espressouse 01

 

“30.” – fãs de Adele notaram sinais de que a cantora está prestes a lançar novo álbum. Eles devem estar certos. Hello, it’s me.


espressonacional 01

 

A Dois Passos do Paraíso

 

A notícia.

Os nomes dos dois homens mais poderosos do universo econômico brasileiro estão nos Pandora Papers.

 

 

Moendo os grãos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, possuem offshores milionárias em paraíso fiscal. Eles nunca informaram isso à opinião pública, apesar do cargo público que ocupam. Possuir empresa no exterior não é ilegal, contanto que seja declarado à Receita Federal. Mas o conflito ético, de interesses, existe. Guedes já tomou decisões que impactam seus próprios investimentos lá fora.

 

 

Não à toa.

O artigo 5o do Código de Conduta da Administração Federal, criado em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações, no Brasil ou no exterior, que possam ser afetadas por políticas governamentais. Ao lado de Guedes, aparecem ministros da Economia de outros três países: Gana, Paquistão, e Cazaquistão.


espressoimportado 01

 

Não Offshores Por Mim

 

A notícia.

Maior vazamento da história de documentos secretos em paraísos fiscais expõe segredos e artimanhas financeiras dos mais ricos.

 

 

Moendo os grãos.

Lembra dos Panamá Papers que abalou o mundo em 2016 ao revelar como líderes mundiais e celebridades escondiam as suas fortunas? A investigação dos Pandora Papers é ainda maior e mais global do que a Panamá, também realizada pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos). Ao longo do último ano, 615 jornalistas de 149 veículos em 117 países se debruçaram sobre a investigação bombástica que revela o submundo financeiro da elite global.

 

 

Aberta a Caixa de Pandora.

Dentre os jornais que continuam analisando o super vazamento estão repórteres do Guardian, BBC, Washington Post, Le Monde – e no Brasil, do El País, revista Piauí, Agência Pública, e Metrópoles. O material analisado é composto de 11,9 milhões de arquivos confidenciais, e revelam os negócios secretos feitos através de offshores – empresas abertas anonimamente em países com menor tributação – de 35 líderes mundiais.

 

 

Além de presidentes e premiês.

São ainda 300 figuras públicas, incluindo ministros de Estado, juízes, prefeitos, e generais militares de 90 diferentes países. Pelo menos, 100 bilionários aparecem no Pandora Papers, além de celebridades, rock stars e empresários. A maioria usa ‘shell companies’ (empresas de fachada que existem apenas em papel) e documentos mercantis opacos para evitar o escrutínio público, e registrar iates, contas bancárias e até obras de arte retiradas à força dos países de origem.

 

 

Entre algumas revelações.


espressoshots 01

 

Shots Street fighters.

Após os atos anti-Bolsonaro convocados pelo MBL, novos protestos tomaram conta do Brasil, mas, dessa vez, convocados por movimento sociais e partidos de esquerda, além de alguns partidos de centro e centro-direita. As manifestações aconteceram em 60 cidades, mas não foram um estouro; Lula – novamente – não apareceu. Já nos EUA, as mulheres lotaram às ruas contra lei anti-aborto do Texas.

 

 

Shots Então diga que valeu.

O presidente das Filipinas, um populista de direita cujo lema é ‘bandido bom é bandido morto’, desistiu de concorrer nas eleições do próximo ano, inclusive, como vice-presidente. Duterte, eleito em 2012, não pode tentar a reeleição, já que a Constituição veta um mandato seguido. Ele havia então decidido voltar como vice. A desistência agora parece apontar para a estratégia de lançar a filha.

 

 

Shots O jeito é dar uma fugidinha.

Eduardo Bolsonaro ofereceu ajuda para blogueiro bolsonarista investigado pelo Supremo, Allan dos Santos, deixar o país. Mensagens mostram o filho do presidente ajudando a esquematizar a fuga; o Planalto não comentou. Falando em política na era digital, Trump pediu à Justiça na Flórida que obrigue o Facebook a reativar o seu perfil – que está suspenso desde o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro.

 

 

Shots Algo-ritmos.

Terminando… cientistas usaram inteligência artificial para ‘concluir’ a 10a Sinfonia de Beethoven, que estreia no dia 9 de outubro… para bem ou para mal.

 

 

Shots Extra-ordinary?

Para terminar, moletom de Kanye pela GAP passou de $90 para $899. Really?


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, sinfonias finalizadas, e moletons Kanye pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma segunda-feira produtiva. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *