“Icônico sabor de nosso nacho de queijo dentro da garrafa.”
– Doritos se juntou a uma destilaria dinamarquesa para lançar seu primeiro drink alcoólico. Like it or not, here I come.
Dino Bell,
Dino Bell
A notícia.
Com margem estreita, governo Lula venceu seu principal teste: Dino é o mais novo ministro do STF.
Moendo os grãos.
Após sessão de mais de 10 horas, o ex-juiz, ex-deputado, ex-governador, senador licenciado e atual ministro da Justiça, Flávio Dino teve a indicação para o Supremo Tribunal Federal aprovada pelo Senado. O placar de 47 votos a favor e 31 contrários foi o pior da história, atrás apenas de André Mendonça, que, por sinal, foi ministro da Justiça do ex-presidente Bolsonaro.
- Em uma inédita sabatina dupla, a indicação de Paulo Gonet para a chefia do Ministério Público também foi aprovada. O novo procurador-geral da República conseguiu um placar mais folgado: 67 votos favoráveis.
Apesar de ser nordestino.
O 171º ministro da Suprema Corte rompe pouco ou quase nada com o perfil histórico dos membros deste tribunal centenário. Do sexo masculino e com 55 anos, o maranhense tem exatamente a mesma idade média dos ministros na hora da posse, mas ajusta a lista de nordestinos – já que apenas outros três (de 29 ministros desde 1989) também vieram da região.
- Se a longo da História, o sudeste teve maior numero de magistrados empossados, a sua participação ficou ainda maior nas últimas décadas. Desde 1989, 60% dos membros do Supremo vieram de Rio, SP ou Minas.
Some Like It Hot
A notícia.
Planeta Terra enfim conseguiu entrar em acordo sobre a necessidade de uma transição energética.
Moendo os grãos.
Pela primeira vez, 200 nações reconheceram que é preciso se afastar de petróleo, carvão e gás. É a primeira vez que uma COP, a superconferência climática da ONU, que acontece desde os anos 1990, pede especificamente por freio no uso dos combustíveis fósseis. Ainda assim, o acordo final da COP28 garante vitórias para os interesses da indústria petrolífera – que garantiu o uso de “distanciamento” ao invés de “eliminação” no documento. Mas para além de declarações como “diminuição de gases do efeito estufa” e “não deixar o planeta esquentar”, a comunidade internacional enfim declarou ser hora de restringir o uso de petróleo e partir para as fontes de energia renováveis. Sigamos.
Ao Deus-Dará
A notícia.
Novo cessar-fogo é cada vez mais improvável, afirmou Catar. Israel agora bombardeia também o Sul de Gaza.
Moendo os grãos.
No Fórum de Doha, o primeiro-ministro do Catar – que junto aos EUA intermediou o cessar-fogo de uma semana no fim de novembro – afirmou ontem que continuará a pressionar Israel por uma pausa na guerra. Já o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse domingo que “a guerra está a pleno vapor” e que “dezenas de terroristas do Hamas têm se rendido”. As declarações acontecem à medida em que a crise humanitária na Faixa de Gaza piora a cada dia.
- Já são quase 20 mil mortos, a maioria são crianças. De acordo com a Unicef, Gaza é o lugar mais perigoso do mundo para ser criança atualmente.
Já na Casa Branca.
Ao lado de 800 convidados, em celebração à quinta noite do Hannukah – uma das principais festividades judaicas (quando se acende o menorah) –, Joe Biden reafirmou apoio à Israel. Mas o governo americano vem mudando o tom e pressionando Netanyahu.
Enquanto isso.
MAIS GUERRA: o presidente ucraniano sente que, após o início da guerra de Israel, o mundo deixou de lado a Ucrânia e Putin possa se aproveitar desse momento.
Watermelon Resistance
A pergunta.
Por que a melancia se tornou símbolo da resistência palestina?
Moendo os grãos.
Não é de hoje que a fruta de interior vermelho e branco, casca verde e sementes pretas – ou seja, as cores da bandeira palestina – começou a ser associada à causa palestina, mas a melancia voltou à tona após viralizar um novo filtro em solidariedade à Palestina, em meio ao recrudescimento da guerra sem precedentes na Faixa de Gaza. Para entender melhor essa história, confira o Insta do .
This is America?
O promotor especial que investiga um dos casos contra Trump – aquele sobre insurreição na tentativa de derrubada do governo legítimo dos EUA – perguntou ao Supremo, se o ex-presidente pode mesmo ser processado, já que o próprio alega não haver embasamento jurídico pois presidia o país. Em poucas horas, Supremo aceitou analisar a consideração, o que indica que a decisão virá nas próximas semanas e Trump poderia ser julgado já em março.
- É sabido que a China se prepara para tomar o lugar dos EUA como potência econômica número um. Diversos acadêmicos consideram que a eleição de Trump em 2016 será vista futuramente por historiadores como um dos principais sintomas do declínio da hegemonia e decadência do Império Americano*. Mas o que de fato acontece quando um projetinho a ditador lidera uma superpotência como os EUA? Podemos descobrir já no próximo ano.
*Como todo Império que chega ao fim (Romano, Otomano, Britânico) são muitos os sintomas que apontam para a sua derrocada.
Olha a água.
Em evento com o mercado financeiro, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, admitiu que a tarifa de água vai subir mesmo com a privatização da Sabesp. É um giro 360 graus no discurso do governo paulista, que ao longo de todo o processo sustentou a privatização como meio para “permitir redução de tarifa e garantir água e esgoto para todos”; o próprio governador afirmou isso. Mas agora mudou o discurso. O projeto de lei que privatiza a Companhia de Saneamento Básico de SP foi aprovado semana passada em uma sessão tumultuada, mas com votação folgada na Alesp (Assembleia de SP).
I have a dream.
Em Atlanta, Geórgia, um homem foi preso após jogar gasolina e tentar atear fogo na casa de dois andares onde MLK nasceu e viveu por 12 anos. A residência que é monumento federal foi salva graças às próprias pessoas que passavam por perto: “a rápida ação salvou um importante pedaço da história americana,” afirmaram as autoridades.
Royal flush.
Terminando… Harry venceu hoje processo judicial contra Daily Mail, após tribunal decidir que ele teve sim o celular grampeado pelo tabloide.
Put a ring on it.
Para terminar, Ritz Paris encontrou o anel perdido pela hóspede avaliado em 750 mil euros – estava dentro de um aspirador de pó.
SEXTOU!
indica: O Mundo Depois Nós
Com produção executiva dos Obamas, o thriller distópico estrelado por Julia Roberts nos coloca em um mundo apocalítico, onde a grande ameaça não são ETs, uma pandemia ou asteroide, mas a retirada repentina de confortos tecnológicos que assumimos como inerentes ao convívio social. O suspense levanta não só questões do atual entrelaçamento do mundo digital e de cibersegurança, mas problemáticas e nuances humanas e raciais, que crescem rumo a um clímax que se revela um pequeno desfecho, o que pode frustrar os que precisam de óbvias respostas finais.