“Primeiro a segurança.” – Barry Manilow teve o show interrompido pelo furacão Henri. Ainda assim, ele não continuou por pouco. I didn’t make it through the rain.
Dei Meu Tiro Certo Em Você
A notícia.
Policiais militares são o novo risco para as eleições de 2022.
Moendo os grãos.
Em meio aos ataques do presidente e ameaças de que não aceitará o resultado das eleições presidenciais sem adoção do voto impresso, o contágio bolsonarista dos quartéis é o novo sinal de alerta. Ontem inclusive o coronel da PM de SP foi afastado após convocar colegas para manifestações bolsonaristas e atacar o Supremo. O governador de SP, a quem responde a PM do estado, disse não aceitar indisciplina.
Mas o buraco é mais embaixo.
No final de semana, cinco ex-presidentes fizeram questão de consultar generais sobre o risco de golpe. Temer, FHC, Lula, Collor e seus interlocutores ouviram que não há risco de rompimento da hierarquia nas Forças Armadas. As eleições ocorrerão, mas há preocupação com as PMs, de acordo com os próprios militares, que afirmaram que a cadeia de comando nas polícias pode ser rompida.
Falando em insubordinação.
Quem ainda lembra do motim na PM do Ceará no ano passado? Ficou claro o alto nível de politização das polícias, que são instituições de Estado, não de governo. Ou seja, não devem nem chegar perto da Política. Ontem 25 governadores brasileiros se reuniram para discutir tais riscos à democracia – e o governador de SP alertou sobre ‘milícias armadas bolsonaristas’ nos atos do dia 7 de setembro. Fun times.
Tá Passada?
A notícia.
A agência reguladora americana deu sinal verde para registro definitivo da vacina Pfizer.
Moendo os grãos.
A vacina da Pfizer-BioNTech, que até ontem só possuía o registro emergencial da FDA (Food and Drug Administration), é a primeira vacina contra a Covid-19 a passar do status de uso emergencial. Autoridades esperam que assim a galera seja convencida de que a vacina é segura e sinta-se incentivada a se imunizar. Aqui no Brasil, a Pfizer já possui registro definitivo da Anvisa desde fevereiro.
Enquanto isso.
Os leitos de UTI nos hospitais dos EUA voltaram a encher novamente, em meio à propagação da variante Delta. Além da nova cepa derrubar a eficácia de diversas vacinas (a da Pfizer, por exemplo, contará agora com uma terceira dose extra), parte da população americana – principalmente em áreas conservadoras onde Trump venceu em 2020 – se recusa a tomar qualquer tipo de vacina.
Ah, nem vaca e nem cavalo.
Ivermectina é para gado e não deve ser usada contra a Covid-19, afirmou a FDA ontem. As autoridades americanas andam preocupadas com alto índice de intoxicação provocado pela ingestão do medicamento.
Arigatô, sayonará.
As Paralimpíadas de Tóquio começam hoje – com a crise do coronavírus no Japão sem dar sinal de trégua. Já há notícias de que estádios e locais de prova serão transformados em instalações médicas assim que terminarem os Jogos. Bom, entre os atletas para ficar de olho estão o alemão Markus Rehm, recordista do salto em distância, e o ‘Bolt’ paralímpico que é brasileiro e se chama Petrúcio Ferreira. Let the games begin.
De férias com o ex.
Por 3 a 2, a Segunda Turma do Supremo* reduziu a pena do ex-ministro Geddel Vieira Lima ao anular condenação por associação criminosa; a pena por lavagem de dinheiro foi mantida e ele terá de cumprir 13 anos de cadeia. Já a 1a instância da Justiça de Brasília anulou denúncia sobre sítio de Atibaia contra Lula por “falta de provas”. Falando em Lula… suas pernas pararam a internet. Break the internet.
*O Supremo é dividido em duas turmas para agilizar o dia-a-dia da corte.
Abra-te sésamo.
A Prefeitura de SP exigirá comprovação de vacinação para entrada em bares, restaurantes e shoppings centers. O chamado ‘passaporte da vacina’ será emitido por aplicativo e será lançado até sexta. Ah, após certa polemiquinha, o governo disse que será opcional. Já o Rio de Janeiro bateu o martelo e decidiu que vacinará a população com uma terceira dose extra da Moderna e Pfizer – começando com os idosos.
Arca de Noé.
Terminando… o maior censo animal da história começou a ser feito essa semana no Quênia.
Breakfast with Basquiat.
Para terminar, Mr. & Mrs. Carter para a Tiffany* – nova campanha ainda tem um Basquiat nunca visto antes.
*Queen Bey é a primeira negra a usar o icônico diamante usado por Audrey Hepburn.