“Quem corrigirá os erros da História?”
– Cairo voltou a pedir a Londres que retorne a Pedra de Roseta. Já faz 200 anos que ela foi decifrada. Pretty please.
Demorô
A notícia.
10% dos eleitores decidiram seu voto na véspera ou no dia da eleição.
Moendo os grãos.
Um em cada 10 eleitores definiram o seu voto para presidente na véspera ou no próprio dia do primeiro turno, é o que revela pesquisa Datafolha. Entre os que deixaram o voto para última hora, a maioria escolheu Simone Tebet ou Ciro Gomes. Ou seja, cerca de 83% dos eleitores de Lula e 86% dos eleitores de Bolsonaro já haviam decidido o seu voto há mais de um mês, de acordo com o Datafolha.
Primeira pesquisa Datafolha.
No primeiro levantamento do instituto no 2o turno, Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro marca 44%. Ao levar em conta apenas votos válidos (quando são descontados nulos e brancos), Lula ganha de Bolsonaro por 53% a 47%.
Desde o início do 2o turno.
O governo lançou uma ação com impacto eleitoreiro por dia, que já somam mais de R$ 15 bilhões
Enquanto isso.
Brasileiros continuam com mais medo da reeleição de Bolsonaro do que a volta de Lula à presidência, mas nos últimos meses a taxa de temor de continuidade de Bolsonaro se aproximou da taxa de medo de Lula.
Meu Brasil Brasileiro Venezuelano
A notícia.
Em clara manobra chavista, Bolsonaro se prepara para domínio do Supremo – caso seja reeleito.
Moendo os grãos.
Em entrevista a GloboNews, o senador eleito Hamilton Mourão deixou claro qual o próximo alvo do bolsonarismo, tão logo seja reeleito o atual presidente da República: “Vejo hoje que nossa Suprema Corte tem invadido aquilo que tem sido atribuições do Executivo e do Legislativo. É uma discussão que tem que ser conduzida no Congresso Nacional”, afirmou o ex-general e ex-vice-presidente.
Em meio às críticas.
Mourão afirmou ainda que a domesticação do Poder Judiciário passa não somente por garantir maioria bolsonarista no Supremo, mas também por tempo de mandato e mudança na tomada de decisões monocráticas: “Não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras na Suprema Corte”, afirma Mourão.
Venezuelização.
A PEC* que já é discutida nos bastidores aumentaria de 11 para 15 o número de ministros no STF e é essencialmente o mesmo roteiro de Hugo Chavez na Venezuela e Viktor Orban na Hungria – ambos os extremistas (um de direita e um de esquerda) alteraram a Carta Magna para aumentar o número de cadeiras no Supremo e assim tomar o controle do Judiciário.
*Proposta de Emenda à Constituição
Nossa bandeira jamais será vermelha.
“Não é constitucional aumentar o número dos ministros do STF! Trata-se de medida autoritária, não importa o autor,” afirmou a deputada e apoiadora de Bolsonaro, Janaína Paschoal. O ex-presidenciável João Amoedo (Novo) definiu a manobra como preocupante.
O Meu Amor É Canibal
A notícia.
“Eu comeria um índio”: PT desenterra vídeo de 2016, no qual Bolsonaro afirma que comeria carne humana; TSE proíbe associação com canibalismo.
Moendo os grãos.
Até para um presidente notoriamente conhecido por glorificar a tortura e conclamar ao fuzilamento de rivais políticos, a entrevista de 2016 ao jornal New York Times – na qual Bolsonaro se gabava de comer um indígena – viralizou e chocou boa parte da audiência. O então deputado federal afirma a um repórter do NYT sobre uma viagem a uma terra indígena, onde se come índios, e que ele só não comeu por que ninguém o acompanhou.
- Após pedido de Bolsonaro, a Justiça Eleitoral pediu remoção do vídeo em propagandas por se tratar de “análise superficial e descontextualizada”
Ponte do rio que cai.
Inaugurada com muita pompa pelo próprio Vladimir Putin, a Ponte Kerch, de 19km, símbolo da anexação russa da Crimeia em 2014, pegou fogo no sábado após um caminhão explodir bem no meio dela– três pessoas morreram. Horas depois, o tráfego foi parcialmente retomado e investigação foi iniciada para descobrir se o caminhão explodiu por acidente ou se foi, de fato, um caminhão bomba, em meio à guerra na Ucrânia. Furioso, Putin promete revidar.
- E parece que já começou: após meses, Kiev voltou a ser alvo hoje de mísseis russos.
Smoke weed every day.
Joe Biden usou o perdão presidencial para tirar da cadeia milhares de americanos presos por fumar maconha. O presidente americano perdoou 6500 pessoas condenadas pelo crime federal de posse de marijuana e afirmou: “nenhum americano deveria estar detrás das grades por usar maconha.” O governo Biden pretende retirar da maconha a classificação “Schedule 1”, que também é aplicada à heroína e ao LSD, o que abriria caminho para legalizá-la.
- Ações de startups ligadas à cannabis dispararam após anúncio do presidente.
Peace troopers.
Nobel da Paz foi entregue a grupos de direitos humanos na Rússia e Ucrânia, e um ativista preso na Bielorrússia por “promover o direito de criticar e proteger os diretos fundamentais de cidadãos. A russa Memorial e a ucraniana Centro das Liberdades Civis são as ONGs que receberam o prêmio. Responsável pela aérea jurídica da Memorial, Natália Sekretareva afirma: “Direitos são facilmente retirados, mas não concedidos. Bolsonaro é feito do mesmo material de Putin.”
Muskverse: loading.
Elon Musk tem algumas poucas semanas para que pare de tentar rasgar o contrato e enfim finalize a compra do Twitter, decidiu a juíza do caso.
I’m coming out.
Terminando… após décadas de especulação, Velma de “Scooby-Doo” é oficialmente lésbica.
Mint choco.
Para terminar, um surto tomou conta da Coreia do Sul, onde tudo – de hambúrguer à frango – agora leva chocolate de menta, because why not.