“Até 2100.” – Nintendo promete desenhar um novo console antes do final do século. Pelo menos, a gigante japonesa não anda prometendo demais e entregando de menos. Playin’ video games.
Long Live The Emperor
A notícia.
Xi Jinping se torna o líder mais poderoso da China desde Mao Tsé-Tung.
Moendo os grãos.
Chegou ao fim ontem uma das principais reuniões do Partido Comunista da China (PCC), a Sexta Plenária, que é uma das sete sessões convocados a cada mandato de cinco anos pelo Comitê Central, o principal e mais importante órgão dentro do partido. Teoricamente, 205 membros do comitê se reúnem para tomar importantes decisões. Na prática, está tudo nas mãos de alguns líderes.
Eu tenho a força.
O presidente Xi Jinping, que se prepara para o terceiro mandato em 2022 após mudar a regras em benefício próprio – o que não deixou toda a elite política chinesa contente – liderou os trabalhos da Sexta Plenária. A sessão que durou dias e terminou ontem foi extremamente importante por que produziu uma resolução histórica – apenas a terceira em 100 anos de partido.
O que diz o documento?
Após a primeira resolução escrita sob Mao Zedong, que liderou os comunistas ao poder em 1949, e a segunda resolução dos anos 1980, sob Deng Xiaoping, que encabeçou as reformas econômicas que transformaram a China na potência que é hoje, a resolução sob Xi diz que o presidente levou o país a atingir “tremenda transformação e prosperidade” e estabelece Xi Jinping como núcleo central do partido, do Exército, dos grupos étnicos e da “nova era do socialismo chinês”.
Some Like It Hot
A notícia.
Chega ao fim a COP26.
Moendo os grãos.
Após 12 dias de discussões, painéis, negociações, e diversas decisões que prometem moldar o futuro do planeta – para o bem ou para o mal –, termina hoje a superconferência climática da ONU sediada em Glasgow, Escócia. Ontem em seu discurso derradeiro, o anfitrião António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que as promessas até agora “estão longe de serem suficientes.”
O que foi acordado nos últimos dias?
- 100 líderes mundiais prometeram acabar com o desmatamento até 2030.
- Países decidiram cortar emissão de gás metano em 30% até 2030.
- Trinta países e seis montadoras prometeram parar de vender carros à combustão até 2045.
- China e EUA concordaram em “elevar a ambição” e cortar as emissões de gases do efeito estufa ainda nessa década.
Under the sea.
Em 2015, os países decidiram na COP21 que não deixariam o mundo esquentar mais de 1,5 grau Celsius em comparação à temperatura média da Terra antes de Revolução Industrial (1780-1830). Projeções, no entanto, indicam, que o planeta já esquentará 2,7 graus Celsius até o final do século. Em tempo, sem reduzir CO2, o avanço do mar deve eliminar 50 cidades do mundo – sete delas no Brasil.
A esperança é a última que morre.
Mas ainda podemos ter um ‘gran finale’, se for anunciado hoje as bases de um acordo global sobre o mercado de carbono. Fontes diplomáticas já dão como certo que entendimentos preliminares serão adotados hoje para dar início ao esperado mercado de carbono – um mecanismo que permitira comprar e vender créditos excedentes da redução de emissões de gás carbono.
Abacateiro, acateremos teu ato.
Tem sido dias difíceis para os puristas que defendem que apenas escritores devem ser nomeados para a Academia Brasileira de Letras. Após a entrada da atriz Fernanda Montenegro na semana passada, ontem o cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil foi eleito para a ABL. Ao se tornar o mais novo ‘imortal’, Gil afirmou que sua eleição demonstra que a instituição fundada por Machado de Assis em está “mais pop”.
Acredite se quiser.
O governo reduziu mil normas trabalhistas para menos de 15. O decreto que inclui a flexibilização do vale-alimentação foi publicado ontem. Enquanto isso, no Palácio do Planalto: “Bom dia a todos, menos para primeira-dama, por que eu já dei um ‘bom dia’ muito especial para ela hoje. Acredite se quiser,” foi este o início do discurso do presidente ontem em evento do programa Comida No Prato.
Diva.
Uma das principais jornalistas e colunistas de política do país, Cristiana Lobo, morreu em SP, aos 63 anos, em decorrência de um câncer que afeta medula óssea; uma pneumonia agravou o quadro. Considerada doce, generosa, elegante e ótima profissional por colegas e telespectadores, ela começou cobrindo a cena política em Goiás, onde nasceu, e já estava em Brasília desde a redemocratização. Contratada pelo Jornal “O Globo” em 1979, Cristiana Lobo estreou com a GloboNews em 1997 à frente de clássicos como ‘Fatos & Versões’. RIP.
Te amo, espanhola.
Ícone da culinária espanhola, a paella, foi protegida como patrimônio cultural pelo governo de Valência, onde o prato se originou. Em um documento de oito páginas, o governo valenciano indica que a mistura de proteínas, verduras, e carboidratos, “fazem da paella um dos pratos mais equilibrados da gastronomia”.
I’m not a girl, not yet a woman.
Quase terminando… nova audiência em Los Angeles deve restaurar hoje a independência de Britney Spears, após 14 anos de tutela legal sob o pai. Free Britney.
Stop telephoning me!
Terminando, não ligue. Não mande mensagem. Chefes que insistirem em fazê-lo após horário de expediente serão penalizados em Portugal.
Put a ring on it.
Para terminar, ressaca: existe antigo anel de ametista para previní-la. Bom, é o que arqueólogos acreditam ter encontrado em vinícola bizantina.