espressouse 01

 

“Não abrir por 10 mil anos. Ano do enterro: 2022”

– tiktoker construiu sarcófago de US$ 1200 para sepultar Cheetos com intuito de que futuras civilizações possam encontrá-lo. Assim caminha a humanidade.


espressonacional 01

 

Acode, Acode, Acode
a Bandeira Nacional

 

A notícia.

Não houve fraude nas eleições, conclui relatório paralelo de militares.

 

 

Moendo os grãos.

O Ministério da Defesa chegou à mesma conclusão que o TCU (Tribunal de Contas da União), a OAB (Organização dos Advogados do Brasil), além de outras 14 instituições nacionais e internacionais: eleições foram limpas e sem fraudes. Não que fosse necessário este tipo de validação do Exército, mesmo por que as Forças Armadas não possuem qualquer credibilidade constitucional ou prerrogativa institucional para julgar a própria Justiça Eleitoral. Mas acabou o jogo, talokey?

Ninguém Diz
‘Eu Te Amo’ Como Eu

 

O luto.

Aos 77 anos, morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira.

 

 

Moendo os grãos.

“Baby”, “Meu nome é Gal”, “Meu bem, meu mal” e “Barato total” são só alguns dos sucessos que embalaram o país na voz cristalina e inconfundível de Gal Costa ao longo de seus quase 60 anos de carreira. No último final de semana, Gal cancelou de última hora a participação no Primavera Sound, em São Paulo, após a retirada de um nódulo na fossa direita nasal. A causa da morte ainda é desconhecida.

 

 

Eu vim da Bahia cantar.

Ícone da MPB, Maria da Graça Costa Penna Burgos foi uma voz revolucionária na música e nos costumes brasileiros desde que entrou na cena nacional logo no início de carreira, na década de 1960. Nascida em Salvador, conheceu Caetano Veloso ainda adolescente, quando se aproximou também de Maria Bethânia e Gilberto Gil – amigos até a hora de sua morte – com quem formaria o grupo Doces Bárbaros.

 

 

Em plena ditadura.

Com apenas 20 e poucos anos, ajudaria a fundar o movimento político-cultural do tropicalismo com o lançamento do álbum “Tropicália ou Panis et Circencis”, pilar do movimento tropicalista. Em 1971, fez um dos mais icônicos shows da MPB, “Fa-Tal”, dirigido por Waly Salomão. Ao longo dos anos 1970, começaria a abandonar a imagem de musa subversiva tropicalista para se tornar mais mainstream – quando então se tornaria abertura de novela da Globo com “Gabriela”, de Dorival Caymmi.

*Ato Institucional 5: fechou Supremo, Congresso, prendeu opositores políticos, cerceou direitos, acabou com habeas corpus e implementou censura.

 

 

Em uma de suas últimas apresentações.

Sem citar candidatos, ela fez o ‘L’ e pediu voto “com paz e sabedoria”.

Cantora, mulher, sagrada, fatal, ativista, gigante, magistral, Gal deixa vazio impreenchível. Descanse em paz.


espressoimportado 01

 

Weed & Abortion & Slavery.
Oh my!

 

A notícia.

Aborto, escravidão e maconha: algumas das coisinhas sobre as quais americanos também votaram nestas eleições.

 

 

Moendo os grãos.

Além de escolher deputados, senadores e governadores, alguns eleitores também votaram em consultas populares sobre temas diversos – e sensíveis. Descriminalização das drogas teve algum progresso, já que Maryland e Missouri legalizaram uso recreacional da marijuana, ainda que Arkansas, Dakota do Norte e Dakota do Sul tenham rejeitado a liberalização.

 

 

No fatídico ano.

Em que o Supremo derrubou a garantia constitucional de 50 anos do direito ao aborto – Roe v. Wade –, eleitores asseguraram vitórias aos direitos da mulher. A maior surpresa foi em Kentucky, estado conservador, que derrotou nas urnas uma emenda anti-aborto e abriu caminho para restaurar acesso ao procedimento. Em Vermont e Michigan, eleitores aprovaram inclusão do direito ao aborto na Constituição estadual, o que impedirá lei de 1931 de entrar em efeito.

 

 

5 estados votaram sobre escravidão.

Sério. E um deles manteve o trabalho forçado (ou escravo) como punição a crimes e pagamentos de dívidas, foi a Louisiana. Já no Alabama, Tennessee, Vermont e Oregon, eleitores votaram para eliminar da Constituição estadual escravidão ou servidão involuntária do sistema judiciário.

Enquanto isso…


espressoshots 01

 

Shots O mundo é uma bola.

Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava na liderança da instituição que governa o futebol quando o Qatar venceu a disputa para sediar a Copa, afirmou que escolha da ditadura árabe como sede do torneio foi “erro”. O Qatar tem sido criticado pela sua posição contra os direitos LGBTQ, seu histórico em direitos humanos e tratamento de trabalhadores imigrantes. Já o ex-jogador e embaixador da Copa no Qatar afirmou que homossexualidade é “dano mental”.

 

 

Shots Breaking free.

Pela primeira vez na história, eleições americanas tiveram candidatos LGBTQ em todos os 50 estados. Em reação à onda conservadora anti-LGBTQ nos EUA, foram quase 700 candidatos LGBTQ. O recorde de candidaturas acontece em um ano em que um recorde de 340 leis homofóbicas foram apresentadas e discutidas por parlamentares em 36 estados – como a Flórida, do governador reeleito DeSantis, que aprovou a polêmica ‘Don’t say Gay’.

 

 

Shots Deus me proteja.

Na primeira confissão de um membro da cúpula católica, cardeal admitiu o abuso sexual de uma jovem de 14 anos. Nesta semana, foi aberta investigação para apurar crimes sexuais contra 11 bispos e ex-bispos. Entre os investigados está o ex-bispo de Bordeaux, Jean-Pierre Ricard, 78 anos, que se tornou o primeiro clérigo com status de cardeal a confessar abuso de uma menor.

 

 

Shots Mamma mia.

Terminado, arqueólogos na Itália acharam estátuas de mais de 2 mil anos perfeitamente preservadas.

 

 

Shots Lab blood.

Para terminar, pessoas receberam sangue criado em laboratório pela primeira vez.
O que futuramente pode ajudar quem tem tipo de sangue raro.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e sarcófagos para sepultar pacotes de Cheetos e outros símbolos do século 21 pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma esplendorosa quinta-feira. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *