“Aparentemente meu filho sabe usar aplicativo pra delivery.”
– criança de dois anos pediu 31 cheeseburguers usando aplicativo no celular da mãe. I’m loving it.
Não Quero Luxo, Nem Lixo
A notícia.
Farra com caminhões de lixo é novo esquema de corrupção no governo Bolsonaro.
Moendo os grãos.
A multiplicação de caminhões coletores de lixo é algo nunca visto antes no Brasil – e a suspeita de sobrepreço chega a R$ 109 milhões. Sim, todos querem ter o lixo recolhido em frente de casa, mas a compra e distribuição de caminhões virou a lógica da política pública de ponta-cabeça: são veículos idênticos comprados por preços diferentes em intervalo de apenas um mês, cidades que precisam de um e recebem três, e cidades que simplesmente não recebem nada.
- A cidade alagoana comandada pelo pai do presidente da Câmara Arthur Lira (PP) agora tem frota com capacidade de coleta 4,6 vezes maior do que produção local de lixo; a vizinha Maribondo não tem nenhum.
O Muskverso É Aqui
A notícia.
Bolsonaro encontrou Elon Musk em SP e afirmou que homem mais rico do mundo é o “mito da liberdade”.
Moendo os grãos.
Em busca de negócios, Elon Musk esteve por aqui – no hotel fazenda do Fasano em SP – para lançar seu projeto de conectar 119 mil escolas na região amazônica pela Starlink, um braço da SpaceX que produz satélites mais em conta. Mas quem deu um pulinho no encontro de Musk com empresários foi o presidente do Brasil, que levou diversos ministros, incluindo o de Comunicação.
Go, go Noah Rangers.
Casado com Patrícia Abravanel, o ministro de Comunicação, Fábio Farias, disse que Musk chegava ao Brasil para “saber a verdade sobre a Amazônia,” pois artistas “só mostram o dark side”. Já a filha de Silvio Santos, que é esposa do ministro, ficou deslumbrada com a presença do bilionário que, de acordo com ela, é o Noé dos nossos tempos: louco, visionário”
- Já Ciro Nogueira, o ministro-chefe de Bolsonaro, postou uma foto de Bolsonaro e Musk como Power Rangers. Para bolsonaristas, o encontro com Musk rende votos entre os mais jovens.
Entre megazords e metaversos.
Bom, em meio aos poderosos fãs brasileiros, Musk anunciou em parceria com o governo um programa já em funcionamento no Brasil: é o Wifi Brasil, operado pela Viasat e Telebras, lançado em 2017 para conectar regiões remotas da Amazônia. Por limitações da lei eleitoral, Musk só pode de fato fechar negócio com o atual governo, se Bolsonaro for reeleito.
Monkeypox
A notícia.
O mundo nem saiu direito da pandemia, e já tem outro vírus assustando diversos países – mas calma.
Moendo os grãos.
Na semana passada, os EUA confirmaram o primeiro caso de varíola do macaco, uma doença que acontece tipicamente em animais silvestres, mas que ocasionalmente infecta pessoas nas florestas da África Central e Ocidental. Nas últimas semanas, casos na Europa vêm crescendo. Quinta passada, Alemanha também registrou o primeiro caso – justamente um brasileiro.
O vírus, que causa erupções na pele semelhantes à catapora, não é bom de disseminação. E vacinas já existentes podem proteger àqueles em maior risco.
Enquanto isso.
Hepatite infantil misteriosa: o mundo investiga cerca de 450 casos de crianças, cujo fígado se tornou severamente inflamado. No Brasil, são 47 casos. Autoridades sanitárias ao redor do mundo não sabem dizer o porquê. Adenovírus é investigado como causa, assim como correlações com a covid.
Gaslighting.
A Rússia baniu mais 936 americanos de entrar no país, incluindo Biden e Kamala Harris – mas não Trump. E depois de Bulgária e Polônia, Moscou suspendeu o fornecimento de gás para a Finlândia, que se recusa a pagar pelo gás em rublos – e, coincidência ou não, Estocolmo entrou com pedido formal para ser membro da Otan. Já o presidente de Portugal, António Costa, se encontrou no sábado com o presidente ucraniano e prometeu apoio de 250 milhões de euros.
Sushi & sake.
Na primeira viagem à Ásia como presidente dos EUA, Joe Biden falou de segurança, China e Ucrânia em Seoul, capital sul-coreana, onde também visitou a Samsung. Ontem ele chegou a Tóquio. No Japão, Biden se encontra não só com o primeiro-ministro japonês, mas também com os líderes de Austrália e Índia. Há risco da Coreia do Norte utilizar a visita para testar mísseis balísticos, because why not.
Goodbye, mate.
Australianos deram fim ao reinado de quase uma década do primeiro-ministro conservador Scott Morrison e sua coalizão de centro-direita. A oposição de centro-esquerda liderada pelo Partido Trabalhista de Anthony Albanese governará a Austrália apenas pela quarta vez desde a 2a Guerra Mundial. No entanto, Albanese não conseguiu cadeiras suficientes no Parlamento e precisará de verdes e liberais para formar maioria.
Everybody hates Johnny.
Crise sem precedentes tomou conta do PSDB e hoje João Doria se encontra com a cúpula tucana. A questão é que apesar da vitória nas prévias, as lideranças tucanas simplesmente não querem Doria presidente. Nos últimos dias, ele levou um belo puxão de tapete e foi traído inclusive por aliados como o atual governador de SP, seu então vice até a renúncia. Nos bastidores, PSDB e MDB já escolheram senadora Simone Tebet no lugar de Doria – que não pensa em desistir.
Reduce, reuse, recycle.
Terminando… novo design da Coca-Cola tenta assegurar que os britânicos reciclem toda a garrafinha, incluindo a tampa.
No meu carro envenenado.
Para terminar, o carro mais caro a História. Por US$ 142 milhões, Mercedes dobrou recorde da Ferrari.