“Não usar gravata.”
– é o plano do primeiro-ministro espanhol para economizar energia. Fashion os olhos para o gás russo.
Tô na Subida
A notícia.
Brasil tem a 3a maior taxa de juros do G20, as 20 principais economias do planeta.
Moendo os grãos.
O Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic) pela 12a vez seguida. Com a nova alta de 0,5 ponto percentual, ela está agora em 13,75%. A taxa de juros é a principal ferramenta do Banco Central para tentar segurar uma inflação alta, já que ajuda a esfriar a economia. No entanto, essa alquimia entre juros, inflação e atividade econômica é complexa, já que juros altos atrapalham o crescimento.
Bamboleio que faz gingar.
O aumento da inflação (e da taxa de juros) é uma tendência mundial, em meio à guerra na Europa e recuperação pós-covid. No Brasil, os preços e a política monetária do Banco Central são ainda influenciados juntamente pela nossa política econômica, o cenário eleitoral e nossos próprios problemas domésticos, claro.
O Tempo Não Para
A notícia.
A dois meses das eleições, presidente do Senado defendeu urnas eletrônicas.
Moendo os grãos.
Em tempos estranhos, dizer o óbvio vira notícia. Ontem o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional, discursou na volta dos trabalhos legislativos após recesso de duas semanas, e defendeu a lisura e legitimidade do processo eleitoral, além de prezar publicamente o juiz supremo Edson Fachin, ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
- “No dia 1o de janeiro de 2023, aqui estaremos, a dar posse ao presidente eleito pelas urnas eletrônicas do nosso país, seja qual for o eleito.”
We Are Still in Kansas
A pergunta.
O que acontece quando é a população quem decide sobre o direito ao aborto?
Moendo os grãos.
A resposta veio do Kansas no primeiro grande teste pós-Roe – desde que o direito de 50 anos ao aborto legal e seguro foi derrubado pelo Supremo dos EUA. No estado conservador do Kansas, 59% dos eleitores decidiram por proteger a legalidade do procedimento, o que aborta os planos da Assembleia Legislativa de derrubar a constitucionalidade que deixou de ser garantida em todo o país.
Kansas city lights.
O referendo aconteceu em meio às primárias para escolher os candidatos a governador do estado para as eleições de novembro, e contou com o maior comparecimento da história das primárias no Kansas. Mais de 900 mil habitantes foram às urnas votar. O mais surpreendente é que o Kansas é bastante republicano com agenda super conservadora.
- Os democratas não vencem uma eleição presidencial por lá desde 1964 e não vencem uma disputa ao Senado desde 1932.
Logo.
A vitória no Kansas encheu de esperança o Partido Democrata para as eleições legislativas de novembro e revitalizou o movimento pró-escolha.
Ainda sobre aborto nos EUA
Na Geórgia.
‘Crianças que ainda não nasceram’ agora possuem “reconhecimento legal e completo” igual ao de pessoas vivas. Ou seja, após seis semanas, fetos já podem ser colocados como dependentes no imposto de renda.
We are the world.
Após visita de Nancy Pelosi a Taiwan, China começou hoje operação militar próxima à ilha. Nos EUA, o Senado aprovou, por 95 a 1, a entrada da Finlândia e da Suécia na OTAN, a aliança militar EUA-Canadá-Europa. Os EUA são o 23o membro da aliança de 30 países a aprovar a adesão dos novos integrantes. Enquanto isso, a Rússia planeja intensificar o front de guerra no sul da Ucrânia, onde fica a Crimeia. Moscou, que já levou o Leste do país quase que por inteiro, agora mobiliza tropas perto da cidade de Kherson.
- Em tempo, sanções novinhas em folha foram anunciadas ontem pelos EUA e dessa vez miram a ginasta olímpica Alina Kabaeva, considerada a namorada do presidente russo.
Beijo da morte.
Por 2 a 1, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o julgamento dos quatro condenados pelo incêndio na Boate Kiss, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos na cidade gaúcha de Santa Maria em 2013. O Ministério Público criticou a anulação do julgamento e recorrerá, mas um novo júri deve ser marcado em breve.
No creo en brujas, pero…
Após 330 anos, a última bruxa de Salém enfim foi inocentada. Elizabeth Johnson Jr., única condenada de Salém que ainda não havia sido absolvida, foi acusada de bruxaria e condenada à morte em 1693, no ápice dos julgamentos, mas não chegou a ser executada. Os esforços para inocentá-la foram parte de um projeto de turma de uma professora, além de uma senadora estadual.
Faça o que eu digo,
não faça o que eu faço.
Terminando… o fundador da Ricardo Eletro resolveu virar ‘coach’ após deixar a empresa à beira da falência.
Ink master.
Para terminar, tatuagem que monitora a saúde. Cientistas sul-coreanos criaram tinta que revela os sinais vitais do corpo quando aplicada à pele.