“Atribuímos a questão ao aumento de competição.”
– Domino’s Pizza abandonou a Itália. Para surpresa de zero pessoas, a rede americana não conseguiu competir com as pizzas locais. Mamma mia.
É Hoje o Dia
A notícia.
Em reação à escalada golpista de Bolsonaro, atos simultâneos pró-democracia ocorrem em todo o país.
Moendo os grãos.
No aniversário de 195 anos da Faculdade de Direito da USP, os democratas entram em campo hoje, primeiramente com a leitura do manifesto articulado pela FIESP, às 9h30, e então o manifesto idealizado pela USP, às 11h30. A data é simbólica, já que foi hoje, em 1827, que D. Pedro 1º decretou a instalação dos cursos jurídicos no Brasil – até então, a elite fazia faculdade em Portugal, às vezes na França.
DEMO-cracia.
A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito” foi divulgada inicialmente no final de julho com 3 mil signatários, de professores da USP e empresários à FIESP (Federação das Indústrias de SP), juristas, e banqueiros. Todos os presidenciáveis assinaram o documento – exceto Bolsonaro, o primeiro presidente desde a ditadura a atacar sistematicamente as instituições.
Eu vejo o futuro repetir o passado.
O ato hoje é inspirado na carta de repúdio à ditadura militar, lida pelo jurista Gofredo da Silva Telles, em 1977. E o palco será o mesmo. O Largo de São Francisco. Diversos grupos se reunirão em diferentes pontos de São Paulo e farão passeata até o local da leitura. Além das passeatas, há manifestações marcadas em todos os 26 estádios e no DF. Estudantes de direito em faculdades por todo o país farão leitura simultânea.
- Após leitura dos manifestos, movimentos sindicais e populares farão passeata a partir do Masp.
Enquanto isso.
Deputados bolsonaristas lançaram frente da lealdade ao presidente. A presidente da Frente, Carla Zambelli falou sobre a importância da lealdade à Bolsonaro.
Make Maracutaia Great Again
A notícia.
Em meio a uma semana tumultuosa, Trump se recusou a responder centenas de perguntas em depoimento.
Moendo os grãos.
Dois dias depois de ter a sua residência de Mar-a-Lago na Flórida revistada pelo FBI, o ex-presidente Donald Trump simplesmente se negou a responder perguntas da Procuradoria de Nova York que investiga a Trump Organization e suspeitas de evasão fiscal. Trump nega qualquer irregularidade, mas procuradores afirmam ter “evidência significativa” de fraude.
Staying alive.
Após a Coreia do Norte um surto de ômicron na capital Pyongyang em maio, Kim Jong-un declarou “vitória” contra a Covid-19: “um milagre sem precedentes na História mundial da saúde,” afirmou a TV estatal. A Coreia do Norte sempre negou qualquer programa de vacinação da população, inclusive quando a vacina foi oferecida por outros países como a China.
Procura-$e.
O ex-chefe do Ministério Público, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o ex-procurador-chefe da força tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, foram condenados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a ressarcir os cofres públicos em R$ 2,8 milhões. De acordo com o TCU, valores de passagens e diárias foram utilizadas de forma ilegal.
Ace.
Serena Williams iniciou o seu tour de despedida após anúncio de que se aposentará depois do U.S. Open.
Tudo nosso.
Terminando… Dua Lipa se tornou embaixadora honorária de Kosovo. Por aqui, Anitta deixou conselho do Nubank e se tornou embaixadora global do banco.
Buraco.
Para terminar, cratera imensa no deserto do Chile não para de crescer e intriga cientistas.