“Trazem molho sabor picanha .” – McDonald’s explicou ao Procon a razão de seu McPicanha não possuir a proteína. McPicanha sem picanha: a cara do Brasil!
Zóio de Lula
A notícia.
Ex-presidente Lula teve garantias processuais e direitos políticos violados, concluiu a ONU.
Moendo os grãos.
De acordo com o Comitê de Direitos Humanos da ONU, o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro, e procuradores da extinta Lava Jato foram parciais na condução das investigações contra o ex-presidente do Brasil. A ONU cita grampos ilegais ao advogado de Lula, impedimento do petista para disputar as eleições de 2018, além da divulgação de escutas ilegais da então presidente Dilma em conversa com Lula.
Squid game.
Segundo a decisão, o Brasil – ou seja, o governo Bolsonaro – tem 180 dias para apresentar às Nações Unidas as medidas tomadas para reparar os danos causados pela Lava Jato a Lula, como a violação dos direitos políticos. O cumprimento é considerado obrigatório, já que somos signatários do Pacto de Direitos Civis e Políticos, mas, na prática, não há como obrigar o governo a nada.
Morou?
Ex-ministro da Justiça e ex-candidato à presidência, Sergio Moro rebateu o relatório em que foi considerado parcial e afirmou: “Lula nunca foi perseguido pela Justiça”. Moro lembrou que a conclusão do comitê da ONU “reproduz decisão do Supremo” – que votou pela sua suspeição no ano passado – e volta a incorrer em “profundo erro judiciário”.
War Dolphins
A notícia.
Rússia lançou mísseis sobre Kiev bem na hora da visita do secretário-geral da ONU.
Moendo os grãos.
Bombas e mísseis russos atingiram a capital ucraniana durante a presença do atual chefe das Nações Unidas, o português Antonio Guterres, que se disse chocado e abalado com os bombardeios em plena visita diplomática. Em Kiev, ele visitou locais onde a Rússia é acusada de “crimes de guerra”, e discursou ao lado do presidente da Ucrânia. Moscou nega quaisquer crimes de guerra.
Em tempo.
Imagens de satélite revelam que a Rússia tem usado golfinhos treinados para proteger a entrada de um importante porto no Mar Negro.
It’s Good To Be
Back Black at Space
A pergunta.
Moendo os grãos.
Aos 33 anos, a geóloga americana, e ex-jogadora de rugby, é a primeira mulher negra em missão de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS). Nascida em Maryland, ela pós-graduou na University of California com estudo sobre deslizamentos de terra em Marte, e após trabalhar como estagiária no Centro de Pesquisa Ames, no Vale do Silício, foi selecionada em 2017 como candidata a astronauta da NASA, iniciando seu treinamento de dois anos.
Que país é esse?
Após o presidente da República volta a ameaçar as eleições – sugerindo agora contagem paralela de votos pelos militares –, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o da Câmara, Arthur Lira (PP), soltaram notas separadas defendendo a legitimidade do processo eleitoral: Já o Supremo formou maioria para derrubar três decretos de políticas ambientais do governo Bolsonaro. Se o Planalto acatará a ordem do Judiciário é outra questão.
Ensaio sobre a cegueira.
Os EUA concluíram ontem que o ataque ao jornalista russo Dmitry Muratov, editor do Novaya Gazeta e vencedor do Nobel da Paz, foi orquestrado pelo próprio Kremlin. Muratov foi atacado em uma viagem de trem no início do mês com uma mistura de tinta vermelha e acetona que queimou os seus olhos.
Waka waka.
Um dos países mais pobres do mundo, a República Centro-Africana, adotou o Bitcoin como moeda oficial. Apesar de extremament pobre, o país e rico em diamantes, ouro e uranio. Ex-colônia francesa, e atualmente importante aliado russo, a República Centro-Africana utiliza o franco e a mudança é vista como maneira de enfraquecer a influência francesa na região, em meio à disputa com a Rússia. Para especialistas, as criptomoedas facilitam a lavagem de dinheiro.
Wine not?
Terminando… startup em Cingapura criou novo tipo de vinho a partir da água residual usada para fazer tofu. O Sachi tem 6% de álcool.
Floating.
Para terminar, primeira cidade flutuante do mundo foi revelada na ONU. ‘Oceanix Busan’ será na Coreia do Sul.