“Pelé é um dos poucos que contradizem minha teoria: em vez de quinze minutos de fama, ele terá quinze séculos.”
– Andy Warhol sobre o Rei do Futebol.
LONG LIVE THE KING
A notícia.
Aos 82 anos, morreu Pelé, o maior craque de futebol de todos os tempos.
Ou não morreu?
O brasileiro mais celebrado do mundo morreu ontem vítima de um câncer de cólon. A doença foi diagnosticada em setembro do ano passado e desde então ele estava em tratamento. Sua última internação, no Hospital Albert Einstein, foi há cerca de um mês. Mas o Rei do Futebol é imortal e ontem quem nos deixou foi sua versão mortal, Edson Arantes: “Perfeito é o Pelé, que não erra, que é imortal. Mas o Édson Arantes do Nascimento é uma pessoa normal, deve ter um monte de defeitos que muita gente não gosta e recrimina,” afirmou o próprio em 1980.
Máquina de títulos.
Único jogador da História a ganhar três Copas do Mundo, Pelé se tornou o maior nome que o esporte mais popular do planeta já conheceu, e ajudou a consolidar a importância do próprio futebol. Todos os maiores atletas passaram a ter os seus feitos necessariamente comparados aos dele, que se tornou a régua para medir a grandiosidade de um verdadeiro futebolista.
Pelé, o eterno.
Apresentado ao mundo na Copa de 1958, aos 17 anos, e coroado “jogador do século” pela FIFA em 1999, Edson Arantes nasceu pobre, e começou a treinar usando meias velhas e frutas como bola. Nos anos 1960, entrou para os Santos, seu time do coração. Se tornaria então o maior goleador que o mundo já viu, o maior vencedor da Bola de Ouro (ao lado de Messi), o único tricampeão de toda a história, e faria do Brasil “o país do futebol”.
RIP, king.
Mais famoso que o próprio Brasil, mais popular que artistas e presidentes, mais poderoso que reis e rainhas, Pelé é o único nome de quatro letras conhecido em todos os quatro cantos do planeta ao longo de seis décadas ininterruptas.
Obrigado por tudo, rei.
Em números.
- 3 Taças do Mundo
- 1.283 gols marcados
- 1.363 jogos disputados
O Mundo de Luto
A notícia.
A repercussão da morte do Rei do Futebol foi instantânea em todo o planeta.
Moendo os grãos.
A onda de homenagens pelo mundo coloca Pelé na eternidade. O mundo parou para prestar solidariedade ao maior jogador de futebol da História e um dos maiores atletas que a humanidade já conheceu. Do presidente da França ao presidente dos EUA, todos relembraram por que Pelé é o maior de todos. Bolsonaro decretou luto de três dias no Brasil, Joe Biden afirmou que ninguém foi tão importante quanto Pelé para popularizar o futebol nos EUA.
- De Mbappé a Obama, veja as frases de personalidades de diferentes áreas sobre a morte de Pelé.
- “Eu Sou Ronald Reagan, o presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é,” afirmou o então homem mais poderoso do mundo em 1982.
“Como se pronuncia Pelé? D-E-U-S”
– Jornal britânico The Sunday Times, após final da Copa de 1970.
Estou indo embora.
Em live de despedida, Bolsonaro criticou hoje o atentado terrorista que estava planejado no aeroporto de Brasília – e só não aconteceu por que motorista percebeu algo estranho (não foi graças à investigação policial): “Nada justifica essa tentativa de ato terrorista. Agora massificam o cara como bolsonarista o tempo todo. É a maneira da imprensa tratar.” Na Iive, o ainda presidente afirmou que fez o possível pela reeleição, que foi perseguidor por imprensa e Judiciário, criticou os ministros escolhidos por Lula e disse que o novo governo começa “capenga”.
- Bolsonaro deixou hoje o país, às 13h45, rumo à Flórida. Não se sabe se voltará ao Brasil, caso as coisas apertem nos tribunais brasileiros.
- No Natal, Bolsonaro garantiu perdão presidencial aos policiais condenados no massacre do Carandiru; a Procuradoria-Geral (PGR) se colocou contra.
Eu já escuto os teus sinais.
O plano terrorista elevou o nível de apreensão para a posse de Lula. A PF recomenda que o petista faça o trajeto de carro blindado – mas ele quer carro aberto. A cerimônia de posse contará com três vezes mais chefes de Estado do que a posse de Bolsonaro. Nesta semana, Lula também finalizou seu ministério, são 11 mulheres, ou 29% dos ministros – um número recorde.
Confira mais sobre 10 dos principais ministros no Insta do .
Vou dar a volta no mundo.
A Rússia lançou o maior de todos os ataques até gora contra o sistema energético da Ucrânia. Em Israel, Benjamin Netanyahu tomou posse com o governo mais à direita da história do país – alguns dos principais cargos estão com a extrema direita. Nos EUA, voos não param de ser cancelados em meio à pior nevasca em mais de 50 anos. Na China, Covid voltou com força total.
Good news para o fim de ano.
Cientistas desenvolveram teste de sangue para detectar Alzheimer.
Adeus, ano velho.
Terminando… 22 coisas boas que aconteceram em 2022.
Feliz Ano Novo.
Para terminar, 2023 inicia com medo e ESPERANÇA.
New year, new me? A promessa de um ano novo traz a possibilidade e motivação simbólica que muitos precisam para dar start em algumas mudanças em suas vidas. Mas para muita gente, resoluções e objetivos de Ano Novo carregam muita pressão e terminam afetando a saúde mental, em meio à decepção quando tais metas não são cumpridas à risca. Em 2023, vamos ser pacientes e gentis com nós mesmos, lembrando que merecemos sempre o melhor, mas que ninguém é obrigado a nada!
Você traçou alguma meta de Ano Novo?
Conta pra gente no Insta.
Happy New Year!