“Ficamos surpresos.” – maioria dos sites já consegue ver o que você digita muito antes de você apertar ‘enviar’. Big websites are watching.
Tudo É Energia
A notícia.
Apenas três ministros seguem no cargo desde a eleição de Bolsonaro – o último a cair foi o ministro de Minas e Energia.
Moendo os grãos.
A demissão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pegou de surpresa o alto escalão da Petrobras e inclusive boa parte do governo. Em meio ao ano eleitoral e à alta da gasolina, muito se especula que a mudança no Ministério de Minas e Energia tenha a ver com a política de preço da Petrobras, mas a coisa parece ser ainda mais de olho no futuro.
Adolfinho.
O novo ministro Adolfo Sachsida é considerado um bolsonarista raiz e está no governo desde o início. Enquanto Bolsonaro troca presidente de Petrobras, ministro de Energia e finge estar de mãos atadas, não podendo fazer nada sobre o preço da gasolina (a não ser reclamar nas redes sociais), a troca no comando do ministério já é um movimento de olho na sua reeleição.
Como assim?
O ex-ministro era contra projeto de R$ 100 bilhões que prevê a construção de gasodutos pelo país. O projeto é um queridinho do centrão e beneficiaria empresário Carlos Suarez, que agora pode contar com Sachsida.
Take Me As I Am
A notícia.
Finlândia anunciou hoje que entrará para a aliança militar do Atlântico Norte – a Otan.
Moendo os grãos.
É uma mudança inimaginável para um país que nunca foi alinhado militarmente e que sempre preferiu a neutralidade, e é consequência direta da Guerra de Vladimir Putin, que usou a aliança militar EUA-Europa como um dos pretextos para invadir a Ucrânia. A vontade da Ucrânia de entrar para a Otan, por exemplo, circula há anos, mas nunca nem chegou perto das vias formais de fato, já a Finlândia disse que formalizará seu pedido para se tornar membro “nos próximos dias”.
Rowing back Roe.
Por 51 a 49*, o projeto de lei que codificaria o direito ao aborto, transformando-o em lei foi derrotado ontem no Senado dos EUA. Em meio ao prenúncio de que o Supremo derrube o histórico caso de Roe vs. Wade (que legalizou o aborto em 1973), os senadores democratas tentaram passar a nova legislação e mobilizar a população americana. Todos os republicanos (juntamente com um democrata conservador) votaram contra, uma amostra do quão polarizado estão os EUA.
*Eram necessários 60 votos a favor.
RIP.
A morte da jornalista palestina Shireen Abu Akleh, uma das principais repórteres da Al Jazeera, pelo Exército israelense vem causando comoção no Oriente Médio e no mundo. A repórter de 53 anos que tinha nacionalidade americana, foi morta a tiros a queima roupa enquanto trabalhava com capacete e o colete à prova de balas marcando “imprensa”. Em meio à nova onda de ataques entre Israel e palestinos, o primeiro-ministro israelense negou que ela tenha sido morta por Israel; EUA e Europa cobraram investigação independente.
Lágrimas de jacaré.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro destruiu ontem o memorial aos 28 mortos do massacre do Jacarezinho – a mais violenta ação policial de toda a história do Rio (em maio de 2021). A homenagem feita pelos moradores e movimentos socais continha placas de todas as vítimas (incluindo de um policial) , mas foi levada ao chão por um caveirão (carro blindado policia) e marretadas dos próprios policiais.
Curry feelings.
Terminando… estrela de Bollywood foi nomeada a primeira embaixadora indiana da Louis Vuitton.
Tudo azul.
Para terminar, o esperadíssimo trailer do novo Avatar.