“Leite azedo com características terrosas.”
– fabricante de queijo na Inglaterra foi processado em 9 mil euros por causa de odor ofensivo. Say cheese.
Xeque-Mate
A notícia.
Hoje tem eleição para vice-presidência da Câmara dos Deputados.
Moendo os grãos.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), convocou para hoje novas eleições para a vice-presidência e ainda outros dois cargos da Mesa Diretora. O argumento usado para destituir Marcelo Ramos (PSD) é “mudança de legenda partidária”, já que ele trocou o PL, de Waldemar Costa Neto, pelo PSD no mês passado – mas o fato é que Ramos é antigo opositor de Bolsonaro, que entrou no PL. A pedido de Bolsonaro, Costa Neto pediu a Lira para derrubar Ramos.
Ainda na Câmara.
O projeto de lei que altera o valor do principal imposto estadual, o ICMS*, que é cobrado sobre a gasolina, deve ser votado hoje após adiamentos e discussões.
*Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
O Cortiço
A notícia.
Mais de 20 pessoas foram mortas em favela do Rio após operação policial.
Moendo os grãos.
Ação policial na Vila Cruzeiro, uma das 13 favelas que compõe o Complexo da Penha, zona norte do Rio, deixou moradores mortos. A PM afirma que o objetivo era capturar bandidos escondidos e culpou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela migração de novos criminosos no Rio em decorrência da decisão que limitou operações desse tipo nas favelas ao longo da pandemia.
- Não há dados que corroborem a tentativa da PM de relacionar Supremo com suposto aumento de criminosos no Rio. Mas há números que mostram diminuição de 34% na letalidade policial desde então.
REPEAT
A notícia.
Ao menos 18 crianças foram mortas em escola no Texas após novo massacre americano.
Moendo os grãos.
Atirador de 18 anos abriu fogo em uma escola, a Robb Elementary School, em Uvalde, Texas, matou 21 pessoas, incluindo professores e dezenas de crianças – o atirador, que era aluno de escola vizinha e vestia uma armadura, também morreu. Este é o tiroteio mais letal de 2022 e acontece apenas 10 dias após o tiroteio de Buffalo, NY, até ontem a carnificina por arma de fogo mais letal do ano.
America, we got a problem.
A matança no Texas remete ao horror das várias tragédias passadas nos EUA como o tiroteio em Columbine High School, 1999, e Parkland na Flórida, em 2018. Mas há ainda mais paralelos entre o horror de ontem e o massacre de Sandy Hook, há quase 10 anos, em 14 de dezembro de 2012, quando um rapaz de 20 anos matou 20 crianças em Connecticut.
- A polícia investiga se o atirador no Texas teria matado a própria avó antes de partir rumo à escola. O assassino da Sandy Hook Elementary School matou a mãe antes de seguir para a escola.
American horror story.
A gun culture nos EUA, muito por causa da interpretação da Constituição que garante porte de arma e do lobby da NRA (Rifle Association) – um dos mais poderosos –, criam um problema unicamente americano: a toda hora uma nova chacina escolar.
Quarteto fantástico.
Os líderes dos EUA, Índia, Japão e Austrália – o grupo Quad Squad surgido em 2018 – se reuniu em Tóquio. Enquanto Joe Biden visitava a capital japonesa, aviões nucleares chineses e russos voaram sobre o Mar do Japão. Fun. Falando na Rússia, Moscou deve instalar base militar em Kherson, a primeira cidade ucraniana capturada logo no início.
- E no primeiro julgamento de crimes de guerra desde o início da invasão da Ucrânia, um soldado russo foi condenado em Kiev.
Do, ré, militar.
Militares planejam manter o poder até 2035 e acabar com a gratuidade do SUS até 2025, é o que revela o Projeto de Nação, Brasil em 2035, que traça cenário futuro do bolsonarismo. Lançado em evento com a presença do vice Hamilton Mourão, o documento de 93 páginas foi elaborado pelos Institutos Villa Bôas, o Sagres e o Federalista e teve o projeto coordenado pelo ex-presidente da ONG Terrorismo Nunca Mais (Ternuma), que foi fundada por Brilhante Ustra.
Des-Moro-lizado?
A Justiça do DF aceitou o processo movido pelo comitê de campanha presidencial de Lua contra o ex-juiz, ex-ministro e ex-presidenciável Sérgio Moro que se tornou réu na ação por danos ao Erário em meio a eventuais ilegalidades cometidas na Lava Jato.
It’s cryptomatch.
Terminando… Proo
Olive pampas.
Para terminar, este azeite gaúcho, eleito o melhor do Hemisfério Sul.