“Esta é uma notícia que não gostamos de compartilhar. “ – impostos passarão a ser cobrados no metaverso. Sim, nem mesmo lá, é possível escapar do Leão.
Gimme Shelter
A notícia.
A Rússia capturou a primeira cidade de peso na Ucrânia.
Moendo os grãos.
No sétimo dia de guerra, as forças russas tomaram a cidade Kherson com cerca de 300 mil habitantes no sul da Ucrânia, próximo ao Mar Negro. “Não há mais o exército ucraniano aqui,” afirmou o prefeito de Kherson. Os russos também intensificaram o cerco à Kiev e aumentaram os ataques contra alvos civis. Uma imensa coluna militar de 60 km de tanques e caminhões foi montada pelos russos acima de Kiev.
Roleta russa.
Ataques russo tem sido registrados em hospitais, escolas e infraestrutura essencial em cidades no sul e leste da Ucrânia. Comida e água estão bastante escassas em Kharkiv, segunda maior cidade do país.
O jeito é dar uma fugidinha.
Em meio à tensão, o número de refugiados chegou a 1 milhão. A grande maioria tem chegado a países da União Europeia, mas cerca de 15 mil estão abrigados nos metrôs subterrâneos de Kiev.
Enquanto isso.
Atletas da Rússia e Bielorrússia foram proibidos de participar das Paralimpíadas de inverno que começam nessa semana.
De Comediante a Herói Nacional
Quem é Zelenskyy?
Há três anos, ele interpretava um presidente em uma popular série de comédia da TV ucraniana, agora ele é de fato o presidente da Ucrânia – e o mais novo inimigo número 1 da Rússia. Volodymyr Zelenskyy lidera o seu país durante uma invasão russa sem precedentes que já é considerada o maior confronto em solo europeu desde a 2a Guerra Mundial.
Presidente eleito.
De pais judaicos, e fluente no russo, o atual líder ucraniano de 44 anos era um humorista na TV, que decidiu mudar de carreira e concorrer ao mais alto cargo da República, em 2019, ao se vender como o ‘anti-político’, prometendo acabar com a corrupção que assola o país há 30 anos desde a independência. Ele venceu o 2o turno das eleições presidenciais com 73% dos votos.
Símbolo da resistência.
Subestimado até por seus apoiadores, o ex-ator, satirista político, e noviço político é o líder em tempos de guerra que ninguém imaginava. Ainda assim, com as suas vídeomensagens e ao bater o pé para continuar em Kiev (os EUA ofereceram-se para retirá-lo da Ucrânia, ao que respondeu: “quero munição, não carona”), Zelenskyy é um comunicador nato, o que lhe permite brilhar em tempos de crise, e suas frases serão lembradas por muito tempo, entrarão para a História.
É barril.
Em meio à guerra na Ucrânia, o preço do barril de petróleo bateu a marca de US$ 112. Os EUA e outras potências mundiais decidiram disponibilizar 60 milhões de barris das reservas para apaziguar a cotação recorde do petróleo. Ainda que as sanções não afetem diretamente o setor de gás e óleo, a Rússia diminuirá suas exportações de petróleo dramaticamente.
This is America.
Donald Trump foi parte de uma “conspiração criminosa” e violou dezenas de leis federais ao tentar derrubar as eleições presidenciais de 2020, afirma o relatório do Congresso dos EUA sobre os ataques ao Capitólio do dia 6 de janeiro.
No escuro.
Terminando… Warner Brothers suspendeu a estreia de “The Batman” na Rússia.
Multiuso.
Para terminar, Uber lançou nova função que permite reservar restaurantes e comprar ingressos no app.