espressouse 01

 

“Mobilidade com zero emissão.”

– estudantes holandeses criaram o primeiro carro que reduz a emissão de carbono. Ao dirigi-lo, o veículo captura gases do efeito estufa. Make love, not CO2.


espressonacional 01

 

Lula 3
Lula 2
Lula 1

 

A notícia.

Entre os primeiros nomes da transição, estão Simone Tebet e pais do Plano Real como Persio Arida.

 

 

Moendo os grãos.

Geraldo Alckmin, que coordena a transição do terceiro governo Lula, anunciou ontem a escolha de Persio Arida, Lara Resende, Nelson Barbosa, e Guilherme Mello para comandar área econômica. Ou seja, dois tucanos com histórico liberal (Arida e Resende) e dois economistas desenvolvimentistas ligados ao PT (Barbosa e Mello, que defende maior participação do Estado, por exemplo).

 

 

Análise.

A indicação de dois liberais tucanos e dois economistas petistas para o conselho econômico reforça ideia de que Lula nomeará um político como ministro da Economia – que ‘desempataria’ as discussões do grupo.


espressoimportado 01

 

DEMOCRATIC SURPRISE

 

A notícia.

Os americanos foram às urnas e os votos ainda estão sendo contados, mas a ‘onda republicana’ não veio e democratas estão esperançosos.

 

 

Moendo os grãos.

No Câmara, os republicanos estão um pouco à frente, mas os democratas mantiveram importantes cadeiras e a corrida está muito mais apertada do que esperado. No Senado, John Fetterman, candidato apoiado por Obama na Pensilvânia, derrotou Dr. Oz, apoiado por Trump, e tirou a cadeira que era dos republicanos – fundamental para as esperanças de manter controle do Senado. Os pontos importantes sobre ontem à noite:

 

 

Make Twitter Great Again

 

A notícia.

O Twitter de Elon Musk enfrenta o primeiro ciclo eleitoral desde que Trump instigou apoiadores a invadir Capitólio.

 

 

Moendo os grãos.

Ao passo que as principais redes sociais incrementam seu livrinho de regras e aprendem a lidar com subprodutos da Revolução Digital iniciada neste século: desinformação viral, fake news a um clique de distância, ataques digitais coordenados e conspirações sobre resultado eleitorais, o novo dono do Twitter demitiu metade do quadro de funcionários, incluindo equipes de checagem de fatos.

 

 

Um dia antes das eleições.

Musk foi ao Twitter e sugeriu que a galera votasse nos republicanos. Ele não é o primeiro CEO com crenças políticas, mas “neutralidade” (da qual ele já tuitou a respeito) não será característica da sua chefia sobre o Twitter. Dias atrás, ele discutiu na sua rede social com Hillary Clinton, a quem respondeu com uma fake news (de um site conspiratório) sobre o ataque sofrido pelo marido de Nancy Pelosi.

 

 

Musk, a gente sabe.

Já deixou claro que, sob sua liderança, o Twitter será outra coisa – principalmente nem relação à moderação de conteúdo e combate à desinformação. Ele se classifica como “absolutista da liberdade de expressão” e já comparou o premiê canadense Justin Trudeau a Hitler por restrições contra Covid-19.


espressoshots 01

 

Shots Stop the steal.

Os atos golpistas contra o resultado eleitoral – uma tentativa de versão tropical do Capitólio – são chefiados e financiados por empresários. Ao se encontrarem com Alexandre de Moraes para discutir investigação sobre os bloqueios antidemocráticos nas rodovias, procuradores-gerais de três estado, SP, Santa Catarina e Espírito Santo, informaram ao presidente do TSE*, que atos são parte de “grande organização criminosa com funções predefinidas”.

*Tribunal Superior Eleitoral

 

 

Shots Dislike.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que é dono do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou hoje a demissão em massa de mais de 11 mil pessoas. Ou seja, 13% de sua força de trabalho. É o maior corte da história da empresa de tecnologia.

 

 

Shots Girl power is on the table.

Terminado, todas as cinco finalistas da categoria romance literário do Jabuti, principal prêmio da literatura brasileira, são mulheres.

 

 

Shots Sexy and I know it.

Para terminar, seria Chris Evans o Chris hollywoodiano mais sexy do mundo? Sim, de acordo com a People.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e romances literários favoritos pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma quarta-feira produtiva. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *