“Abelhas abutres.” – cientistas estão surpresos com abelhas carnívoras que trocaram o pólen por carne apodrecida. Let it bee?
BEIJO DA MORTE
A notícia.
Começa hoje maior julgamento da história do Rio Grande do Sul: o julgamento da Boate Kiss.
Moendo os grãos.
Poucos incêndios no Brasil tiveram a magnitude, a gravidade e o impacto social da tragédia na Boate Kiss que devastou a cidade gaúcha de Santa Maria em 2013. Foram 242 mortos – quase todos muito jovens –, mais de 600 feridos – muitos com sequelas pelo resto da vida –, 332 PMs trabalhando durante semanas ao lado de voluntários no resgate. Após quase 9 anos, tudo começa a ser revivido hoje.
Os réus.
A Justiça gaúcha julgará quatro homens envolvidos na tragédia. Eles respondem por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de morte) de 242 pessoas, além de 636 tentativas de homicídio:
- Elissandro Callegaro Spohr, sócio da Boate Kiss.
- Mauro Londero Hoffmann, o segundo sócio da Kiss.
- Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira.
- Luciano Bonilha Leão, produtor de palco da banda.
Os depoimentos.
Ao longo do julgamento, serão ouvidos 14 sobreviventes e outras 20 testemunhas. São cinco testemunhas do Ministério Público (de acusação); cinco da defesa do sócio Elissandro, cinco de Mauro e cinco do cantor Marcelo. O produtor Luciano perdeu o prazo para indicar testemunha de defesa. O engenheiro que projetou reforma acústica na boate e o prefeito de Santa Maria são alguns que irão depor.
O julgamento.
Deve durar 15 dias e hoje serão sorteados os sete jurados, a partir de um grupo de 150 nomes possíveis, que irão compor o júri. Um dos pontos polêmicos é justamente o júri. De acordo com a legislação, apenas crimes dolosos (quando há intenção) são submetidos a júri popular. O próprio Tribunal de Justiça do RS entendeu que o caso não iria a júri, mas voltou atrás após recurso especial do MP. São 200 funcionários do tribunal envolvidos no julgamento.
Eu Tenho os Meus Desejos
e Planos Secretos
A notícia.
Por 34 a 32, senadores ‘legalizaram’ o orçamento secreto de Bolsonaro.
Moendo os grãos.
Câmara dos Deputados e Senado aprovaram algumas regras para gerir o chamado orçamento paralelo, tecnicamente ‘emendas do relator’, que nada mais é do que um mecanismo aditivado pelo presidente da Câmara, o ‘centrão’, e Bolsonaro para manusear partes do Orçamento longe de fiscalização. Valores? Qual o destino? Quem se beneficia? Ninguém sabe de nada.
Bom.
Foi aprovado um cálculo para limitar as tais emendas – teto que hoje representaria R$ 17 bilhões. Mas desafiando o Supremo, os parlamentares deixaram uma brecha para manter em sigilo quem utiliza os recursos.
Because Why Not
A notícia.
Merkel escolheu música punk para cerimônia de despedida.
Moendo os grãos.
Os alemães estão meio confusos tentando entender se de fato conhecem a mulher que governou o país por 16 anos, desde que ela escolheu a canção de punk rock “Du hast den Farbfilm vergessen” (Você esqueceu o filme em cores), de Nina Hagen, como uma das faixas da trilha sonora da tradicional despedida militar que acontece quando um chanceler deixa o cargo.
O meu eu lírico.
O novo chanceler Olaf Scholz toma posse na próxima semana, e amanhã Angela Merkel ganhará sua festinha no Ministério da Defesa. Como de praxe, ela escolheu três canções para a bandinha militar. Mas diferentemente dos antecessores, que optaram por clássicos de Frank Sinatra e Beethoven, Merkel chamou atenção pelo punkzinho.
Solta o som.
Na sua playlist, teremos “Santo Deus, prezamos seu nome”, um hino cristão popular do século 18; “Deveria chover rosas vermelhas”, da cantora e atriz Hildegard Knef; e a surpresinha punk, gravada em 1974 na Alemanha Oriental (onde Merkel nasceu) num estilo mais pop, até Nina Hagen cruzar a Cortina de Ferro e mergulhar na cultura underground de Londres, se tornando uma das figuras punks mais famosas da Alemanha Ocidental nos anos 1980. Spaß!
All I want for Christmas is… Omicron to go away.
A Ômicron chegou ao Brasil. A Anvisa confirmou ontem os dois primeiros casos da variante no país: um casal que pousou em Guarulhos com testes PCR negativos, mas testaram positivo em exames feitos depois. Há ainda outros três casos suspeitos. O governador João Doria agora já não sabe se suspenderá o uso de máscaras em locais abertos – o que estava programado para o dia 11. Em tempo, 230 brasileiros estão presos na África do Sul sem ter como voltar para casa, em meio à suspensão dos voos.
Eu voltei, aqui é meu lugar.
Dito, desfeito e feito. Bolsonaro se filiou ontem ao nono partido de sua trajetória política, selando assim a volta ao chamado ‘centrão’. O presidente concorrerá à reeleição pelo PL, de Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão. Ministros e o filho Flávio também se filiaram ao PL. Falando em Flávio, a Segunda Turma do Supremo anulou, por 3 a 1, as provas contra o senador no esquema das ‘rachadinhas’.
I’m in Miami bitch.
Super adiada e super esperada, a Art Basel, que também rola na Suíça e Hong Kong, enfim retornou a Miami Beach – ontem e hoje apenas para convidados VIPs e amanhã para geral. A “mais importante feira de arte moderna e contemporânea,” de acordo com ARTnews, trará centenas de galerias, showcases, arte digital (eu ouvi NFT?), feiras paralelas, jantarzinhos e festinhas organizadas por celebrities. Em tempo, a cena cultural e artística de Miami vem bombando: diversos museus estão prestes a abrir por lá.
Bros.
Um dos principais apresentadores da CNN, Chris Cuomo, foi afastado da emissora, após documentos mostrarem que ele auxiliou na defesa do irmão, o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, que passou a ser julgado por assédio sexual.
Llévame en tu bicicleta.
Terminando… parlamentar neozelandesa pedalou até o hospital. Ah, ela estava em trabalho de parto.
Matthew, we got a problem.
Para terminar, Matthew McConaughey desistiu de salvar o Texas.