“Na primeira vez, parecia o emoji de cocô.” – criador de ovelhas que não pôde comparecer ao velório da tia a homenageou formando um coração com o rebanho. Say it with sheep.
Caras-Pálidas Decidem
A notícia.
Supremo começou a julgar polêmica teoria que altera a demarcação de terras indígenas.
Moendo os grãos.
A votação sobre o ‘marco temporal’ foi suspensa ontem e retornará na próxima semana. Ao longo de toda essa semana, os protestos de povos indígenas lotaram Brasília e outras cidades do país. A Constituição garante aos índios “direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam”, sem nada mencionar sobre uma data específica. Mas tudo pode mudar.
Por quê?
Um conflito entre indígenas e fazendeiros em Roraima, que chegou ao Supremo em 2009, foi o gatilho para a tese do marco temporal. Na época, o STF decidiu que o direito a Terra Indígena Raposo Serra do Sol era dos índios que lá já estavam na oficialização da Constituição de 1988. Apesar da decisão favorável, abriu-se precedente para que índios então não pudessem reivindicar terras antes de 1988. Ironias.
Índio fazer barulho.
Em junho, comissão na Câmara até aprovou o PL 490, que rompe com a proteção dos povos isolados e tem entre seus pontos mais controversos justamente o marco temporal, que agora é julgado pelo Supremo. Bolsonaro, além do agronegócio, defendem a tal ideia de marco temporal.
Afghan Horror Story
A notícia.
Nos dias finais da presença americana no Afeganistão, atentando duplo do ISIS deixa ao menos 80 mortos em Cabul.
Moendo os grãos.
Horas após os alertas dos EUA e do Reino Unido de que o aeroporto da capital afegã seria alvo de ataque terrorista, dois homens-bomba suicidaram-se, matando dezenas de pessoas nos arredores do aeroporto. Houve primeiramente uma explosão entre a multidão concentrada na entrada do aeroporto e pouco depois uma segunda bomba foi detonada em um hotel próximo.
Ca-bum.
Entre os mortos, estão 12 soldados americanos que integravam as seis mil tropas enviadas de última hora pelo presidente Joe Biden, na semana passada, para ajudar na caótica evacuação que vem rolando desde que o Talibã assumiu o controle do país. O chamado ‘Estado Islâmico’ (ISIS), que é inimigo comum do Talibã e dos EUA, assumiu a autoria do atentado.
Enquanto isso.
Grupo de 400 civis afegãos pediram ao longo da semana ajuda humanitária ao governo brasileiro, que ainda não respondeu.
Made in Brazil.
Brasil ultrapassou os EUA em número de vacinados com 1a dose. Em tempo, a vacina da Pfizer será produzida no Brasil após acordo da gigante americana com a brasileira Eurofarma; a produção anual estimada em 100 milhões de doses será destinada a América Latina. Enquanto isso, a variante Delta que abalou a retomada da economia em Nova York, já representa 44% dos casos em SP.
E na CPI, senadores querem ressarcimento de Bolsonaro e ex-ministro Pazzuelo sobre ações frustradas e gastos desnecessários para trazer vacina da Índia.
Jurassic Park.
Fóssil confiscado no Brasil em operação policial contra o tráfico de fósseis é um dos esqueletos de pterossauro mais bem preservados já encontrados. Já no Egito, cientistas anunciaram ontem a descoberta de fósseis de uma nova espécie de baleia de quatro patas. O novo animal foi batizado de Anúbis, o deus da morte, que conduzia os mortos na mitologia do Antigo Egito.
Flores pra vocês.
Terminando… asfalto com aroma floral foi criado na Polônia para tornar o trabalho dos asfaltadores mais agradável.
Mama mia, here we go again.
Quase terminando, após 39 anos, Abba lançará música nova. E após 18 anos, Keanu Reeves tá de volta em Matrix 4.
England’s rose.
Para terminar, primeiro trailer de “Spencer”, filme que traz Kristen Stewart como Diana.