“Falso, enganoso e ilusório.” – mulher processou a Kellog’s em US$ 5 milhões por encontrar poucos sucrilhos no sabor morango. Strawberry fields forever.
Desce, Sobe, Para,
Depois Joga na Minha Cara
A notícia.
Juros têm maior alta desde dezembro de 2002, antes de Lula assumir o Planalto.
Moendo os grãos.
Com o risco fiscal em alta, a galera do Banco Central se reuniu ontem para decidir sobre um possível aumento da taxa básica de juros (a chamada Selic*) para tentar conter a inflação. Não deu outra. Pela sexta vez seguida, o Banco Central aumentou os juros, que agora estão em 7,75%. O novo aumento anulou todas as reduções no governo Bolsonaro e voltou a taxa básica ao patamar de 4 anos atrás.
Detalhe.
Ao invés de um aumentinho de 0,25% ou 0,50%, como é feito normalmente, o Banco Central subiu logo a taxa Selic em 1,5 ponto percentual. Um aumento desse tamanho não era visto desde o final do governo FHC. Ui.
*A Selic é uma das ferramentas do BC para controlar inflação, mas também interfere no crescimento do país, já que juros mais altos significam empréstimos mais caros.
(Des)união Europeia
A notícia.
O Supremo europeu multou a Polônia em um milhão de euros por dia.
Moendo os grãos.
A disputa entre Bruxelas, sede da União Europeia, e Varsóvia, capital polonesa, não para de esquentar e ganhou os capítulos mais tensos até agora. Ontem o Tribunal de Justiça da União Europeia – que zela para que os direitos europeus sejam respeitados da mesma forma em todos os países do bloco – garantiu sinal verde para que a Comissão Europeia aplique sanções contra a Polônia.
De castigo.
Em julho, ao se posicionar contra a polêmica reforma do Judiciário na Polônia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que “os sistemas judiciários da União Europeia devem ser independentes e justos” e pediu sanções contra o país. Dias atrás, a alemã Angela Merkel também mandou um recadinho à Polônia, que está enfurecida.
PiSa Menos.
O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki, do partido ultradireitista PiS, afirmou que a Europa ignora a Constituição polonesa e que que este tipo de “chantagem” pode levar à terceira guerra mundial. A Polônia segue o mesmo caminho da Hungria, de Viktor Orban, que também já aparelhou o sistema Judiciário, e foi colocado de castigo pela União Europeia anos atrás.
Tax me if you can.
Os democratas vêm se preparando para entrar em acordo sobre o pacote de gastos do presidente Joe Biden – e junto com isso vem um novo plano para taxar bilionários. Quem não está nada feliz com a reforma tributária é Elon Musk, o homem mais rico da história, que nessa semana passou a valer mais que a petroleira ExxonMobile. Em tempo, de acordo com a ONU, 2% da fortuna de Musk poderia dar jeito no problema da fome no mundo.
Ma ti amo, ti amo.
Por 154 a 131, Senado da Itália enterrou ontem uma lei que enfim criminalizaria a homofobia no país. O casamento entre pessoas do mesmo sexo até já é realidade desde 2016 para os italianos, mas medidas – já adotada nos principais vizinhos europeus – para punir crimes motivados exclusivamente pela orientação sexual da vítima não avançam no país. Em junho, o próprio Vaticano pediu à Itália que não aprovasse a tal lei.
La dolce vita.
O que é melhor do que um casarão italiano do século 16 na Roma central? Um casarão italiano do século 16 na Roma central com o único mural conhecido de Caravaggio. A joia será leiloada em janeiro com lance inicial de 471 milhões de euros.
Who let the Shibas out?
Terminando… criptomoedas Shiba Inu.
Um Rolex não se nega a ninguém.
Para terminar, a generosidade de Keanu Reeves.