima de fratricídio, o Talibã, de etnia Pashtun (a mais populosa do país), usando de nacionalismo, valores islâmicos em primeiríssimo lugar e combate à corrupção, rapidamente atraiu muitos seguidores, se tornando o mais forte grupo entre os “senhores da guerra”. Tomou praticamente todo país em 1995 (menos o Norte, onde foram parar os outros senhores, as lideranças do mujahedeen).

 

 

Era Uma Vez… Fala mais da etnia Pashtun.

O Império Afegão, que existiu de 1749 até os anos 1970 – quando o rei afegão foi derrubado e um governo comunista (aliado aos soviéticos) imposto –, era justamente de dinastia Pashtun (ou Pastó). Os pastós são famosos desde os tempos de Alexandre, o Grande, e conhecidos por serem bons lutadores. Hoje em dia, o Talibã é composto essencialmente de pachtuns.

 

 

Como foi o governo Talibã?

Ao declarar um Emirado Islâmico no Afeganistão em 1996, os talibãs impuseram leis baseadas em interpretação própria ultraconservadora do Alcorão, incluindo execuções em massa. Mulheres foram proibidas de estudar e trabalhar. Em 2001, eles destruíram os Grandes Budas (estátuas do século 6), patrimônio histórico, considerado por eles “blasfêmia”.

Resumão

 

Com direito a linha do tempo.

Que hoje o Espresso tá super professoral.

  • 1740-1979: Império Afegão (dinastia Pashtun)
    > Primeira invasão do Império Britânico, que sai derrotado (1839-1842)
    > Segunda invasão do Império Britânico, que sai derrotado (1878-1880)
    Golpe derruba o último rei afegão (1973)
  • 1979-1989: Invasão e ocupação pela União Soviética (Rússia)
  • 1990-1992: expulsão dos soviéticos (apoiada pelos EUA)
  • 1992-1996: guerra civil entre facções insurgentes, os ‘war lords’ afegãos
  • 1996: Talibã (formado por Pashtuns) assume o poder
  • 2001: Invasão e ocupação pelos EUA
  • 2021: Talibã reassume poder


espressoshots 01

 

Shots Saúde é o que interessa.

Os EUA começarão a aplicar a dose extra das vacinas da Moderna e da Pfizer a partir de setembro. A recomendação é de que se tome a terceira dose oito meses após a segunda para dar um ‘boost’ no sistema imunológico contra a variante Delta. Ainda nos EUA, parques nacionais voltaram a exigir máscaras. Já aqui no Brasil, a Anvisa recomendou ontem terceira dose da CoronaVac para idosos. E o Rio… decidirá sobre dose de reforço para idosos na próxima semana.

 

 

Shots I’m at Fox News, bicth.

O novo queridinho da Fox News (sorry Trump) é o governador da Flórida, Ron DeSantis, que neste ano já viu o apresentador Sean Hannity mais vezes do que o sua própria vice. DeSantis vem com tudo em 2024.

 

 

Shots Jaws.

Terminando… tubarões não estão nem aí pra você. Drones vêm mostrando que encontros são mais frequentes do imaginado, mas eles passam reto por nós.

 

 

Shots Tik tok on the clock.

Para terminar, senegalês desempregado na Itália é o novo astro tik toker com 100 milhões de seguidores.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e tik tokers com mais de 100 milhões de seguidores pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma ótima véspera de sexta. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *