“Passo histórico.”
– Canadá vai banir fabricação e uso de plástico até 2025. Life in plastic, not so fantastic.
Daqui Eu Não Saio,
Daqui Ninguém Me tira
A notícia.
Depois do Ministério da Defesa, Ministério da Justiça se junta ao presidente em sua cruzada golpista.
Moendo os grãos.
Assim como quem não quer nada, o Ministério da Justiça, a quem a Polícia Federal está subordinada, informou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que a PF fiscalizará as urnas e deverá utilizar “programas próprios” de vistoria e supervisionamento. A PF sempre esteve ao lado da Justiça Eleitoral garantindo assistência ao processo eleitoral – mas nunca realizou inspeção paralela.
De grão em grão.
Em 2018, quando concorreu à presidência da República, Bolsonaro afirmou sem provas ter vencido no primeiro turno. Desde então, as alegações de fraude, os ataques às urnas, e a deslegitimização do processo eleitoral crescem ao passo que as eleições se aproximam. Mas o presidente não está sozinho, os ataques têm método e se mostram estratégicos.
Primeiro, a Defesa.
Em março do ano passado, na maior crise das Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica) desde 1977, todos os três chefes militares decidiram pedir demissão por não concordar com Bolsonaro, reafirmando que não seriam levadas a participar de nenhuma “aventura golpista”. A decisão inédita ocorreu após tensa reunião com o novo ministro da Defesa, general Braga Netto – que agora será o vice na chapa.
Agora eu já sei.
Desde a redemocratização, militares permaneceram em silêncio sobre urnas. Neste ano, sob Bolsonaro, o Exército passou a ter 88 dúvidas sobre eleição. Agora chegou a vez do Ministério da Justiça entrar em cena.
Peace in pieces.
O jornalista russo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz vendeu a sua medalha para ajudar refugiados ucranianos. Dmitry Muratov, editor-chefe do jornal independente Novaya Gazeta, vencedor do Nobel no ano passado, leiloou a medalha de ouro e conseguiu mais de US$ 100 milhões. As atividades do jornal estão suspensas desde que Putin proibiu qualquer veículo de se referir a guerra na Ucrânia como “guerra”.
- Lembrando: para não ser censurado é necessário utilizar a expressão “operação militar especial”.
Balanço geral.
Ao menos mil pessoas morreram após um fortíssimo terremoto de magnitude 6,1 hoje cedo no Afeganistão. O líder do Talibã informou que milhares de casa foram reduzidas a pó e o número de morto aumentará.
Criança não é mãe.
A juíza que impediu o aborto legal de uma criança estuprada em Santa Catarina deixou o caso. Mas de acordo com a própria juíza, não tem nada a ver com o próprio caso e teria sido uma promoção já decidida desde a semana passada. OAB disse que atuará na defesa da menina estuprada; a Justiça autorizou que ela sai do abrigo e volte para a sua mãe.
Change my name, change my name.
A filha trans de Elon Musk entrou com processo em tribunal da Califórnia para alterar o seu nome, Na ação, ela diz que não quer mais relação com o pai, nem tampouco ser associada a ele. Em tempo, o homem mais rico do mundo, que se diz um ‘absolutista da liberdade de expressão’, demitiu funcionários da Tesla que o criticaram em carta aberta.
My love don’t cost a thing.
Terminando… Jennifer Lopez apresentou filhe usando pronomes neutros de gênero.
Que dera ser um peixe.
Para terminar, maior peixe de água doce já encontrado.