“Sou japonesa. Eu sou, sabe.”
– Gwen Stefani em entrevista à jornalista ásio-americana da Allure; o time de RP da cantora afirmou que ela foi mal interpretada. Don’t speak, I know just what you’re saying.
Perdeu, Mané
A notícia.
Após insurreição, ministro do Supremo determina prisão de ex-secretário de Segurança e ex-comandante da PM do DF.
Moendo os grãos.
A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, após determinação do ministro Alexandre de Moraes. Torres era o secretário de Segurança do Distrito Federsl (DF) quando eclodiram os atos terroristas; ele foi exonerado pelo governador Ibaneis no próprio domingo, em meio ao caos que tomou conta da capital brasileira. No momento, ele está na Flórida.
Tem mais.
Moraes determinou a prisão de Torres e ainda a prisão do coronel Fábio Augusto que comandava a PM no dia do ataque. Ontem a PGR (Procuradoria-Geral da República), o comando do Ministério Público, ainda pediu abertura de inquérito para investigar Torres e o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha.
Enquanto isso.
Das 1500 detenções realizadas até agora, a PF liberou cerca de 600 pessoas – principalmente idosos e gestantes. Cerca de 300 detidos estão presos; a grande maioria se auto incriminou com vídeos nas redes. Já a Marinha demitiu capitão que participou da invasão.
Ainda assim.
No WhatsApp e nas redes, bolsonaristas intensificam teoria falsa de que ‘infiltrados’ causaram vandalismo e depredação.
Eles Estão Descontrolados
A pergunta.
O que é a intervenção federal aprovada no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro?
Moendo os grãos.
Com o decreto do presidente Lula – aprovado ontem no Senado – é como se a função de governador fosse dividida. A segurança passa a ser prerrogativa direta do interventor, que é nomeado pelo presidente da República. Cabe ao interventor, e não mais ao governador, nomear chefes das polícias, orientar a segurança pública e determinar medidas para tal.
- Em 2018, Temer decretou intervenção federal na segurança do Rio. Foi a primeira vez que o decreto foi usado.
Mais cafeína, por favor.
O interventor do DF afirmou que o ex-secretário de Segurança, Anderson Torres, trocou agentes experientes dias antes da invasão bolsonarista e seguiu para a Flórida: “sabotagem”.
E Vai Rolar a Festa
A notícia.
Apoiadores de Bolsonaro usaram código “Festa da Selma” para coordenar invasão e se inspiraram em levante do Sri Lanka.
Moendo os grãos.
Dias antes de invadir e quebrarem as sedes dos Três Poderes, bolsonaristas buscaram no Google e compartilharam mensagens como “Povo de Sri Lanka invade o Congresso, a Suprema Corte, o Palácio de Governo, derrubam o regime tirano e tomam o poder”. No sábado à tarde, as buscas pela ilha asiática, que é vizinha à Índia, atingiram pico, mostrou o Google Analytics.
- No ano passado, após três meses de protestos, manifestantes no Sri Lanka invadiram o palácio presidencial, mergulham na piscina e tiram selfies. O presidente então renunciou e tentou fugir.
Estados bolsonaristas.
As principais buscas por “Sri Lanka” vieram todas de estados em que Bolsonaro venceu as eleições. Respectivamente, os locais com mais buscas foram:
- Distrito federal
- Roraima
- Mato Grosso do Sul
- Santa Catarina
- Goiás
Lembrando.
Bolsonaro já disse no passado que a invasão do Capitólio seria “pior” no Brasil. Ainda em 2021, um dia após os trumpistas invadirem o Congresso dos EUA para impedir a certificação da vitória de Joe Biden, o então presidente afirmou: “Se não tivermos o voto impresso em 22, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”. Never forget.
- Entenda como retórica de Bolsonaro ao longo dos últimos anos alimentou o terrorismo inédito do qual foi alvo a capital do país.
Vaza
A notícia.
EUA afirmaram que quem entrou com visto diplomático e perdeu este status precisa de visto novo. Sim, Bolsonaro, o recadinho é pra você.
Moendo os grãos.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou ontem que pessoas que entraram com visto oficial e perderam o cargo necessitam solicitar nova categoria de visto. O Departamento de Estado não fala o nome de Bolsonaro, mas a associação é clara, já que o presidente entrou nos EUA quando ainda era presidente do Brasil e perdeu o status no dia 1o de janeiro.
- Cresce movimentação de parlamentares americanos para extraditar Bolsonaro, que já afirmou que voltará ao Brasil.
Mais que irmãos, bros.
O livro bombástico do príncipe Harry chegou ontem às livrarias de todo o mundo. A autobiografia traduzida para 15 idiomas revela as profundas divisões da família real. No Reino Unido, livrarias desempacotaram exemplares em frente às câmeras de TV. Confira 3 pontos sobre as memórias de Harry, que se refere a William como “amado irmão e inimigo jurado”, não poupa o pai, o Rei Charles III, e nem a madrasta Camila. O Palácio de Buckingham continua em silêncio.
- Harry culpa William e Kate pela infame fantasia de nazista que ele usou para uma a festa em 2005.
- Harry afirma que, na Guerra do Afeganistão, matou 15 combatentes do Talibã.
- Harry afirma que William, Kate Middleton e a imprensa britânica levou ele e Meghan a abandonar Londres; diz ainda que Kate brigou com Meghan por causa de vestido de Charlotte.
*O livro de Harry está por R$ 79,00 no Brasil.
Gold diggers.
Após polêmicas, Globo de Ouro voltou à TV americana – em sua 80a edição. No ano passado, emissoras se recusaram a exibí-lo em meio a escândalos financeiros, éticos e sobre diversidade – uma investigação revelou que o comitê por trás dos Golden Globes não tinha nenhum membro negro. Bom, a noite de ontem coroou Spielberg como o melhor diretor por Fabelmans, que também levou melhor filme (drama), Os Banshees de Inshrein foi o melhor filme (comédia), The White Lotus a melhro minissérie e Pinóquio por Del Toro a melhor animação; aqui está a lista completa dos vencedores.
- Veja os looks do tapete vermelho; as estrelas não ousaram.
Se correr o vírus pega, se ficar o plâncton come.
Terminando… alguns organismos comem vírus. Dois plânctons foram identificados como os primeiros “viróvoros” do mundo.
Bug do milênio.
Para terminar, Tom Cruise entrou na lista de clientes indesejados da luxuosa Bugatti.