“US$ 1.300.” – empresa pagará quantia a uma alma corajosa para assistir 13 filmes de terror e descobrir se o orçamento de um filme influencia na frequência cardíaca. Scream.
Rachadinha
A notícia.
Com oposição dividida, protestos contra Bolsonaro não fizeram nem cócegas ao 7 de setembro.
Moendo os grãos.
Organizados por grupos de direita como MBL, as manifestações contra Bolsonaro chegaram a juntar conservadores e progressistas, mas os rachas de um país super polarizado dificultaram maior participação da galera. O PT se recusou a participar e o discurso de que é preciso uma ‘alternativa’ a Bolsonaro ou Lula predominou. Na Paulista, um imenso boneco ‘Bolsolula’ chegou a ser erguido.
Terceira via who?
Os atos foram bem fraquinhos em diversas capitais. Em SP, o governador João Doria deu as caras e defendeu o impeachment do presidente. Quem também participou foram os presidenciáveis da ‘3a via’ como João Amoedo, Mandetta, e Ciro Gomes, que afirmou sobre a ausência do PT: “terá tempo de amadurecer”, ainda que a maioria dos cartazes dissessem “nem Lula, nem Bolsonaro”.
Enquanto isso.
Come On, Vogue
A notícia.
Após hiato de dois anos, Met Gala tá de volta.
Moendo os grãos.
Celebridades e estilistas se encontram hoje no ponto alto do calendário de NYC, o baile beneficente do Metropolitan Museum of Art que marca a abertura da exposição anual do Costume Institute do museu. Organizado por Anna Wintour, com ingressos carérrimos, e lista superexclusiva, o tapete vermelho deixa claro por que o Met Gala é o ‘Oscar da Costa Leste’. O tema esse ano é “América: um Léxico da Moda”.
Hungary Games
A notícia.
Em visita à Hungria, o Papa Francisco fez críticas veladas ao presidente Viktor Orban.
Moendo os grãos.
Em visitinha super-rápida a Budapeste, o papa pediu ontem aos bispos húngaros que abracem a diversidade e, em uma missa – com Orban na primeira fila –, pediu ao povo húngaro que “estenda a mão para todo mundo”. O papa e Orban tem visões bastantes diferentes sobre imigração e acolhimento a refugiados.
Vik-tador.
Orban sempre coloca seu governo como bastião da civilização cristã na Europa e a última fronteira contra a “invasão muçulmana”. Já em junho, a Hungria aprovou nova lei que proíbe discussões sobre homossexualidade ou gênero nas escolas e no ano passado, Orban criou áreas exclusivas para heterossexuais.
Ao longo dos últimos 10 anos.
Viktor Orban criou um Judiciário paralelo, colocou veículos de imprensa nas mãos de aliados e, desde o ano passado, por causa da “pandemia”, governa por decretos – a contragosto da oposição. Em 2018, a União Europeia até colocou o país de castigo por “ameaçar a democracia”. Pega nada.
Wake me up when September ends.
Após ordens de Joe Biden, o FBI liberou ontem o primeiro documento secreto sobre a investigação dos ataques de 11 de setembro. O documento revela suspeita de financiamento do governo saudita no atentado. No sábado, em discurso dos 20 anos do 11 de setembro, George W. Bush mencionou os invasores do Capitólio no 6 de janeiro ao compará-los aos terroristas do 9/11. Para analistas, de fato, as medidas após o 11 de setembro impulsionaram grupos de extrema-direita.
Agora pare.
A Universidade de Harvard decidiu encerrar seus investimentos em combustíveis fósseis. Ainda sobre universidades, mas no Afeganistão, o Talibã anunciou ontem que mulheres poderão cursar o Ensino Superior, mas longe dos homens. No ensino primário e secundário, meninas e meninos já estudavam em classes separadas, mesmo durante os anos de ocupação americana.
Smells like teen spirit.
Há três meses, ela era uma high schooler qualquer, agora a rainha é sua fã. Em uma trajetória mágica, garota de 18 anos, na posição 150 do ranking mundial de tênis, a britânica Emma Raducanu, venceu o US Open ao derrotar outra adolescente, Leylah Fernandez, canadense de 19 anos. Já na final masculina, o russo Medvedev pôs fim à chance histórica do sérvio Djokovic de levar – após Austrália, Roland Garros e Wimbledon – os 4 Grand Slams em um único ano.
Nêga, óculos escuros.
Terminando… smart TV, smartphone, e agora… smart glasses. Facebook e Ray-Ban lançaram os óculos inteligentes. E são pretty cool.
Bank$-y.
Para terminar, obra destruída por Banksy será vendida pelo dobro do preço.