“Fora de controle.”
– cada vez mais artistas têm reclamado que suas obras e o seu estilo têm sido copiados e roubados por sistemas de inteligência artificial. Rage against the machine.
Cabeça de Papel
A notícia.
Ministério da Defesa tem 48 horas para entregar o seu relatório de fiscalização paralela das urnas.
Moendo os grãos.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou ontem que a Defesa enfim apresente os tais documentos produzidos durante auditoria paralela realizada no primeiro turno. Ao longo do ano, as Forças Armadas fizeram bastante barulho – liderada pelo presidente Bolsonaro – a respeito da segurança e legitimidade das urnas e fizeram questão de participar ativamente do processo eleitoral. Ainda assim, os militares agora planejam dizer à Justiça Eleitoral que não fizeram a tal auditoria. Ah, não?
- A auditoria foi feita, mas irregularidades não foram encontradas. Bolsonaro já tem planejado contestar o resultado do 2o turno.
Enquanto isso.
Em mais uma medida para impulsionar a popularidade de Bolsonaro na reta final da campanha, o governo liberou o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) futuro para o financiamento de imóveis.
Ah.
Bolsonaro gravou novo vídeo em que pede desculpas por vincular garotas venezuelanas à prostituição e disse que fala sobre ‘pintou um clima’ foi retirada de contexto.
- Venezuelanas se negaram a gravar vídeo para ajudar campanha de Bolsonaro; pedido foi feito por Damares e Michele.
Xô Satanás
A notícia.
Na tentativa de reduzir rejeição entre evangélicos, Lula divulga hoje carta em evento com 200 pastores.
Moendo os grãos.
Em São Paulo, o ex-presidente apresentará hoje uma esperada carta* aos evangélicos, nos moldes da Carta aos Brasileiros – que foi apresentada ao mercado em 2002. O documento deixa claro que não haverá perseguição a cristãos e que pauta de costumes não será abordada pelo governo. Apesar de oito anos de governo Lula, fake news sobre perseguição a cristãos (como acontece na ditadura de Nicarágua) e fechamento de igrejas ganharam tração nestas eleições.
*A ideia dividiu a própria campanha e aliados de Lula.
Guerra santa?
A pressão de pastores para votar em Bolsonaro tem levado evangélicos à expulsão ou ao próprio abandono de igrejas evangélicas em diversas regiões do país: “perseguição contra cristãos já começou no Brasil. Só que dentro da igreja”.
A Igreja Católica também.
Foi arrastada para o centro do debate eleitoral nesta campanha presidencial de 2022.
Esse cara sou eu.
Em um momento histórico e decisivo, Xi Jinping se prepara para se tornar o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung, pai fundador da China comunista. No 20o Congresso Nacional do Partido Comunista, que acontece a cada cinco anos e é destinado a escolher a nova liderança do país, o atual presidente será consagrado com um inédito terceiro mandato à frente do partido – e da nação. O Congresso que teve início no domingo vai até esse sábado.
- No discurso que abriu o grande encontro, Xi Jinping deixou claro que Taiwan deve dominar seu terceiro mandato: já conquistamos “controle total” de Hong Kong e agora é hora Taiwan, afirmou.
Moro num país tropical.
De olho em 2026, o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro – apesar de ter dito em fevereiro desse ano que não escolheria um lado em possível disputa Lula X Bolsonaro – abraçou definitivamente o bolsonarismo para fugir do isolamento político. Na próxima semana, ele gravará propaganda eleitoral para Bolsonaro. Relembre frases de Moro criticando Bolsonaro, chamando-o ‘ladrão’ e elogiando a autonomia da PF na época dos governos petistas.
Passa a bola, CFM.
Na contra mão do mundo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) restringiu a prescrição médica de cannabis no Brasil, autorizando o canabidiol (CBD) – uma das substancias extraídas da maconha – a pacientes de apenas dois tipos de epilepsia. A nova resolução elimina a norma anterior que era mais genérica e menos restritiva – ainda assim, o fato é que cresce o uso de produtos a base de canabidiol por aqui.
A carne mais barata do mercado.
Terminando… Seu Jorge foi alvo de insultos e ataques racista durante show em Porto Alegre.
Sorte de uns, Balthazar de outros.
Para terminar, proibido de entrar no Balthazar em NYC, James Corden já pode frequentar o restaurante.