“Como me acharam?” – Google Street View ajudou a prender um dos gângsters mais procurados da Itália há mais de 20 anos. Spotted.
Ciranda, Cirandinha
Vamos Todos Vacinar
A notícia.
Menino indígena é primeira criança vacinada contra covid. Hoje começa vacinação do público-alvo em geral.
Moendo os grãos.
Após adiamentos mil, inéditas consultas públicas, e desinformação por parte do presidente, começou de forma simbólica na sexta-feira a vacinação para o público infantil. Davi Seremramiwe, uma criança de 8 anos com deficiência motora, da etnia Xavante, foi o primeiro brasileirinho na faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina contra a Covid-19. Inicialmente serão vacinadas crianças com comorbidades.
Saúde é o que interessa.
A aplicação ocorreu em São Paulo, onde o governador Joao Doria, que é pré-candidato tucano à presidência, acompanhou a cerimônia simbólica. Já o presidente Bolsonaro é contra a vacinação infantil (ou qualquer outro tipo como já ficou evidente) e mesmo com aprovação da Anvisa adiou o início da campanha de vacinação nacional. Apenas a Pfizer tem autorização para ser aplicada nas crianças de 5 a 11 anos.
NoVax DjoCovid
A notícia.
Deportado da Austrália, tenista número 1 do mundo não defenderá seu título no primeiro Slam do ano.
Moendo os grãos.
Os quatro mais importantes torneios do tênis, os Grand Slams, são Wimbledon, Roland Garros, U.S. Open e Australian Open, cujo maior vencedor é o sérvio Novak Djokovic. Bom este ano, a maior estrela do Aberto da Austrália não participará, já que foi obrigado a deixar o país ontem após um tribunal com três juízes manter a decisão do Ministério de Imigração de revogar o visto do tenista antivacina que teria inclusive mentido nos formulários sobre já ter contraído covid.
Déjà vu.
No sábado, autoridades de imigração australiana voltaram a deter Djokovic, que foi obrigado a ficar novamente preso em seu hotel, enquanto aguardava a segunda batalha judicial que rolou ontem. O ministro de imigração chegou a afirmar que o tenista não vacinado é um risco para ordem e a saúde pública, pois a sua presença incentiva os negacionistas e o sentimento antivacina.
Para além da novela Djokovic.
Veja outras histórias para acompanhar no torneio que começa hoje.
Saindo da Austrália.
Mas ainda sobre covid: cientistas poloneses descobriram um gene que dobra o risco de complicações sérias por conta da covid.
Capitol Hill Is Alive
(With the Sound of Sedition)
A notícia.
Investigação da invasão ao Capitólio dos EUA atingiu o capítulo mais tenso – até agora.
Moendo os grãos.
Procuradores indiciaram, pela primeira vez desde o início da investigação, cidadãos americanos por “conspiração sediciosa” – a tentativa de derrubar por meio de força o governo legítimo dos EUA. O ex-paraquedista militar formado em direito por Yale, Stewart Rhodes, 56 anos, que é líder do Oath Keepers – um dos principais grupos ultradireitistas dos EUA (fundado em 2009 após a eleição de Obama) –, foi preso pelo FBI junto com outros 10 membros da milícia.
This is America.
Em meio a 700 processos criminais já em andamento, eles são os primeiros presos sob a gravíssima acusação de sedição (pena de 20 anos). De acordo com procuradores federais, os ‘Oath Keepers’, sob ordens de Rhodes, invadiram o Congresso vestindo trajes militares à procura da presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi.
From Russia, with love.
Em meio à derrocada das conversas diplomáticas na semana passada, os EUA afirmam que a Rússia já posicionou sabotadores na Ucrânia para criar falso pretexto para iniciar uma guerra. O presidente russo tem constantemente propagandeado a provável invasão do país vizinho como ato de defesa para salvaguardar a Rússia. De acordo com a CIA, os infiltrados devem agir até meados de fevereiro criando o cenário necessário para Vladimir Putin considerar ‘inevitável’ a invasão militar da Ucrânia.
Let’s get the party canceled.
O encontro anual da elite mundial que reúne presidentes, premiês, bilionários e estrelas para debater como andam as coisas no planeta Terra deveria começar hoje nos Alpes Suíços, mas novamente o Fórum Econômico de Davos foi cancelado por causa da pandemia. O que vai rolar nessa semana é um encontro virtual entre líderes mundiais, o Agenda Davos, cujo assunto principal será a mudança climática.
Dinheiro na mão.
Em ano eleitoral, Bolsonaro entregou ainda mais poder ao ‘Centrão’. Novo decreto do presidente garante ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente do PP*, a última palavra em gastos e questões orçamentárias que antes diziam respeito ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Falando em eleições, Bolsonaro voltou a atacar a credibilidade do processo eleitoral brasileiro e afirmou – sem provas – ter vencido as eleições de 2018 no primeiro turno. Acreditou?
*Na época da Lava Jato, o partido foi o que mais teve integrantes investigados.
Meu passado me condena.
Rei da Holanda, Willem-Alexander, decidiu aposentar sua histórica carruagem dourada que traz imagens de negros escravizados ajoelhados entregando coisinhas como cacau e cana-de-açúcar a mestres brancos. Na Holanda, assim como em outras democracias europeias, o debate sobre o passado colonial e escravocrata ressurgiu na esteira do movimento Black Lives Matter e protestos antirracistas nos EUA.
Say my name.
Terminando… cirurgião britânico perdeu registro médico e está proibido de operar após encravar iniciais no fígado de dois pacientes.
I call the shots.
Para terminar, Mark Wahlberg é a mais nova celebridade a entrar no business da tequila.