espressouse 01

 

“Copa tá vindo aí.
A bandeira é nossa!”

– brasileiros na Avenida Paulista após vitória do presidente eleito. Lulapalooza.


espressonacional 01

 

THIRD TIME’S A CHARM

 

A notícia.

Na eleição mais acirrada da história, Lula é eleito presidente Brasil e liderará a nação pela terceira vez.

 

 

Moendo os grãos.

Em uma eleição presidencial histórica sem precedentes, a mais apertada da história, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito novamente presidente do Brasil, com 50,9% dos votos válidos, ao derrotar o atual presidente Bolsonaro (PL), o primeiro a não conseguir a reeleição. Lula retornará em 2023 ao Palácio do Planalto, dessa vez, com Geraldo Alckmin na vice-presidência, e uma frente ampla que inclui de Simone Tebet a Henrique Meirelles, para comandar o país pela terceira vez.

 

 

Squid game.

Ao derrotar Jair Bolsonaro, Lula se torna o primeiro brasileiro a vencer três disputas presidenciais. Antes de 2022, o petista derrotou em 2002 José Serra (PSDB) e em 2006 Geraldo Alckmin (ex-PSDB, hoje PSB), que agora é justamente o seu vice. Ele ainda quebrou outro recorde (que era dele próprio): o maior número de votos em uma eleição presidencial, foram mais de 60 milhões.

 

 

De vermelho vive o coração.

Em relação a 2018, Lula teve 13 milhões de votos a mais que Fernando Haddad e se saiu melhor em todas as regiões, já Bolsonaro perdeu votos no Sudeste e no Sul, quando comparado com a sua votação no segundo turno de 2018.

 

 

I’m back, bitches.

A vitória do ex-presidente, considerado pelos jornais internacionais o político mais popular da American Latina – e possivelmente um dos mais populares do mundo –, representa o ápice da reviravolta em sua carreira política, que contou com uma prisão decretada em abril de 2018 pelo então juiz Sergio Moro, que viria a se tornar ministro de Estado justamente do atual presidente agora derrotado.

 

 

Após 580 dias preso.

Lula foi solto em novembro de 2019, após o Supremo decidir que a execução da pena só poderia ser cumprida após trânsito em julgado, sem que fosse possível recorrer. Em março de 2021, Lula recuperou os seus direitos políticos após o Supremo considerar que o direito a defesa não foi garantido, em meio à parcialidade do juiz, além de que o Paraná não seria a jurisdição correta para julgá-lo.

 

 

Desde que recuperou os direitos políticos.

No ano passado, ele começou a costurar alianças políticas poucos prováveis, como o vice Geraldo Alckmin que se filiou ao PSB após 33 anos de PSDB, partido que ajudou a fundar. A campanha petista ainda conseguiu a coligação mais robusta da disputa, com dez partidos e apoios de peso como FHC, ministros do PSDB, economistas liberais do Plano Real, Tebet e Amoedo.

So Call Me Maybe

 

A notícia.

Silêncio: Bolsonaro fugiu da tradição e ainda não telefonou para o candidato vitorioso.

 

 

Moendo os grãos.

Após a derrota, Bolsonaro sumiu, não fez nenhum pronunciamento, ficou recluso e foi dormir. Abatido, o presidente se recusou a falar inclusive com aliados próximos. O ajudante de ordem do presidente, Mauro Cesar Cid, avisou aos próprios ministros que tentaram falar com Bolsonaro que ele havia ido dormir. Às 22h25, as luzes do Palácio do Planalto foram apagadas.

 

 

Em frente ao palácio.

Bolsonaristas choraram e esperaram fala do presidente, que não apareceu. Após passar toda a eleição – e meses antes dela – lançando dúvidas e suspeitas sobre sistema eleitoral, aliados dizem que não há clima para tentar contestar os resultados das urnas.

 

 

Em tempo.

Bolsonarismo sem Bolsonaro já é palco de disputa.

Daqui Pra Frente

 

A notícia.

Já como presidente eleito, Lula falou que esta não é vitória somente do PT e prometeu unir o país: “não existe dois Brasis”.

 

 

Moendo os grãos.

Ao iniciar o discurso, o novo presidente agradeceu Simone Tebet, ex-presidenciável pelo MDB, que se tornou importante aliada no segundo turno, e definiu a eleição como a mais importante da história do país, na qual um grande movimento foi formado, acima dos partidos políticos e interesses pessoais, em prol da democracia. Então afirmou que todos juntos terão de encontrar saída para viver harmonicamente.

 

 

Democracia acima de todos.

O presidente eleito pediu respeito à Constituição, falou em diálogo com o Congresso e Judiciário, afirmou ser hora de baixar as armas, que a bandeira verde e amarela não tem dono, e, sem citar Bolsonaro, disse que não venceu um candidato, mas a força da máquina do estado: “não enfrentamos um adversário, mas a máquina do estado brasileiro colocada a serviço do candidato de situação,”

 

 

2023 tá logo ali.

Para analistas, o discurso de vitória soou mais como discurso de posse antecipada para ir diluindo qualquer tentativa golpista por parte do candidato derrotado.

Mapa Brasileiro

 

A notícia.

PT e União Brasil são os partidos com maior número de governadores eleitos – quatro estados cada um.

 

 

Moendo os grãos.

Em meio ao segundo turno da eleição presidencial, 12 entes federativos também tiveram 2o turno para governador. As eleições 2022 bateram recorde de governadores reeleitos – foram 17 –, e PT e União Brasil agora lideram ranking dos partidos com mais governadores eleitos. Em seguida na lista, vem PSDB, MDB e PSB, com tries estados  cada um.

 

 

Em São Paulo.

Bolsonarismo levou a melhor e encerrou de vez os 28 anos de hegemonia tucana no estado. Estreante em eleições, o carioca Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, derrotou Fernando Haddad (PT) por e é, é o novo governador do maior colégio eleitoral e mais rico estado brasileiro, pondo fim de novo ao sonho do PT de governar SP pela primeira vez.

 

 

Na Bahia.

Em sua primeira disputa eleitoral, o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) com cerca de 53% dos votos e manteve o domínio do PT, que governará o estado pela 5a vez seguida. Nome próximo a Rui Costa, ele foi escolhido candidato em março após crise interna com a desistência de Jaques Wagner.

 

 

No Rio Grande do Sul.

Em vitória da centro-direita liberal e democrática, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito novamente governador dos gaúchos com cerca de 57% dos votos válidos. Ele derrotou de virada o rival ultradireitista anti vacina Onyx Lorenzoni, ex-ministro de Bolsonaro, que ficou com cerca de 43% dos votos.

Não É Na Venezuela

 

A notícia.

Agentes do Estado fizeram ontem ações para impedir eleitores de votar na oposição; coligação de Lula pediu prisão do diretor da PRF.

 

 

Moendo os grãos.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, mandou a PRF (Polícia Rodoviária Federal) explicar operações ilegais que afetaram o transporte público de eleitores – principalmente no Nordeste. O TSE já havia proibido a PRF de realizar qualquer operação relacionada ao transporte de eleitor no domingo de eleição. Ainda assim, presidente do PRF descumpriu a ordem judicial.


espressoshots 01

 

Shots Brazil is in the house.

Líderes mundiais foram rápidos em reconhecer a vitória de Lula. EUA, União Europeia, Canadá, e os vizinhos latino-americanos foram alguns dos que rapidamente congratularam o presidente eleito. Macron da França disse que um ‘novo capítulo com o Brasil era aberto’, Joe Biden exaltou nosso processo eleitoral – em um esforço de tentar mitigar possível contestação do resultado por Bolsonaro, que terminará a sua presidência isolado das grandes democracias mundiais.

 

 

Shots Abaixa que é tiro.

A terceira deputada federal mais votada do país, Carla Zambelli, votou ontem sem responder se estava armada: “não quero responder esta pergunta”. O setor de inteligência do TSE analisa possível crime de Zambelli por porte ilegal de arma; ela teve a arma apreendida e foi liberada, já o seu segurança foi solto após pagar fiança. Na véspera da eleição, a deputada sacou arma após discussão boba nos Jardins.

 

 

Shots Upside down.

Terminando… após 77 anos, Museu na Alemanha percebeu que o Mondrian estava sendo exibido de cabeça pra baixo.

 

 

Shots Na pelada de sábado.

Para terminar, Flamengo conquistou o tri da Libertadores.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, sonhos e anseios para os próximos quatro anos pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma segunda-feira produtiva. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *