“Muito tonto para conseguir falar.”
– britânico quebrou recorde de mais pubs visitados em menos de 24 horas; foram 67 estabelecimentos em 17 horas. No time for sobriety.
Um Estranho No Ninho
A notícia.
Sem explicitar o nome de Lula, ex-presidente FHC lista bandeiras ligadas ao petista e pede “voto pró-democracia”.
Moendo os grãos.
Aos 91 anos, o tucano afirmou que não possui mais a energia para debates políticos, mas deixou claro em uma nota intitulada “Voto Pró-Democracia nas Eleições” que acha o ex-presidente Lula uma melhor opção ao atual presidente Bolsonaro. Ao longo da nota, Fernando Henrique fala em “combate à pobreza”, “direitos iguais independente da raça, gênero ou orientação sexual”, “preservação do patrimônio ambiental” e “orgulho de nossa diversidade cultural”.
- FHC é mais um em uma lista crescente de ex-oponentes que têm declarado apoio a Lula nos últimos dias.
Já Ciro Gomes.
Está enlouquecido com a ideia do tal ‘voto útill’. Em meio à campanha do PT para que ciristas – tendo em vista uma perspectiva de derrota de Ciro (PDT) – votem logo em Lula e aniquilem Bolsonaro no 1o turno, o ex-governador do Ceará partiu para um discurso ‘anti-tudo’ e fez aposta perigosa ao equiparar PT com Bolsonaro e chamar Lula de “fascistóide”.
Enquanto isso, na Bahia.
Polêmica racial causou reviravolta na eleição para governador. Após se declarar “pardo”, dizer que o IBGE está errado, e virar alvo de sátiras e memes, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) viu diminuir a diferença na intenção de votos entre ele e o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT).
Tagliatelle a Torto e à Direita
A notícia.
Domingo tem eleição na Itália e a extrema-direita deve chegar ao poder, em inédito retorno ao fascismo.
Moendo os grãos.
No início do mês, um partido com origens neonazistas despontou como a segunda maior força do parlamento sueco ao ganhar 20% dos votos. Agora é a Itália que se prepara para ser governada pelo partido populista ultradireitista Irmãos da Itália, que prega o radicalismo antissistema e o discurso anti-política e anti-imigração. A líder do partido é Giorgia Meloni, que deve se tonar a primeira mulher premiê da Itália.
Ciao, Giorgia.
Nos últimos meses, circula pela Itália o vídeo de uma bela jovem, com make a la anos 1990, dizendo coisas não tão belas: “Para mim, Mussolini foi um bom político. Tudo o que ele fez, fez pela Itália, e isso é algo que não se encontra nos políticos que tivemos nos últimos cinquenta anos.” A jovenzinha é Meloni que já não tem 19 anos e agora lidera a extrema-direita italiana.
Bella ciao.
Enquanto que na Alemanha, um duro programa de exclusão de nazistas do poder foi implementando, na Itália, o fascismo nunca foi formalmente expulso da vida política. Os Irmãos da Itália, apesar de mudar de nome diversas vezes, descende diretamente do partido fascista de Mussolini e do reagrupamento de antigos fascistas que se juntaram em 1946 sob o nome “Movimento Social Italiano”.
Mamma mia.
Meloni inclusive tem apoio de ex-primeiros-ministros – que chegaram a representar ondas antissistema nas ultimas décadas – como Silvio Berlusconi e Matteo Salvini, líder da Liga (outro partido de extrema-direita). Mas com o Irmãos da Itália, os italianos veriam no poder o governo mais à direita desde a 2a Guerra Mundial. Prepara.
O último véu.
A CNN cancelou entrevista com o presidente iraniano após exigência de que a premiada jornalista Christiane Amanpour cobrisse a cabeça com um véu para o encontro em Nova York com o presidente Ebrahim Raisi. Amanpour se negou e afirmou que nenhum presidente jamais fez tal exigência fora do Irã. Assessores presidenciais afirmaram que o véu era necessário por causa “da situação no Irã”
- O país já enfrenta uma semana de crescentes protestos, em 80 cidades, por causa da morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi detida pela polícia da moral iraniana por uso irregular do véu.
Deu$ acima de tudo.
A investigação sobre corrupção no MEC (Ministério da Educação) sob o ex-ministro e pastor Milton Ribeiro vem causando ‘guerra’ interna na PF. Pela primeira vez na história, o delegado responsável pela investigação quer interrogar a própria cúpula da Polícia Federal.
- Após o Coaf apontar movimentação atípica incompatível com o seu próprio salário e investimentos, a ex-esposa de Bolsonaro negou qualquer irregularidade na compra de uma mansão avaliada em R$ 3 milhões.
PoliTiks.
Nos EUA, TikTok resolveu proibir todo tipo de angariação de fundos para campanha política em sua plataforma – funções de monetização em perfis políticos serão suspensos.
We can’t fly.
Terminando… em um dia triste para os fãs dos Jetsons, o co-fundador do Google, Larry Page, fechou a sua empresa de carros voadores.
Fly me to the moon Earth’s orbit.
Para terminar, Hilton vem construindo hotel no espaço.