espressouse 01

 

“Atual paradigma é Lua-Marte, mas queremos defender Vênus.”

– especialistas argumentam que devemos primeiro visitar Vênus, antes de tentar chegar em Marte, ok?! First Earth problems.


espressonacional 01

 

PODE VIR QUENTE

 

A notícia.

No último debate presidencial, Bolsonaro e Lula partem para a guerra.

 

 

Moendo os grãos.

Em debate incendiário como não se via desde 1989, tanto pela agressividade quanto pelo baixo nível e pela pouquíssima apresentação de propostas e políticas públicas, Bolsonaro (PL) chamou Lula (PT) de “traidor da pátria” e Lula prometeu quebrar sigilo de 100 anos do presidente. O início do debate foi dominado pelo duelo dos direitos de reposta entre Lula e Bolsonaro, que chegou a acusar o ex-presidente de ser mandante do assassinato de Celso Daniel nos anos 1990.

PRESIDENTE BOSSA NOVA

 

A notícia.

Brasileiros farão história no domingo na eleição mais importante desde a redemocratização.

 

 

Moendo os grãos.

Pela primeira vez, os únicos dois candidatos com chances reais de vencer a eleição são o atual presidente e um ex-presidente. Para muitos, esta não é uma eleição sobre entusiasmo, mas muito mais sobre rejeição ao candidato oponente; defesa de valores mais caros à democracia. Se as projeções se confirmarem, Lula (PT) ganhará de Bolsonaro (PL), talvez até no primeiro turno. Bolsonaro, há tempos, passou a desacreditar pesquisas, urnas e Justiça Eleitoral.

 

 

Acaba logo.

Abstenção será primordial na hora de definir a eleição no 1o turno. Menores taxas de comparecimento em diferentes segmentos prejudicarão Lula ou Bolsonaro.

 

 

Na última pesquisa antes da boca de urna.

Datafolha: Lula marca 50% dos votos válidos e Bolsonaro tem 36%.

 

 

No Financial Times.

Esta é uma eleição imperfeita na qual Lula sairá facilmente vitorioso mais pelo desprezo a Bolsonaro do que amor ao próprio Lula.

 

 

Na CNN.

Essa eleição brasileira é a mais violenta em décadas, e eleitores a consideram uma “guerra”.

Os Candidatos

 

Rei morto, rei posto?

Lula, ex-líder sindical à esquerda, que na presidência se tornou queridinho no cenário internacional ao reduzir a pobreza no país, em meio um boom de commodities, também viu o partido envolvido em esquemas de corrupção. O ex-presidente enfrenta um ex-capitão ultradireitista, expulso dos quartéis, que habitou o Congresso sempre às margens. Em meio ao antipetismo e o combo ‘bife-Bíblia-bala’, Bolsonaro elegeu-se com ajuda de evangélicos, conservadores, e fazendeiros, e um discurso de ‘liberal’ e ‘outsider’; 4 anos depois, não entregou promessas na economia.

 

 

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet.

Assim eram os presidenciáveis quando crianças.

Que País É Esse?

 

A notícia.

Fake news sobre temas morais que bombaram em 2018 deram lugar a mentiras sobre urnas e TSE em 2022.

 

 

Moendo os grãos.

A “mamadeira de piroca” e o “kit gay” do PT para doutrinar crianças foram algumas das notícias falsas ligadas a questões morais e de gênero que dominaram a campanha de 2018. Já em 2002, as redes foram inundadas com denúncias fakes e infundadas sobre urnas eletrônicas e pesquisas eleitorais, além de conspirações sobre a Globo e cortes eleitorais.

 

 

Enquanto isso.

Bolsonaro usou fake news para atacar TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e argumentar que pode fechar seções eleitorais que proíbam camisas verde e amarelas – hipótese nunca cogitada. Em reunião do OTE*, participante até pediu veto a mesários com camisa verde e amarela, mas ideia não foi levada adiante.
*Observatório de Transparência das Eleições

 

 

Afasta de mim este cálice.

Pela primeira vez, todos os membros do TSE acompanharão de dentro do prédio da Corte a apuração. E estarão acompanhados dos presidentes do Supremo e do Senado. Tudo para mostrar união das instituições diante da possível tentativa de Bolsonaro de tentar melar as eleições.


espressoimportado 01

 

Brazil, Hold On

 

A notícia.

EUA e Europa se mobilizam contra possível tentativa de golpe em meio às eleições no Brasil.

 

 

Moendo os grãos.

Senado dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, uma resolução em que defende votação brasileira “justa, livre, crível, transparente e pacífica”. Entre os pontos da resolução, está o pedido para que o resultado das urnas seja imediatamente reconhecido pelos EUA e que o país reveja a relação com o Brasil diante de qualquer governo que tente se manter no poder de forma antidemocrática.

 

 

Do outro lado do Atlântico.

Parlamentares europeus enviaram carta à presidente Ursula von der Leyen pedindo maior pressão da União Europeia contra qualquer tentativa de se desrespeitar o resultado das eleições.  Eurodeputados ainda pedem que o bloco atue de forma enérgica para impedir possível ruptura institucional provocada por Bolsonaro.


espressoshots 01

 

Shots Tudo nosso, nada deles.

Vladimir Putin fará hoje a maior anexação na Europa desde a 2a Guerra Mundial. Em uma cerimônia que contará com líderes separatistas ucranianos, o presidente russo anexará cerca de 15% do território ucraniano, que foi ocupado após a invasão russa. São as regiões de Luhansk e Donetsk, além das duas cidades de Kherson e Zaporizhzhiaque passaram por supostos referendos na última semana. As consultas populares são consideradas “encenação” pelo Ocidente.

 

 

Shots Voltando ao Brasil.

O TSE decidiu que ninguém – exceto forças de segurança – poderá transportar armas e munição no domingo de eleição, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 posteriores. A medida inclui colecionadores, caçadores e atiradores (CACs). Essas eleições têm sido marcadas por violência armada e crimes de intolerância. Os magistrados também não esquecem que prédios do Judiciário já foram cercados por pessoas armadas em manifestações passadas.

 

 

Shots Bezos, não me liga.

MacKenzie Scott, filantropa bilionária e ex-esposa de Jeff Bezos, se divorciou do segundo marido, um professor de ciências; eles se casaram no ano passado.

 

 

Shots Eu só quero chocolate.

Terminando… M&M adicionará novo personagem ao seu grupo após mais de 10 anos.

 

 

Shots Feeling good as hell.

Para terminar, Lizzo teve a honra de tocar a flauta de cristal de 200 anos do ex-presidente James Madison.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, M&Ms, flautas de cristal centenárias, e as melhores energias para uma eleição pacífica pra espresso@espressonoticia.com.br

Que este seja um final de semana de paz e que prevaleça o voto consciente!

Amanhã, faltando um dia para a eleição, tem edição extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *