“É como se estivéssemos em L.A.” – influencers chineses não podem viajar pra fora, então eles vêm posando na Costco Shangai. California dreaming’.
Make Love, Not CO2
A notícia.
É chegada a hora da COP26, a Conferência do Clima da ONU.
Moendo os grãos.
Como acontece desde 1992, o mundo volta a se encontrar neste domingo, dia 31 de outubro, para discutir questões ambientais e climáticas. Milhares de diplomatas, negociadores, especialistas e jornalistas já começaram a chegar em Glasgow, Escócia, onde será sediada a superconferência de 12 dias. Neste ano, as discussões devem girar em torno principalmente de ideias como justiça climática e mercado de carbono.
Por que mais uma COP?
O mundo está esquentando por causa das emissões de combustíveis fósseis causadas por nós, humanos. Eventos extremos ligados às mudanças climáticas – como ondas de calor, inundações e incêndios florestais – são cada vez mais comuns. A última décadafoi a mais quente de que se tem registro. É consenso entre os governos de que uma ação coletiva é super necessária.
O que vai rolar na COP26?
Neste ano, 200 países estão sendo cobrados a divulgar o que pretendem fazer para reduzir emissões de carbono até 2030. Foi em 2015, na COP21, que os países assinaram embaixo do Acordo de Paris, que estabelece que o mundo não pode esquentar mais de 1,5o C acima do que era antes da Revolução Industrial. Em 2019, na COP25, chegou ao fim o prazo para os países começaram a implementar tais medidas.
O que continua bem difícil…
Mas ao longo das duas próximas semanas, além de entender aonde cada país se encontra na implementação de regras para atingir o Acordo de Paris, devem surgir outros importantes anúncios como:
- Alcançar mais rapidamente a mudança para os carros elétricos.
- Acelerar o fim das usinas termoelétricas à base de carvão.
- Desmatar menos árvores.
- Proteger populações em risco por causa das mudanças climáticas, como o financiamento de sistemas de defesa costeiro.
Climão.
Até 12 de novembro, o Reino Unido, país-sede, quer que todos os países se comprometam a zerar, até 2050, a emissão de gás carbono. Será? Que comece a COP26.
Em Tempo…
Na contramão.
O Brasil aumentou emissão de gases do efeito estufa em 9,5% em 2020, enquanto o mundo reduziu em 7%.
You Can’t Sit With Us
A notícia.
As 20 maiores economias do mundo se encontram amanhã em Roma.
Moendo os grãos.
Pela primeira vez reunidos presencialmente desde que começou a pandemia, alguns dos principais líderes se encontram nesse final de semana para discutir pandemia, claro, recuperação econômica e mudança climática. É o primeiro G20 de Joe Biden e as presenças de Bolsonaro e do presidente argentino estão confirmadas. Quem só aparecerá virtualmente é Xi Jin Ping da China e Putin da Rússia. O G20 representa 90% do PIB global, 2/3 da população mundial e 80% do comércio internacional.
Say my name, say my name.
O Facebook bateu o martelo sobre o seu processo de rebranding e anunciou a mudança de seu nome corporativo para Meta. Assim como o Alphabet é dono do Google, o Meta abarca o Facebook e todos seus outros produtos. A mudança do Face, que se encontra em plena crise existencial, reflete o foco da empresa de Mark Zuckerberg no tal “metaverso”, que é uma unificação futura entre o mundo virtual, o mundo online e o mundo de realidade aumentada. Veja o que diferentes especialistas entendem por “metaverso”.
You and me.
Joe Biden se encontra hoje com o Papa Francisco, pela primeira vez desde que foi eleito. No Vaticano, o pontífice receberá o presidente que amanhã participa do G-20 em Roma e depois segue pra Glasgow, onde terá início a COP-26. O encontrinho dos dois, claro, será super analisado não só pelo conteúdo, doutrinas e política, mas pela própria aura e simbolismo que carrega este tipo de encontro. O papa, afinal, não é só líder religioso, mas também é chefe de Estado.
Chapa quente.
O Supremo decidiu ontem por 8 a 1 que injúria racial pode ser equiparada ao crime de racismo. Já o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) livrou a chapa Bolsonaro-Mourão, por 7 a 0, de cassação, mas deixou claro que disparo de mensagens e fake news não serão permitidas em 2022. Tem mais: em decisão inédita, sem precedentes, a instância máxima da Justiça Eleitoral cassou o mandato de um deputado bolsonarista que espalhou fake news sobre urna eletrônica. Fica a dica.
Aquele abraço.
Agora é pra valer. Após idas e vindas, a prefeitura do Rio enfim publicou ontem o decreto que dispensa máscaras em locais abertos.
Vou roubar os anéis de Saturno.
Terminando… Saturno tem irmã gêmea fora da Via Láctea.
Game on.
Para terminar, LeBron James não gostou do final de Squid Game (Round 6).