“Os melhores ingredientes botânicos.” – Elizabeth II lançou o próprio detergente para louças e ele tem cheirinho de ‘passeios costeiros’, whatever that means.
Manda Quem Pode,
Obedece Quem Tem Juízo
A notícia.
Ucrânia recusou rendição de Mariupol.
Moendo os grãos.
A Rússia acusou o presidente ucraniano de “má vontade” nas negociações por paz, após a sua recusa em entregar a cidade portuária que é estratégica para as ambições russas. Vladimir Putin havia exigido que os soldados ucranianos se rendessem para então abrir corredores humanitários para evacuação. Isso não aconteceu e milhares de civis continuam presos em Mariupol sem comida, água ou eletricidade – e sob intenso bombardeio.
Em tempo.
O vice-comandante da Frota do Mar Negro da Rússia, Andrei Paly, morreu em combate em Mariupol. Ele é um dos diversos militares russos de alta patente que já morreram na guerra.
Star Wars
A pergunta.
Como fica a Estação Espacial Internacional (ISS) com a guerra?
Moendo os grãos.
Considerado um belo exemplo da cooperação harmônica entre nações, o projeto colaborativo criado em 1998 em parceria com 15 países e cinco agências espaciais enfrenta agora a maior crise entre os seus dois principais sócios, os EUA e a Rússia. A principal autoridade espacial russa – que é conhecido pela boca grande no Twitter – já deu a entender que tudo pode desmoronar.
Roleta russa.
De acordo com ele, por causa das sanções contra a Rússia, Moscou poderia simplesmente abandonar a ISS e deixá-la colidir contra a Terra. Mas calma lá, é tudo um pouquinho mais complicado. Ainda que o Kremlin desistisse de participar da estação multinacional e chegasse ao ponto de desconectar os seus módulos espaciais, os outros países ainda poderiam mantê-la com tempo, suor e mais dinheiro.
Além do mais.
Com guerra ou sem guerra, a Rússia tem incentivos suficientes para continuar operando a estação e não faria sentido pular fora agora. Bom, de qualquer forma, os EUA também já planejam um futuro pós-ISS: estações espaciais comerciais.
Making HERstory.
Começaram as sabatinas no Senado dos EUA da indicada por Joe Biden ao Supremo, a juíza Kentaji Brown Jackson, primeira mulher negra nomeada em toda a história dos EUA. Ontem, em meio às declarações iniciais, a juíza prometeu defender a democracia e o direito ao voto dos americanos; hoje os senadores lhe farão perguntas. Se confirmada – o que deve acontecer –, a sua presença não alterará a atual composição da corte de 6 conservadores e 3 progressistas.
Crash.
Um Boeing 737 da empresa China Eastern Airlines caiu em região montanhosa ao sul da China com 132 passageiros – o primeiro grande acidente aéreo no país em mais de 10 anos. O modelo é um dos mais populares no mundo para voos curtos e médios, e acidentes com ele são raros, mas outra versão deste mesmo modelo, o 737 Max, foi suspenso mundo afora após dois acidentes fatais.
Eu só penso em você.
Bolsonaro, em eternos atritos com Hamilton Mourão, indicou que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, será seu novo vice; o ex-militar é bastante alinhado com o presidente e já endossou teorias conspiratórias sobre urnas eletrônicas. Já Guilherme Boulos (Psol) desistiu de disputar o governo de São Paulo e tentará a Câmara; o campo progressista vem preparando-se para tentar eleger não apenas Lula, mas um Congresso mais alinhado ao ex-presidente.
Honório Gurgel forever.
Quase terminando… primeira brasileira a bater o top 20 do Spotify Global, Anitta quebrou o próprio recorde com o top 10 e já é a 6a mais ouvida da plataforma com “Envolver”. Sim, três recordes em três dias.
I knew you were trouble.
Para terminar, NYU já tem matéria todinha sobre Taylor Swift.