“Ajude Nicolas.” – Elijah Wood adorou o italiano que vive como hobbit, andou 300km para se livrar do ‘Anel’, e construirá casa inspirada no livro. Precious little story.
É Só Isso, Não Tem Mais Jeito
A notícia.
A CPI da Covid está na reta final.
Moendo os grãos.
Os senadores planejam concluir tudo até a próxima semana e a lista de crimes de Bolsonaro já está pronta. De acordo com juristas contratados pela Comissão Parlamentar, como o ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Junior, autor do impeachment de Dilma, Bolsonaro cometeu sete crimes, incluindo crime de responsabilidade que levaria ao impeachment.
Não para não.
Ontem a CPI ouviu lobista suspeito de atuar no Ministério da Saúde pela Precisa Medicamentos. Ele admitiu festa de aniversário com Jair Renan e de ter orientado o caçula de Bolsonaro na abertura da empresa.
Em tempo.
No Dia Internacional da Democracia, a Human Rights Watch afirmou ontem que o presidente brasileiro ameaça pilares da democracia.
We All Live in a Red Submarine
A notícia.
Com medo de que Trump entrasse em guerra, general americano ligou para a China – secretamente.
Moendo os grãos.
A Era Trump terminou, mas os livros bombásticos não. No novo livro “Peril”, o jornalista Bob Woodward revela que nos últimos meses de Trump à frente do Exército mais poderoso do mundo, o general Mark A. Milley, chefe do Estado-Maior, posto mais alto dentro das Forças Armadas, fez dois telefonemas secretos para o colega chinês, o general Li Zuocheng, comandante do Exército da China.
Eagle calling.
A primeira chamada foi no dia 30 de outubro, quatro dias antes das eleições, quando Milley assegurou que Trump não atacaria a China para tentar se manter poder. Já a segunda ligação ocorreu em 8 de janeiro, dois dias após radicais de direita invadirem o Congresso: “estamos 100% firmes, mas a democracia pode ser destrambelhada,” disse o americano ao general chinês.
Em tempo.
Melania se recusou a pedir “paz” no dia 6 de janeiro, quando o Capitólio foi invadido. Assessores da ex-primeira-dama pediram a ela que tuitasse algo que trouxesse calma à nação. Ela disse “não”. Obrigado. De nada.
Enquanto isso.
Os EUA e o Reino Unido vêm armando a Austrália com tecnologia e inteligência para um submarino nuclear contra China.
Duplo twist traumático.
A ginasta olímpica mais condecorada da história, Simone Biles, segurou as lágrimas ontem em depoimento no Senado sobre as muitas falhas do FBI ao lidar com o escândalo de abuso sexual de Larry Nassar, ex-médico da seleção de ginástica que abusou do time de elite feminino por mais de 20 anos. Além de Biles, prestaram depoimento outras companheiras de time, como Maggie Nichols, a primeira vítima, das mais de 200 sobreviventes, a relatar os abusos.
Magalula.
A empresária Luiza Trajano, dona da Magazine Luiza, foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Time. Ela é a única brasileira na lista que conta com Kamala Harris, Naomi Osaka e Billie Eilish, entre outros. O texto de apresentação é assinado por Lula: “Em um mundo onde bilionários queimam fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a construir um Brasil melhor”. É chegada a hora das especulações sobre uma chapa Lula-Trajano em 2022?
Freakonomics.
Os principais bancos privados como Itaú e Bradesco subiram os juros do crédito imobiliário ontem, já antecipando nova alta pelo Banco Central da taxa básica de juros (Selic). O mercado, por sinal, já espera um PIBinho* de 0,5% em 2022. Enquanto isso, o ministro Paulo Guedes afirmou que o dólar “era pra estar descendo, mas o barulho político não deixa”. Alguém avisa ao presidente.
*PIB (Produto Interno Bruto): soma de todas as riquezas produzidas no país.
I’m rocket man.
Após os bilionários, chegou a nossa vez. A SpaceX enviou ontem quatro civis para o primeiro voo com turistas ao redor da terra. O voo orbital da empresa espacial de Elon Musk vai durar três dias, iniciando assim um novo e histórico capítulo do turismo espacial. A tripulação feita exclusivamente de ‘gente como a gente’ foi treinada em seis meses. Safe travels.
Go, Johnny be good.
Terminando… Johnnie Walker X João Andante: disputa entre o lorde inglês e o matuto mineiro enfim chegou ao fim.
Sweet tooth.
Para terminar, docinhos com o rosto de Merkel, que deixará o posto de líder da Alemanha na próxima semana.