espressouse 01

 

“Vulcões de gelo.” – nova descoberta em Plutão, que está sempre nos surpreendendo; erupções de lava de gelo ainda não foram testemunhadas. Cold, cold heart.


espressonacional 01

 

O Reality de Daniel

 

A notícia.

Após aprontar um verdadeiro show na Praça dos Três Poderes, deputado bolsonarista foi para casa colocar a tornozeleira.

 

 

Moendo os grãos.

Depois de passar a noite no gabinete para fugir da polícia – sob alegação de que a PF não pode violar o Congresso e prender deputados em seu perímetro –, Daniel Silveira (União Brasil-RJ) recuou na novela e enfim aceitou a tornozeleira determinada judicialmente pelo juiz supremo Alexandre de Mores ao acatar pedido da subprocuradora Lindôra Araújo, que afirmou: Silveira continua a apresentar “comportamento delitivo.”

 

 

Lembrando.

Ano passado, após postar vídeo em que voltava a atacar membros do Supremo – inclusive fisicamente –, o deputado foi preso com base no inquérito que investiga atos antidemocráticos, fake news, e sua conexão com grupos extremistas. Por 364 votos a 131, Congresso decidiu então respeitar o Judiciário e liberar a prisão – logo convertida pelo Supremo em uso de tornozeleira.

 

 

Sobre animais raivosos.

E coleiras eletrônicas: na eterna busca por virar mártir da direita mais raivosa, o deputado-pró-ditadura – que primeiro ganhou notoriedade em 2018 ao quebrar placa de Marielle Franco – tentou ontem ser pivô de novo confronto com o Supremo, mas após Moraes estipular multa diária de R$ 15 mil e bloqueio de contas bancárias, Silveira decidiu recuar – e foi colocar a bendita tornozeleira.


espressoimportado 01

 

Gay-sayers X naysayers

 

A pergunta.

O que muda com a lei “Não Diga Gay” sancionada nesta semana pelo governador da Flórida?

 

 

Moendo os grãos.

A nova lei  proíbe educação sexual e discussão sobre orientação sexual do primário à 3a série e quando o assunto for abordado “de forma não apropriada para idade ou desenvolvimento dos estudantes”, ainda que não fique claro o que seja idade ou desenvolvimento apropriado. A lei também se aplica a serviços de aconselhamento psicológico aos alunos. Pais podem processar a escola se sentirem violados.

 

 

Por que isso acontece agora?

Os apoiadores da lei acreditam que sexualidade deveria ser questão exclusiva dos pais. O governador DeSantis afirma que a lei garantirá ao aluno “uma educação e não doutrinação”. Ao redor dos EUA, políticos republicanos estão cada vez mais envolvidos com currículos escolares – no intuito de retirar questões progressistas polêmicas (como teoria racial crítica e sexualidade humana) das salas de aula.

 

 

O que dizem os críticos?

Muitas pessoas chamam a lei de “preconceituosa” e que ela ajudará a estigmatizar crianças LGBTQ+ (justamente quem mais precisa de apoio e abertura para lidar com tais questões).

 

 

E agora, o que nos reserva o futuro?

Diversos grupos que advogam pelos direitos civis da comunidade LGBTQ+ prometem desafiar a nova lei nos tribunais. A Disney – após enfrentar pressão de seus funcionários por não condenar a lei enquanto tramitava – agora promete ajudar a extingui-la. O governo Biden diz que está de olho para ver se viola leis federais.


espressoshots 01

 

Shots Peace troopers?

Êxodo de refugiados ucranianos superou a marca recorde de 4 milhões – mais da metade são crianças. Apesar da promessa russa, ataques não diminuíram.
Mas Putin e Zelenskyy devem se encontrar “em breve”. Mesmo com Moscou minimizando esperanças de avanço nas negociações por paz, o chefe da delegação ucraniana informou que o presidente russo já analisa propostas ucranianas para um cara-a-cara presidencial. Enquanto isso, Spotify suspendeu operações na Rússia – citando a nova lei sobre divulgação de notícias que poderia pôr seus funcionários e usuários em risco.

 

 

 

Shots Geleia geral.

Após dois anos de investigação, a PF concluiu que não houve interferência de Bolsonaro na instituição, como denunciou o então ministro da Justiça – a quem a PF é subordinada –, Sérgio Moro, ao sair do governo. Desde então, foram 4 trocas na chefia da PF. Em tempo, Bolsonaro voltou a ameaçar o Judiciário e disse que votos serão fisicamente “contados” na eleição. Lembrando: urnas são eletrônicas.

 

 

Shots Live hard.

Diagnosticado recentemente com afasia, Bruce Willis, que fez 67 anos nesse mês, se afastará da carreira, anunciou a sua ex-esposa Demi Moore ontem. A afasia é um distúrbio que afeta parte da linguagem do cérebro, prejudicando comunicação e a habilidade de se expressar e de compreender. Um dos maiores astros de Hollywood, Willis começou nos palcos off-Broadway em 1970, fez o cult “Pulp Fiction”, e teve um de seus papéis mais famosos como o policial John McClane em “Duro de Matar”.

 

 

Shots Chaoscars.

Chris Rock falou primeira vez desde que apanhou ao vivo de Will Smith em pleno palco do Oscar: “Como foi o final de semana de vocês?,” indagou ele no seu stand-up enquanto a plateia ria. “Ainda estou processando tudo e já tinha escrito um show bem antes do domingo.” A Academia divulgou ontem que pediu a Smith que se retirasse do auditório, após agredir fisicamente um de seus membros, mas ele se recusou.

 

 

Shots Yellow cab, yellow cab.

Usuário do Uber poderá em breve pedir um táxi pelo próprio app. Nessa primavera (outono aqui no Hemisfério Sul), New Yorkers terão a opção de pedir um taxi amarelinho pelo Uber. A mudança ocorre em meio à escassez de funcionários na plataforma, menores taxas de remuneração e questões judiciais e trabalhistas – as tarifas para usuários têm aumentado.

 

 

Shots I’m in Miami…

Terminando… restos humanos pré-históricos foram encontrados em Miami nas excavações para um prédio de luxo. Acredita-se que sejam da civilização Tequesta.

 

 

Shots When you wish upon a (very distant) star.

Para terminar, em novo recorde, telescópio Hubble fotografou a estrela mais diante já vista até hoje: 12,9 bilhões de anos luz.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e magníficas fotos de estrelas pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma véspera de sexta animada. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *