“Ninguém sabe, mas é à prova de balas.” – Lady Gaga revelou ter usado o modelinho na posse de Joe Biden. I’m bulletproof, nothing to lose. Fire away, fire away.
Eu Tenho os Meus Desejos e
Planos Secretos
A notícia.
Por 6 a 1, o Supremo já formou maioria para suspender ‘orçamento secreto’ de Bolsonaro.
Moendo os grãos.
O tal orçamento paralelo, tecnicamente ‘emendas do relator’, nada mais é do que um mecanismo aditivado pelo presidente da Câmara, o ‘centrão’, e Bolsonaro para manusear partes do Orçamento longe de fiscalização. Ontem a mais alta corte do país decidiu que a prática é inconstitucional. “Cooptação de apoio político com emendas põe em risco a democracia,” afirmou Cármen Lúcia em seu voto.
Não me empurra que eu já tô na beira.
Tentando não fazer doideira. É através dessa dinheirama negociada por debaixo dos panos que Bolsonaro garante apoio no Congresso. Em 11 meses, foram gastos R$ 16 bilhões em emendas secretas. Qual o destino? Quem se beneficia? Nomes? Valores? Ninguém sabe de nada. O esquema que essencialmente se trata de um novo ‘mensalão’ foi revelado pelo Estadão em maio e batizado de ‘tratoraço’.
É cor de rosa choque.
A pedido de partidos como PSB e PSOL, a juíza suprema Rosa Weber suspendeu na semana passada o orçamento secreto e decidiu que a Constituição exige que dinheiro público seja gasto com… transparência; cinco colegas seguiram o voto de Weber. Agora se sabe que milhões foram destinados disfarçadamente a prefeitos que são pais, irmãos e amigos da cúpula do Congresso em suas zonas eleitorais.
Pisco SOUR
A notícia.
O Chile iniciou impeachment do presidente.
Moendo os grãos.
Por 78 a 67, a Câmara dos Deputados chilena abriu processo de impeachment contra o presidente Sebastian Piñera. A decisão segue agora para o Senado, onde são necessários 2/3 dos votos para afastar Piñera que então seria julgado pelos senadores – muito parecido com o processo de impeachment no Brasil. Os Pandora Papers* revelaram irregularidades do presidente ao vender uma empresa de mineração e foram o estopim da crise que pode derrubá-lo.
*Série de documentos confidenciais sobre manobras financeiras suspeitas dos super ricos em paraísos fiscais.
Libera geral. Então libera.
Os deputados brasileiros votaram ontem pela segunda e última vez a mudança na Constituição que libera o governo de pagar os chamados ‘precatórios’ – aquelas dívidas já transitadas e julgadas que tem de ser pagas a quem pediu indenização à União. Com ainda mais votos – 323 a 172 –, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que abre caminho para novos gastos foi aprovada e segue para o Senado, onde enfrentará mais resistência. Na primeira votação na Câmara, o governo liberou R$ 1,2 bilhão do orçamento secreto.
Nada bielo.
A situação na fronteira da Polônia com a Bielorrússia tá bem tensa. Milhares de imigrantes tentam entrar na Polônia a partir da Bielorrússia, acusada de orquestrar propositalmente o surto. De acordo com os europeus, o ditador bielorrusso Alexander Lukashenko tem prometido falsamente aos imigrantes no país que será fácil entrar na União Europeia. A Bielorrússia enfrenta sanções europeias desde o ano passado, após Lukashenko sequestrar um avião.
Pra você eu digo sim.
Malala Yousafzai se casou. Em uma pequena cerimônia no Reino Unido, a ativista paquistanesa, de 24 anos, ganhadora do Nobel da Paz, se casou com um empresário britânico.
Party animals.
Terminando… oito camelos e uma lhama tiveram uma noite e tanto curtindo Madrid. O circo de onde os animais fugiram culpam ativistas pela fuga.
Muita calma nessa hora.
Para terminar, Adele lançou música nova – em comercial da Amazon.