espressouse 01

 

“Responsabilidade sagrada.” – por iniciativa da tribo Yurok, condores retornarão aos céus da Califórnia pela primeira vez em um século. California, here we come.


espressonacional 01

 

O Tempo Rodou Num Instante

 

A notícia.

Horrores da ditadura voltam à agenda do Senado, que investigará áudios do Superior Tribunal Militar (STM).

 

 

Moendo os grãos.

Cerca de 10 mil horas de registros gravados de sessões secretas do STM estão no centro do projeto do advogado criminalista Fernando Fernandes e do historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trechos do material inédito compilado pelos pesquisadores foram revelados em primeira mão pela jornalista Miriam Leitão e agora serão investigados pelo Senado.

 

 

Meu passado me condena.

A comissão de Direitos Humanos do Senado pediu acesso aos áudios que jogam luz sobre a tortura praticada por agentes do Estado durante a ditadura brasileira (1964-1985). Políticos e membros aposentados do Supremo apontaram a importância das gravações que comprovam o reconhecimento de tortura, incluindo o caso narrado de uma vítima que abortou após choques no órgão genital.

 

 

Do, ré, militar.

“Esses ministros (do STM) se sentiam muito confortáveis. Tem falas muito pesadas, grotescas, piadas com as vítimas de tortura,” afirma o historiador Carlos Fico. Já o vice-presidente Hamilton Mourão reagiu ontem com ironia ao ser questionado: “Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, declarou, rindo, o general na chegada ao Palácio do Planalto.


espressoimportado 01

 

Grande Muralha da China

 

A notícia.

China admitiu as primeiras mortes por covid em Xangai.

 

 

Moendo os grãos.

Na maior cidade chinesa, que abriga mais de 26 milhões de pessoas, um lockdown está rolando há três semanas – e as tensões estão subindo. Ontem a China registrou as primeiras mortes por Covid-19 desde que o centro financeiro entrou em quarentena total no fim do mês passado. São três chineses entre 89 e 91 anos que não estavam vacinados. Agora, toda a cidade fará nova testagem em massa.

 

 

Made in China.

O país tem uma política de tolerância zero com a covid e as testagens, além das quarentenas e lockdowns, são rotineiras. Detalhe: as mortes nesta segunda também representam a primeira vez que autoridades chinesas admitem oficialmente fatalidades relacionadas à covid em todo o país desde março de 2020. O fato é que as pessoas estão cada vez mais frustradas e exaustas com a eterna política anti-covid e uma cena raríssima tem sido vista em Xangai: protestos contra o governo.


espressoshots 01

 

Shots Roleta russa.

Completamente cercada desde o dia 1o de março, a estratégica cidade portuária de Mariupol está devastada, hospitais, escolas, teatros estão destruídos, mas as últimas tropas ucranianas se negam a se render. Ontem acabou o prazo que Moscou deu para que a Ucrânia entregasse Mariupol de uma vez por todas. Já em Lviv, próxima à Polônia, virtualmente fora da rota dos bombardeios da Rússia, as primeiras mortes foram registradas ontem: sete civis morreram.

 

 

Shots Set Sweden on fire.

Onda de protestos na Suécia contra os planos de um grupo de extrema-direita de queimar cópias do Alcorão já deixou mais de 40 feridos. Na tentativa de se cacifar para eleições de setembro, o líder do grupo Hard Line, o político Rasmus Paludan, iniciou um “tour” por cidades suecas com grandes comunidades muçulmanas. Já nos EUA, o conspiracionista Alex Jones declarou falência de seu popular site de extrema-direita, o Infowars, e entrou com pedido de bancarrota.

 

 

Shots Mentira tem pernas longas.

Paralisada desde 2020, a CPI das Fake News foi enfim enterrada no Congresso. Aberta inicialmente para investigar crimes digitais, financiamento de um esquema que visa a “quebra da normalidade institucional e democrática,”, além de um suposto ‘gabinete do ódio’ no próprio Palácio para espalhar desinformação, a comissão foi finalizada em meio às eleições e à maioria governista.

Confira no Instagram do Espresso como identificar desinformação na web.

 

 

Shots Vento ventania.

Em 29 de março, pela primeira vez, a produção de energia eólica superou a produção de eletricidade gerada a partir do carvão e fontes nucleares nos EUA. A energia eólica já superou a energia nuclear e usinas termelétricas à base de carvão em dias separados antes, mas é a primeira vez na história que o vento supera ambos no mesmo dia, ficando em segunda lugar atrás apenas do gás natural.

 

 

Shots Judging art.

Terminando… você agora pode comprar um Picasso da coleção particular da falecida juíza suprema Ruth Bader Ginsburg.

 

 

Shots E meu cabelo solto de prancha.

Para terminar, Coachella fashion.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e temas de festas mais propícios pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma esplendorosa quinta-feira. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *