“Waltter Orthmann.” – gerente de vendas brasileiro entrou para o Guinness por trabalhar 84 anos na mesma empresa. Somethings never change?
Apaga A Fumaça do Revólver,
Da Pistola
A pergunta.
Onde estão os yanomami?
Moendo os grãos.
Ninguém sabe. Nos últimos anos, tiroteios, embates entre indígenas e garimpeiros ilegais, violência, assassinatos avançaram intensamente na Terra Indígena de Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil. São mais de 20 mil garimpeiros ilegais na região, o garimpo já disputa área maior que a Bélgica, e já rolou da Polícia Federal – e o Exército – baixar por lá para averiguar conflitos.
Na semana passada.
O Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY) afirmou ter recebido a informação sobre uma menina de 12 anos estuprada e morta por garimpeiros na comunidade de Aracacá que abriga 25 indígenas e está rodeada de áreas de mineração clandestina – onde inclusive já foram construídos supermercados e postos de gasolina.
Bom.
Em meio à denuncia do Condisi-YY, órgão que tem como função fiscalizar os DSEIs*, uma comitiva com gente da PF, da Funai, e Ministério Público foi chamada à aldeia e soltou nota dizendo que foram colhidos depoimentos de indígenas, “mas não foram encontrados vestígios materiais dos crimes”. Após a visita das autoridades, o Condisi-YY soltou nova carta que abriu outra janela no caso.
*Espécie de braço do SUS focado em saúde indígena.
1, 2, 25 indiozinhos?
A carta afirma que ao chegar, “avistamos a comunidade em chamas sem a presença dos indígenas no local,” mas emenda dizendo que a queimada pode estar relacionada às tradições e costumes: “após a morte de um ente querido, a comunidade em que residia é queimada”. A Condisi-YY diz ainda que “alguns indígenas relataram que não poderiam falar, pois teriam recebido 5 gramas de ouro dos garimpeiros.” Após a carta, o ‘onde estão os yanomami’ viralizou.
São cerca de 27 mil habitantes dos povos Yanomami e ye’kwana espalhados por 331 aldeias no território de Yanomami, que ocupa partes do Amazonas e Roraima. Há garimpeiros por lá desde os anos 1980, mas a extração ilegal de forma predatória viveu um declínio a partir das demarcações de terras indígenas em 1992. Bolsonaro não é nada de fã dos povos e reservas indígenas.
Não Para Não… Aqui
A notícia.
Juros no Brasil voltam a subir e são os mais altos em cinco anos.
Moendo os grãos.
Pela 10a vez consecutiva, o Banco Central aumentou a taxa básica dos juros (chamada Selic). Ontem o aumento foi em 1 ponto percentual, passando de 11,75% para 12,75%, a maior taxa desde fevereiro de 2017. Desde março de 2021, a Selic já acumula alta de 10,75%.
- Ou seja, este é o mais forte ciclo de aperto monetário desde a criação do sistema de metas para inflação, em 1999.
A gente lembra.
A taxa básica de juros é a principal ferramenta do Banco Central para tentar controlar a inflação, já que aumentar os juros ajudam a esfriar consumo e investimentos.
Não Para Não… Lá
A notícia.
O Banco Central dos EUA, o Fed, fez o mais agressivo aumento de juros desde 2000.
Moendo os grãos.
Depois de elevar em março a taxa básica de juros (que estava perto de zero) pela primeira vez desde 2018, o Federal Reserve aumentou de uma só vez os juros em meio ponto percentual – algo que não era visto desde 2000. A taxa está agora numa faixa entre 0,75% e 1%, a mais alta taxa desde o início da pandemia. De acordo com o Fed, a pressão na cadeia de suprimentos tem alimentado a inflação no país – a mais alta em décadas.
Tá dominado.
As tropas russas enfim invadiram a mega fábrica de aço Azvostal que até ontem era o único bastião de resistência ucraniana na cidade de Mariupol. Apesar de Vladimir Putin já ter declarado que a cidade estava sob domínio russo desde a semana passada, milhares de militares e civis continuam dentro da siderúrgica. O presidente da Ucrânia pediu ajuda da ONU para salvar as pessoas pressas em Azvostal.
Na moral.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu processo contra Eduardo Bolsonaro (PL) por ter debochado da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura militar. O conselho também abriu processo contra Kim Kataguiri (União Brasil) por dizer que Alemanha errou ao criminalizar nazismo. Já o deputado Daniel Silveira (PTB) se negou a receber a intimação judicial do Supremo de recolocar tornozeleira – ele disse estar cumprindo o “decreto do presidente”.
Take the stand.
Terminando… Amber Heard X Johnny Depp: ontem foi a vez dela falar sobre o ex-marido.
Coisas de bilionários.
Para terminar, Sicília conta com Elon Musk para comprar um famoso penhasco siciliano, because why not.