“As hortas ajudam na alimentação.” – taxistas tailandeses parados por causa da pandemia vêm transformado os táxis em hortinhas. Avant-garden.
Following The Leaders
A notícia.
O mundo se encontra hoje em NYC.
Moendo os grãos.
Após a primeira Assembleia-Geral virtual da história da ONU no ano passado, líderes de todo o planeta voltam a se reunir hoje em Nova York para a 76a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Como é tradição, o Brasil dá o ponta-pé inicial na festa. Em seguida, vêm os EUA. Perguntado ontem por jornalistas sobre o seu discurso, Bolsonaro ironizou e disse que será feito em braile.
Fun fact.
O presidente brasileiro é o único líder do G20 sem vacina na ONU. Em tempo, um integrante da comitiva que o acompanha em NY testou positivo para covid.
It’s a party in the USA.
Criada após a 2a Guerra Mundial, em 1946, a primeira Assembleia-Geral contou com 51 líderes mundiais, em Londres. Desde então, a lista cresceu e, ao longo da semana, serão quase 100 líderes mundiais discursando ao vivo. O que não mudou desde os anos 1940 é que o Brasil é o primeiro país a discursar.
De olho.
Os discursos são de 15 minutos – mas se quiser passar do tempo, fique à vontade. O mais longo discurso na Assembleia da ONU foi o de Fidel Castro em 1960: 4hr29. No ano passado, ao longo de 15 minutos, o presidente brasileiro afirmou ser “vítima de difamação” pela comunidade internacional e focou o seu discurso em “cristofobia” e “ameaça do comunismo”.
Canadados e Cálculos
A notícia.
Eleição no Canadá – e o futuro de Justin Trudeau é incerto.
Moendo os grãos.
Os canadenses foram às urnas ontem em uma eleição parlamentar convocada antecipadamente no mês passado pelo primeiro-ministro Trudeau. Ele aposta que a sua resposta à pandemia e o alto ritmo de vacinação ajudarão o seu partido a reconquistar a maioria das cadeiras no parlamento – já que atualmente ele precisa de partidos da oposição para aprovar seus projetos.
Muita calma nessa hora.
Os canadenses não ficaram tão felizes assim com uma eleição em meio às restrições do coronavírus. E ao longo das últimas semanas, o líder progressista ainda enfrentou protestos de quem não é muito fã da obrigatoriedade da vacina no Canadá. As pesquisas agora indicam que Trudeau pode não conquistar a sua sonhada maioria – e já deve estar pensando: ‘essa eleição não serviu de nada’.
Soy loco pro ti, América.
Após 18 meses, chegou ao fim a proibição de viagem aos EUA: quem estiver totalmente vacinado poderá entrar no país a partir de novembro, sem a necessidade de quarentena e apresentando apenas comprovação de vacinação*, além de um teste negativo feito três dias antes do embarque. “O foco agora será em indivíduos e não em países, um sistema mais seguro,” afirmou a Casa Branca.
*De vacinas liberadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Too big to fail?
O provável colapso da gigante do setor imobiliário na China, a Evergrande, derrubou o mercado mundial ontem e as bolsas de todo o mundo caíram. No Brasil, onde o mercado já vive um clima de incertezas, em meio às eleições antecipadas e aumento de impostos, não foi diferente; ações da Petrobras e da Vale despencaram. A empresa chinesa, fundada em 1996, é hoje a incorporadora mais endividada do mundo, e é vista como ameaça aos principais bancos chineses.
Águas nada pacíficas.
Em meio à tensão no Oceano Pacífico, agravada pelo novo submarino australiano que vem sendo construído com ajuda do Reino Unido e dos EUA, o Japão pediu à Europa que se posicione com mais força contra a expansão militar chinesa. Além da China, a França também não gostou do novo pacto trilateral entre americanos, britânicos e australianos, já que ficou de fora.
Douce France.
Inspirado no trabalho dos artistas já falecidos, Christo e Jeanne-Claude, o Arco do Triunfo foi embrulhado em 25 mil metros2 de tecido azul e transformado em uma incrível instalação de arte. Christo primeiro sonhou com a ideia, há 60 anos, quando morava em um apê em Paris, e a instalação de US$ 16 milhões tem sido paga com as vendas dos seus desenhos.
It’s electrifying.
Terminando… pesquisadores projetaram sala com paredes que emitem campo magnético. Celulares e outros dispositivos carregam assim que você pisa lá.
Era uma casa muito engraçada.
Para terminar, a casa mais estreita de Boston foi vendida por um preço gordo de US$ 1,2 milhão.