“Há provas de que podemos treiná-los.” – cientistas vêm ensinando bezerrinhos a usar o vaso sanitário como meio de reduzir gases do efeito estufa. MooLoo.
Passaporte da Alegria
A notícia.
Segunda maior cidade do país, o Rio de Janeiro, começa a exigir hoje ‘passaporte da vacina’.
Moendo os grãos.
Os cariocas – e turistas visitando a cidade – que queiram frequentar academia, cinema, teatro, museus, entre outros locais de uso coletivo, terão que apresentar comprovação de vacinação. Para quem só tomou a 1a dose, também será necessário provar que ainda não chegou o momento da segunda dose. Já para quem se vacinou fora do Brasil, a situação continua meio embaralhada.
Em tempo.
Os EUA reduziram a classificação de risco de viagens para o Brasil de “muito alto” para “alto”. Apesar da novidade, as restrições para os brasileiros viajarem para os EUA permanecem.
Enquanto isso.
O Brasil registrou a menor média de casos de Covid-19 desde maio de 2020. E a média de contágio é a menor desde novembro de 2020.
Já chegou o verão?
Nesse clima, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou ontem que a capital baiana já tem condições de realizar carnaval em três meses.
Piratas do Caribe
A notícia.
O primeiro-ministro do Haiti ordenou o assassinato do presidente, afirma promotor-chefe.
Moendo os grãos.
Em uma virada digna de cinema, o primeiro-ministro Ariel Henry foi proibido de deixar a ilha caribenha, em meio ao avanço da investigação sobre a morte do presidente Jovenel Moïse, assassinado em julho por um esquadrão de mercenários dentro do próprio palácio presidencial na capital Porto Príncipe – clímax da eterna crise política e de segurança que assola o país mais pobre das Américas.
Gangs of Haiti.
Ontem o promotor que lidera as investigações pediu o indiciamento do primeiro-ministro e evidenciou os muitos telefonemas entre ele e um dos principais suspeitos do assassinato, Joseph Badio, ex-funcionário do Ministério da Justiça. A história recente do Haiti é cheia de golpes, instabilidade política e violência entre milícias, mas assassinato de presidente* é raro.
*Moïse é o primeiro presidente assassinado nas Américas desde John F. Kennedy, em 1961.
To the left, to the left.
A Noruega virou à esquerda. O primeiro-ministro do partido conservador, Erna Solberg, aceitou a derrota para o líder do partido Trabalhista, Jonas Gahr Støne, após eleições que focaram na indústria petrolífera no país nórdico que é o maior produtor europeu de petróleo. Apesar da maioria das cadeiras no parlamento, Støne deve se aliar a outros partidos para governar. Ainda sobre vitórias progressistas, mas nos EUA, Gavin Newsom continua governador da Califórnia.
Quem ri por último ri melhor?
Vídeo da semana: Michel Temer vermelho de tanto rir, enquanto seus amigos zombam de Bolsonaro em jantar com vinhos carérrimos na casa do investidor libanês Naji Nahas, em SP. Entre os convidados: Johnny Saad, dono da Band, e André Marinho, filho de ex-aliado de Bolsonaro, que é quem imita o presidente com piadas como “queimar o Supremo” e “colocar pau de arara na Praça dos Três Poderes”. Enquanto isso, derrota dupla de Bolsonaro: o Senado e ainda o Supremo barraram medida que dificultava o combate às fake news.
Inferno.
A queda de um jatinho King Air 360 em Piracicaba matou toda uma família carbonizada, incluindo o patriarca, o sócio da Cosan (um dos maiores conglomerados de etanol do mundo), Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, e os três filhos. O avião perdeu altura e explodiu na queda. A morte do empresário que é referência no agronegócio brasileiro causou comoção em SP.
Jagged little pill.
Alanis Morissette afirmou ter sido vítima de estupro coletivo quando tinha apenas 15 anos. A revelação dramática faz parte de um novo documentário sobre a cantora, “Jagged”, que estreou essa semana no Toronto Film Festival.
Tempestade brasileira.
Terminando… Gabriel Medina se igualou às lendas, tornando-se sexto atleta da história tricampeão mundial de surfe e o primeiro brasileiro a conseguir o feito.
The Casmurro question.
Quase terminando, Capitu traiu Bentinho? Advogado diz ter achado prova jurídica cabal em capítulo do clássico de Machado de Assis.
The 1%.
Para terminar, vasilha da gata de Karl Lagerfeld será leiloada. Nela, Choupette comia caviar, salmão defumado e king crab.