“Olhei para o lado, e vi o canguru na estrada.”
– canguru em Louisiana fugiu do zoológico com ajuda de um papagaio que abriu a jaula. I get by with a little help from my friends.
Não Me Convidaram
Pra Esta Festa Pobre
A notícia.
Partidos políticos esperam uma das campanhas eleitorais mais violentas da História.
Moendo os grãos.
Após a morte de um militante petista por um fanático bolsonarista, presidentes dos principais partidos, de direita à esquerda, como PSD, Cidadania e PSB, avaliam que eleição terá nível de violência jamais visto antes. Bolsonaro culpou ontem a esquerda pelo ocorrido e indagou: “o que eu tenho a ver com isso?”. Mourão minimizou: “acontece todo final de semana”. O PT quer a investigação do caso federalizada.
- Ou seja, que a PF e não a PM do Paraná apure o assassinato; mas a PGR (Procuradoria-Geral da República) não vê margem para tal.
Enquanto isso.
“Vamos juntos envolver o Brasil”: Anitta declarou voto em Lula e ex-presidente respondeu.
Eu Vou de Táxi?
A notícia.
Uber violou leis, ludibriou polícia e pressionou políticos em segredo, revelam documentos vazados.
Moendo os grãos.
Os Uber Papers – ou Uber Files – estão aqui. O Guardian conseguiu acesso a um megavazamento inédito com mais de 124 mil documentos confidenciais que revelam seguidas violações de leis em diferentes países, decisões antiéticas e práticas agressivas e obscuras da Uber, que pavimentou assim seu domínio global na época em que foi liderada pelo co-fundador Travis Kalanick, de 2013 a 2017.
Arquivo Uber.
Dentre memorandos, e-mails, apresentações, mensagens no WhatsApp e no iMessage, e documentações diversas, algumas das principais revelações são:
- Ethos mercenário: para forçar a entrada do Uber no mercado francês, Travis Kalanick, ao conversar com altos executivos sobre a greve de taxistas em Paris, revela sua estratégia: que os motoristas do aplicativo enfrentem e desafiem a greve com desobediência civil em massa. Informado de que o saldo seria violência, o então CEO afirma: “vale a pena. A violência garante o sucesso.”
- Kill switch (botão): mecanismo que a empresa usava para cortar de longe total acesso aos computadores e sistemas durante buscas policiais em seis países. Durante investigação em Amsterdam, por exemplo, o próprio Kalanick avisou: “aperta o kill switch urgentemente”.
- Influência política: a empresa pressionou vários políticos, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, quando ele era ministro da Economia, que aceitou reescrever leis francesas em benefício da empresa. Parlamento quer investigá-lo. Já Joe Biden mudou o seu discurso quando ainda era vice-presidente para enaltecer o Uber após telefonema.
Sakura, Sakura
A pergunta.
Quão rara é a violência armada no Japão?
Moendo os grãos.
O assassinato do primeiro-ministro japonês mais longevo da História, Shinzo Abe, deixou desnorteado o país que tem lei bastante rígida contra armas de fogo e baixíssima letalidade. A violência armada no Japão “é muito, muito rara,” afirma o professor de História japonesa na Universidade de Londres. Atos envolvendo armas de fogo normalmente estão relacionadas ao Yakuza, organização criminosa centenária que opera internacionalmente. De 10 atos de violência armada, no ano passado (sem contar suicídios e acidentes), 8 estavam ligados ao Yakuza.
De 2017 a 2021.
Número de mortes* não chegou a 5 anualmente: Confira no Insta do uma tabela comparativa.
*Descontados suicídios e acidentes por arma de fogo.
Médico anestesista foi preso em flagrante após estuprar paciente grávida durante parto em hospital na Baixada Fluminense (RJ). Giovanni Bezerra foi filmado por funcionários do Hospital da Mulher Heloneida Studart enquanto estuprava a paciente dopada que passava por cesárea. Não foi a primeira vez que o médico praticou o crime e colegas então resolveram filmar. Além da violência física, sexual e emocional, fica escancarada a violência médica e obstétrica.
- Em outra esfera criminal e sexual: a compra de Viagra pelas Forças Armadas foi superfaturada, afirma TCU (Tribunal de Contas da União).
Gigante pela própria natureza.
Mais de 200 mil vítimas brasileiras do desastre de Mariana (MG) serão ouvidas em tribunal britânico. A ação no valor de 5 bilhões de libras esterlinas é contra a mineradora anglo-australiana BHB, responsável pela barragem que se rompeu em 2015 em Mariana, o maior desastre ambiental da História do Brasil. Este será o processo judicial com maior número de litigantes da história jurídica inglesa.
Squid game.
Nova pesquisa eleitoral contratada pelo Banco BTG mostra queda de Lula e Bolsonaro. Ainda assim, o petista lidera com 41%, já o atual presidente marca 32% das intenções de voto. A variação está dentro da margem de erro. Ciro aparece com 9%, seguido por Simone Tebet que tem 4% e André Janones com 3%.
- Bolsonaro continua a atacar a lisura do processo democrático. Ele agora afirma que aceitará resultado da eleição… contanto que não seja a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Say Jamieee.
Terminando… a mais profunda foto já tirada do universo. É a primeira foto do novo telescópio James Webb que revolucionará como enxergamos o espaço.
Fashion war.
Para terminar, Dior processou Valentino em €100 mil – após desfile atrapalhar a entrada de sua loja em Roma.