“TobyKeith.” – é o chihuahua de 21 anos nascido na Flórida que quebrou recorde de cão mais velho do mundo. I count my time in dog years.
Tá Calor, Tá Calor
A notícia.
As críticas de Luís Roberto Barroso a militares aprofundam crise entre Supremo e governo.
Moendo os grãos.
O Ministério da Defesa classificou como “ofensa grave” o comentário do juiz supremo Barroso de que as Forças Armadas “estão sendo orientadas a atacar e desacreditar” o processo eleitoral. Por videoconferência no Brazil Summit Europe, evento organizado por universidade na Alemanha, ele afirmou – sem mencionar Bolsonaro – que há um esforço para levar o Exército para o “varejo da política”.
Barroso até elogiou as Forças.
Mas relatou o esforço de politizá-las, lembrando a inédita demissão por Bolsonaro dos três comandantes (Exército, Aeronáutica, Marinha) e ainda o desfile de tanques (“intimidatório”). O ministro da Defesa não gostou nada e soltou uma nota endossada por Bolsonaro e generais. O timing de Barroso foi considerado péssimo dentro do próprio Supremo.
Enquanto isso.
Bolsonaro iniciou a semana com nova motociata e cavalgada. Ele aproveitou para reafirmar que o perdão a Daniel Silveira será cumprido e sugeriu ignorar o Supremo sobre os indígenas. Simples assim.
Muskverse Is Here
A notícia.
O homem mais rico do mundo conseguiu o que queria: o Twitter agora é dele.
Moendo os grãos.
Após semanas de muito drama, uma das mais importantes plataformas de mídia social do planeta fechou acordo ontem para ser adquirida por Elon Musk. A compra de US$ 44 bilhões colocará o dono da Tesla à frente de uma empresa com 217 milhões de usuários e papel fundamental na hora de moldar a agenda política e midiática em ambos os lados do Oceano Atlântico.
I just can’t wait to be king.
Musk já deixou claro que o Twitter será revisado e transformado em outra coisa sob sua liderança – principalmente no que diz respeito à moderação de conteúdo e combate a fake news. Ele se classifica como um “absolutista da liberdade de expressão” e já comparou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a Hitler por causa de restrições contra Covid-19.
Lembrando.
- No início do mês, Musk comprou quase 10% da plataforma, tornando-se o principal acionista da empresa.
- O Twitter então ofereceu ao bilionário um lugar no board de diretores, o que foi recusado por Musk que resolveu… comprar tudinho.
- De início, o board não gostou nada da ideia e acionou um mecanismo conhecido como ‘pílula do veneno’ para tentar barrar a compra.
- Ontem, pelo visto, o conselho mudou de ideia e aceitou a venda total para Musk.
No Brasil.
O TSE espera que a aquisição não afete os acordos contra fake news nas eleições. Nas redes sociais, bolsonaristas celebraram a compra de Musk: “fim da censura e esquerda em pânico.”
Masters of war.
A Guerra na Ucrânia completou 60 dias. São ao menos dois mil civis ucranianos mortos, de acordo com a ONU. Ontem Joe Biden nomeou a embaixadora dos EUA na Ucrânia – a chefia da embaixada está vazia desde 2019 quando Trump retirou o então embaixador por conta da crise com o presidente ucraniano. Além da nova embaixadora, a Casa Branca informou que a embaixada será reativada. Em meio aos anúncios – e à visita do secretário de Estado americano em Kiev –, mísseis russos acertaram cinco estações ferroviárias.
Now you’re in New York.
O ex-presidente Trump foi condenado ontem por um juiz de Nova York a pagar multa de US$ 10 mil diariamente enquanto não cumprir a decisão judicial de prestar depoimento no processo que investiga transações financeiras da Organização Trump. A procuradora-geral de Nova York queria que Donald Trump e os filhos prestassem depoimento, mas o ex-presidente dos EUA ignorou a intimação.
Abaixa que é tiro.
A arma do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, disparou acidentalmente no aeroporto de Brasília quando ele se encontrava no balcão do check-in. Uma funcionária da Gol foi atingida por estilhaços do disparo e o ex-ministro foi levado para sala da PF. Ele falou sobre o disparo e foi liberado.
Obama out.
Terminando… Obama deixará o Spotify e procurará outra plataforma para o seu podcast.
Blank space.
Para terminar, cientistas nomearam nova espécie de inseto em homenagem a Taylor Swift.