“80% de toda cerveja importada aos EUA vêm do México.”
– americanos amam cerveja mexicana. It’s a ‘taco-over’.
Então Acaba, Acaba Logo
A pergunta.
Por que só se fala de voto útil?
Moendo os grãos.
Em uma eleição acirrada como esta, o voto útil (ou voto tático) se dá quando o eleitor vota – não no candidato com quem mais se identifica, mas – no candidato que tem mais chances de ganhar com o intuito estratégico de impedir que outro candidato seja eleito. Nesta reta final, Lula, que aparece em primeiro lugar, vem intensificando a busca pelo voto útil com eleitores de Ciro e Simone na tentativa de aniquilar Bolsonaro logo no 1o turno.
- De Caetano a Vanessa da Mata; veja os famosos que desistiram de apoiar Ciro Gomes e passaram a declarar voto em Lula na última semana.
Sobre rejeição proibitiva.
Tão importante quanto a intenção de voto, é a taxa de rejeição de um candidato, já que ela indica a possibilidade de crescimento. É uma máxima do mundo político de que rejeição acima de 50% impossibilita a eleição. Depois de uma nova rodada de pesquisas, a rejeição a Bolsonaro segue justamente como o principal desafio de sua campanha. Ao invés de diminuir, ou se manter estável, a sua taxa de rejeição foi de 51% para 53%, de acordo com o Datafolha.
- É a maior taxa de rejeição entre todos os candidatos a presidente desde a volta da normalidade democrática, em 1985.
Vino Rosso, Pizza, e NeoFascismo
A notícia.
A Itália terá o primeiro governo de extrema-direita desde Mussolini.
Moendo os grãos.
Os italianos quebraram ontem diversos precedentes ao apoiar partidos ultranacionalistas e ultrapopulistas que formarão agora o governo mais à direita desde a 2a Guerra Mundial e a queda do ditador fascista Benito Mussolini. Os resultados parciais já indicam vitória da coalizão com duas forças ultraconservadoras, incluindo o Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, que se torna assim a primeira mulher primeira-ministra da Itália.
La dolce vita di Giorgia.
Meloni, cujo partido é essencialmente originário dos movimentos neofascistas do pós-guerra (quando o fascismo-raiz se reagrupou), é crítica do que chama de “lobby LGBT” e levanta a bandeira de um bloqueio terrestre e naval a imigrantes. Ela promete defender os valores “tradicionais” e partir pra cima do que considera “burocratas obscuros” de Bruxelas (União Europeia).
- Ainda assim, na campanha ela tentou caminhar para o centro em questões de como controlar a dívida italiana e ao apoiar a Ucrânia contra Rússia.
I’m coming out.
Cuba votou ontem em referendo sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A votação do novo Código das Famílias, que tem mais de 100 páginas, inclui ainda questões como barriga de aluguel e adoção por homossexuais.
- A homossexualidade foi descriminalizada em 1979 na ilha, mas a discriminação é notória.
O movimento é sexy.
Uma espaçonave da NASA está programada para colidir hoje contra um asteroide – na tentativa de estudar como o impacto afeta o movimento da rocha espacial. A missão lançada há 10 meses é a primeira demonstração da NASA de sua tecnologia de desvio desenhada para proteger nosso planeta de objetos espaciais.
Shine bright.
Terminando… Rihanna tá de volta. Sem lançar álbum novo desde 2016 e se fazer show desde 2018, ela anunciou que fará o Super Bowl 2023.
Baby island.
Para terminar, uma nova ilha acaba de surgir no Oceano Pacífico – o novo pedaço de terra foi criado por um vulcão subaquático.