“Você foi essencial.” – campeão olímpico jamaicano que pegou ônibus errado e quase perdeu a prova que lhe garantiu ouro agradeceu à mulher que pagou seu táxi.
Adeus ao Gigante
A notícia.
Ícone da TV brasileira, Tarcísio Meira, morre aos 85 anos, vítima de Covid-19.
Moendo os grãos.
Internado desde o dia 6 de agostos, um dos maiores atores da história da televisão, Tarcísio, foi intubado e fazia diálise contínua, mas não resistiu. Ele chegou a receber a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus em março – ainda que a chance de morte entre vacinados seja mínima, a infecção é possível. Glória Menezes, sua esposa, também vacinada, segue internada, mas seu quadro é mais leve.
Lembrando.
A morte de Tarcísio não mostra ineficácia da vacina contra covid, já que o seu principal benefício é evitar que a covid evolua para quadros graves; mas mesmo pessoas imunizadas podem ser infectadas e transmitir a doença; entenda.
Ato final.
A trajetória de Tarcísio Meira, que estreou em 1957 com a “A Hora Marcada”, na TV Tupi, se confunde com a própria história da TV no Brasil. Ele ainda brilhou no cinema e no teatro; relembre sua carreira. RIP.
Metamorfose Ambulante
A notícia.
Reforma política: deputados rejeitaram o distritão, mas retornaram com as tais coligações partidárias.
Moendo os grãos.
Entra ano, sai ano, lá vem ela, a tal reforminha política. Mas como mudar as coisas para melhor? Não faltam ideias: diminuir o número de partidos (são mais de 30 por aqui); encurtar mandatos; mudar como se elege toda essa galera. Há questões que seriam bem importantes… mas o que ficou claro novamente é aquela máxima: tudo deve mudar para que tudo fique como está.
Afinal, o que rolou dessa vez?
Menos de 24 horas após rejeitar o voto impresso, a Câmara decidiu partir pra cima da reforma política, que incluiria um novo modelo eleitoral, o chamado ‘distritão’, considerado o pior sistema eleitoral do mundo. Um acordo de última hora terminou derrubando o distritão, que transformaria cada estado em um grande distrito eleitoral (daí o nome ‘distritão’), favorecendo os mais famosos e ricos. Renovação zero.
Lembrando.
O ‘distritão’, usado em países como Afeganistão, é bem diferente do voto distrital, usado nos EUA e Reino Unido. Com o voto distrital, um estado como a Bahia (que tem direito a 39 deputados) é dividido em 39 distritos, e cada distrito elege apenas um deputado. Isso diminui custos de campanha, aproxima o eleitor do candidato e aumenta a representatividade. Fica mais barato e fácil eleger novos nomes.
Bom.
Continuamos sem o retrocesso do ‘distritão’, mas também sem o avanço do voto distrital. E quem está de volta é a coligação partidária, abolida justamente na reforma política de 2017 na tentativa de incentivar a redução no número de partidos. Neste modelo, dois ou mais partidos podem somar votos para atingir número mínimo de deputados e entrar na Câmara.
Um é pouco, dois é bom, três é excelente.
O Chile é o primeiro país da América do Sul a aplicar a 3a dose da vacina contra o novo coronavírus. O Ministério da Saúde chileno começou ontem a administrar a terceira dose da CoronaVac em um plano focado inicialmente em cidadãos maiores de 55 anos já vacinados com duas doses da vacina. Outros países sul-americanos, como o Uruguai, iniciarão esta terceira etapa da vacinação a partir de segunda.
Natural women.
Aretha Franklin certa vez disse a Jennifer Hudson que ela deveria interpretá-la em um filme autobiográfico. Dito e feito. As duas se tornaram amigas e confidentes na última década – Hudson chegou a cantar “Amazing Grace” no funeral de Aretha em 2018. Então quando surgiram conversas de um filme sobre Aretha, Hudson resolveu tanto atuar quando produzi-lo. “Respect” estreia hoje nos cinemas dos EUA.
Stronger than yesterday.
Após meses de pressão, o pai de Britney resolveu deixar o posto de guardião legal da cantora. Há mais de uma década, Jamie Spears controlava tanto as finanças, quanto questões pessoais, como horário para sair com o namorado e o uso de DIU da filha de 39 anos. Entenda como funciona o cargo de tutor legal nos EUA.
Animal planet.
Terminando… ursos polares usam pedras e pedaços de gelo para abater presas. E caranguejos-eremita ficam “sexualmente excitados” com a poluição no oceano.
Em Marte, mas com estilo.
Para terminar, casa para missão da NASA que simula vida em Marte vem sendo construída em impressora 3D.