“Assim que o avião pousou.” – passageiro em Chicago abriu porta de emergência e deu uma andadinha pela asa. Another day, another basic airport life story.
Companheiros & Companheiras
A notícia.
PT lançou oficialmente a chapa Lula-Alckmin.
Moendo os grãos.
Em discurso de 47 minutos, o ex-presidente enfim anunciou que está de volta e quer a presidência do Brasil novamente. “Mais do que um ato político, essa é uma conclamação. Aos homens e mulheres de todas as gerações, todas as classes, religiões, raças e regiões do país. Para reconquistar a democracia e recuperar a soberania”, afirmou o petista que busca uma frente ampla para além da esquerda.
Colcha de retalhos.
O vice na chapa, Geraldo Alckmin, ex-tucano agora no PSB, é um dos claros exemplos da nova estratégia de Lula, que em 2018, ao ser preso pelo ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro, enclausurou-se na esquerda raiz. Agora o ex-presidente quer todos com ele. O evento de lançamento mostrou isso: de progressistas a petroleiros, ambientalistas, passando por sociais-democratas, ex-tucanos, psolistas.
Alckmin, diagnosticado com covid, apareceu por videoconferência e mostrou que já está em casa. Disse que fará de tudo para eleger Lula, pois o que está em jogo é a democracia, e acenou às mulheres – grupo que promete ser o fiel da balança nas eleições – através de uma saudação a ex-presidente Dilma, de quem ele foi favorável ao impeachment. Mágoas passadas.
Ele não.
Ficou claro que o candidato a derrotar é um só: o atual presidente. Não tem terceira via, e Lula convidou a todos da chamada ‘3a via’ para se juntar a ele. Falou de racismo, direitos trabalhistas, meio ambiente, cultura, salário mínimo, Paulo Freire. Agora, oficialmente candidato, chegou o mais difícil: construir de fato um programa de governo, definir o tom, e vencer a eleição.
I’m King Bongobong
A notícia.
O filho do ex-ditador das Filipinas deve ser eleito hoje presidente do país.
Moendo os grãos.
O ditador que governou as Filipinas de 1965 a 1986 foi o herói mais condecorado da Segunda Guerra Mundial. Sob sua liderança, o Exército filipino se tornou o mais poderoso da Ásia. Tem mais: sua família é dona de vastas reservas de ouro e ele promete usá-las para melhorar a vida população. Mentira. Tudo mentira, pura fake news. Mas são as afirmações que bombam nas mídias sociais por lá.
Essa família é muito unida.
O ditador Ferdinand Marco deixou o poder há 36 anos, forçado por uma revolução popular, que levou milhões às ruas, obrigando a família presidencial a fugir do país de helicóptero. Hoje, 68 milhões de filipinos vão às urnas e a família Marco deve voltar ao poder. As pesquisas indicam que o filho do ditador, Ferdinand ‘Bongbong’ Marco Jr, será eleito presidente, pondo fim a oitos anos do polêmico Rodrigo Duterte.
Ainda na Ásia.
Em Hong Kong, o único candidato a concorrer, John Lee, ex-chefe de segurança pró-Pequim que coibiu protestos anti-China, foi eleito o novo líder da província.
Give me the green light.
Partido Conservador de Boris Johnson perdeu as eleições locais no Reino Unido, mas o Partido Trabalhista tampouco venceu. Ficou tudo embolado.
Mas o mais significativo:
- Pela primeira vez em 100 anos, um partido nacionalista pró-unificação da Irlanda venceu as eleições legislativas na Irlanda do Norte, uma das quatro nações que compõe o Reino Unido*, mas que muito irlandês acha que deveria ser parte da República da Irlanda, o país vizinho. Ainda na Europa, Macron assumiu o novo mandato falando em “renascimento democrático” e prometendo defender a Ucrânia.
*Inglaterra, Escócia, Gales, Irlanda do Norte.
I call the (vodka) shots.
Hoje é um dia especial na Rússia, é Dia da Vitória, quando os russos celebram a vitória sobre os nazistas em 1945, sempre marcado com uma parada militar. Nesse ano, em meio à guerra na Ucrânia, Putin preparou um grandioso ‘show apocalíptico’ quando será exibido o avião ‘apocalíptico II-80, que seria usado em uma guerra nuclear. Há ainda chances de que ele oficialmente declare guerra à Ucrânia – pois é, apesar da guerra, Moscou nunca declarou guerra.
Ouro preto.
Nos últimos três anos, a Petrobras redistribuiu R$ 447 bilhões ao governo federal. Na quinta-feira, a gigante anunciou um lucro recorde de R$ 445 bilhões no primeiro trimestre – a petroleira que mais lucrou em todo o mundo. O valor transferido pela estatal à União veio através de royalties, impostos e a título de dividendos.
I’m in Miami, bitch.
Terminando… pela primeira vez, os carros Fórmula-1 correram em Miami; veja a estreia do GP de Miami.
Gucci gang.
Para terminar, Gucci aceitará criptomoedas para as comprinhas, algo inédito no mercado do luxo.