“8 dólares, ok?”
– Elon Musk tirou o dia para discutir Twitter no Twitter e ‘negociar’ novas taxas para a rede com personalidades como Stephen King a A.O.C. Musk off.
Tu Vens, Tu Vens,
Eu Já Escuto os Teus Sinais
A notícia.
Começou a transição. Vem aí o terceiro governo Lula.
Moendo os grãos.
A equipe de transição do presidente eleito, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, se encontrou ontem com o ministro-chefe da Casa Civil, o chief-of-staff Ciro Nogueira, que chefiará a transição do lado de Bolsonaro. Na primeira reunião, o principal assunto foi o Orçamento de 2023 – onde ainda não estão inseridos gastos sociais como o Auxílio Brasil. Lula já assume a presidência com um rombo para o próximo ano de cerca de R$ 200 bilhões.
- Bolsonaro cumprimentou rapidamente Alckmin no Planalto após reunião.
Enquanto isso.
Manifestações golpistas pelo país são insufladas por fake news e por Bolsonaro. Já o ex-vice-presidente, e senador eleito, Hamilton Mourão afirmou que um golpe ‘colocaria o país em situação difícil’.
- Polícia investiga a autoria dos atos que não seriam espontâneos e começaram a ser planejados antes mesmo do resultado da eleição.
Mais cafeína, por favor.
PF investigará chefe da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Investigação busca descobrir se diretor-geral colabora com paralisações – e também se debruçará sobre transporte de eleitores no domingo de eleição.
Xote Ecológico
A pergunta.
O que esperar de Lula na questão climática e ambiental?
Moendo os grãos.
Na eleição mais apertada da história, os eleitores votaram a favor da Amazônia, do meio ambiente e da Ciência. Ao escolher Lula, cujo governo diminuiu as taxas de desmatamento e da emissão de gases do efeito estufa, o brasileiro decidiu recolocar a pauta ambiental no topo de prioridades da agenda governamental.
Nossos bosques têm mais vida.
“O Brasil está pronto para reassumir seu papel de liderança na luta contra a crise climática,” declarou o presidente eleito. “Provaremos que é possível gerar riqueza sem destruir o meio ambiente”. Quando ele assumiu pela primeira vez, em 2003, as taxas de desmatamento eram mais que o dobro das atuais. Através de políticas ambientais, que ajudaram a regularizar e punir o desmate, as taxas caíram mais de 80% em seu governo.
Quando Bolsonaro assumiu.
Em 2019, ele cortou fundos para agências de proteção ambiental, transformou as multas ambientais em inexistentes e passou a encorajar apoiadores a intensificar a mineração ilegal e grilagem de terras. As taxas de desmatamento rapidamente começaram a aumentar – o Brasil perdeu 31 mil km2 de floresta de 2019 a 2022. Lula promete agora reimplementar políticas ambientais que foram jogadas na lata de lixo.
Meses antes da eleição.
Conselheiros de Lula ligados à causa ambiental, liderados por Marina Silva, já coordenavam com Indonésia e Congo, na África, iniciativa para pressionar países ricos por maior financiamento na proteção das florestas tropicais. Em 2023, Lula planeja convidar líderes regionais para uma Cúpula sobre Amazônia. Nesta semana, a Cúpula do Clima da ONU convidou Lula para participar do megaevento que começa próxima semana no Egito – e ele aceitou.
- “Foi um discurso inovador. Lula promete zerar desmatamento, é a primeira vez que ele faz isso. Em mandatos anteriores, a conversa era sobre reduzir,” destacou o climatologista Carlos Nobre.
To Bibi or not to Bibi.
Em Israel, Benjamin Netanyahu, o Bibi, está prestes a voltar ao poder – mas dessa vez, com a ajuda de partidos de extrema direita. Nesta semana, na quinta eleição parlamentar israelense desde 2019 – quando o mundo achou ter presenciado o fim de Bibi –, o seu partido Likud, juntamente com aliados ultranacionalistas e judeus ultraortodoxos, levou a maioria das cadeiras, cerca de 65 das 120, e agora se prepara para formar o governo mais à direita desde a criação de Israel, em 1949.
Tá descontrolada.
O Banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed para os mais íntimos), voltou a subir a taxa básica de juros pela 4a vez consecutiva. Após o novo aumento, os juros estão entre 3,75% e 4%. E o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que novas altas devem acontecer em breve, já que a inflação nos EUA não tem dado trégua.
- Taxa básica de juros é o principal mecanismo dos bancos centrais para tentar esfriar a economia e controlar a disparada da inflação, em contrapartida, claro, segura o crescimento econômico.
Soy loco por ti, America.
Carla Zambelli viajou às pressas para os EUA, mas negou que tenha fugido: “estudar meios de restaurar a liberdade de expressão.”
Drop it like it’s hot.
Quase terminando, ‘Snoop Dogg brasileiro‘ ganhou direito de reaver seu Instagram.
Valeu, foi bom, adeus.
Para terminar, o acordo pré-nupcial de Gisele e Tom; casal tem patrimônio avaliado em US$ 3 bilhões.