“US$ 1,3 milhão.” – uísque escocês Macallan, esquecido por 30 anos em destilaria, quebrou o recorde de mais caro já vendido em leilão. Call me old fashioned.
Não Sou Diabo Nem Santo, Sou Exu
A notícia.
Pela primeira vez, Grande Rio é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.
Moendo os grãos.
Há quase 30 anos no Grupo Especial, e após já ter batido por 4 vezes na trave, a escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conquistou o primeiro título – com enredo sobre o orixá Exu, erroneamente confundido com o demônio devido ao processo de racismo religioso histórico. De forma corajosa, ousada e criativa, a escola se propôs à desconstruir estereótipos, desmistificando a divindade através de cores vibrantes, lixo transformado em arte e muito samba.
A Libertação de Exu.
O retorno à Marquês de Sapucaí após dois anos de pandemia foi marcado pelo referencial afro-brasileiro, o que não é novidade, já que o samba é herança de cultura afrodescendente, mas há tempos não se via tantos sambas-enredos reverenciando a ancestralidade negra e a luta antirracista. Das 12 escolas do Grupo Especial, 8 falaram de orixás e personalidades negras. Laróyè, Exu!
Em SP.
A Mancha Verde levou o bicampeonato falando sobre a importância da água.
Por Isso Não Provoque
A notícia.
O presidente tem 10 dias para explicar perdão a Daniel Silveira.
Moendo os grãos.
Rosa Weber estipulou 10 dias para que Bolsonaro se manifeste sobre a graça concedida ao deputado condenado pela Corte na semana passada – antes mesmo do trânsito em julgado. Ela é a relatora sorteada para as quatro ações abertas pelos partidos Rede, Cidadania, PDT e Psol no Supremo questionando o decreto de Bolsonaro. Já Lula, calado até agora, falou sobre o indulto, mas não quis entrar fundo na questão, afirmou apenas que Bolsonaro foi “estúpido”.
Enquanto isso.
Daniel Silveira apareceu ontem no Congresso sem a tornozeleira – e foi intimado a explicar em até 48 horas por que a tornozeleira está descarregada desde a Páscoa. Sua defesa afirma que ele é “um homem livre”. Há controvérsias.
Gaslighting
A notícia.
A Rússia cortará hoje o gás para Polônia e Bulgária.
Moendo os grãos.
Em contra-ataque dramático que eleva a temperatura da guerra, a Gazprom, gigante russa energética, desligará o gás nos dois países. Isso depois de Moscou decidir que nações “não amigáveis” devem pagar em rublos. Ambos os país se recusam, alegando quebra de contrato. Quase metade do gás polonês e 90% do gás da Bulgária vem da Rússia, mas os governos afirmam que já vinham diversificando suas fontes e se preparando caso a Rússia cortasse o fornecimento.
Na Alemanha.
Autoridades dos EUA e de mais 40 países se reuniram em base aérea alemã para jurar defender a Ucrânia juntos com o envio de armamento pesado. A própria Alemanha, que se negava a ceder artilharia mais pesada, deu uma virada brusca em sua estratégia e decidiu enviar inclusive tanques para Kiev.
Corta aqui.
A estátua símbolo da amizade entre Ucrânia e Rússia foi derrubada ontem em Kiev após pedido do prefeito da capital: “Rússia destruiu a paz na Europa.”
Pecking duck & covid test.
Os mercados se assustaram e as bolsas caíram após a capital chinesa iniciar a testagem em massa de mais de 20 milhões de habitantes. Em meio ao aumento dos casos de Covid-19, moradores em Pequim tem estocado alimentos temendo um lockdown ao estilo da metrópole Xangai. Já são dezenas de cidades chinesa em quarentena ou lockdown parcial por causa do surto de Ômicron no país.
Forgive me, father.
Em meio à discussão sobre o inédito perdão presidencial de Bolsonaro, o presidente americano Joe Biden concedeu ontem seus primeiros indultos de clemência. Ele perdoou o ex-agente secreto Abraham Bolden, de 86 anos, condenado em 1964 por suborno ao tentar vender um arquivo confidencial da Casa Branca. Biden ainda encurtou a pena de 75 condenados por crimes não violentos como posse de drogas.
RIP.
Terminando… morreu a pessoa mais velha do mundo. A japonesa Kane Tanaka havia nascido em 3 de janeiro de 1903.
A total eclipse on Mars.
Para terminar, este incrível eclipse solar em Marte capturado em vídeo pela sonda Perseverance.