“Melhor taco espacial ever.” – astronautas aperfeiçoaram sua receita de taco. A tripulação da Estação Espacial usou chili colhido por eles mesmos. Space cake taco got high.
Last Call
A notícia.
Na COP26, líderes mundiais prometem acabar com o desmatamento até 2030.
Moendo os grãos.
A principal conferência climática do planeta finalmente está rolando. No segundo dia do evento, líderes de mais de 100 países assinaram um pacto que inclui US$ 19 bilhões em fundos públicos e privados que serão usados em países em desenvolvimento para restaurar áreas prejudicadas, preservar animais e proteger indígenas. Ontem países assinaram ainda compromisso para cortar emissão de gases metano.
Conta mais.
O documento assinado por mais de 100 países prevê a redução de 30% do poluente até 2030. China, Rússia e Índia não quiserem assinar o pacto. Já o Brasil, que está entre os cinco maiores emissores de metano do planeta, terminou fechando acordo para assinar, após pressão dos EUA.
Mas o progresso não será fácil.
Apesar dos acordos, Joe Biden chegou na COP26 com seu cacife abalado, já que não conseguiu aprovar um superpacote ambiental no Congresso dos EUA. Já o novo plano climático da China desapontou especialistas por ser pouquíssimo ambicioso. E um estudo recente mostra que a transição dos combustíveis fósseis para os renováveis tem acontecido tão lentamente que uma catástrofe não será evitada.
Em tempo.
Biden criticou fortemente ontem a China e a Rússia pelas ausências de seus líderes, Xi Jinping e Putin, na COP26.
Lembrando.
Bolsonaro, que continua em Roma, também fez questão de pular a conferência climática. O presidente brasileiro está na Itália desde sábado quando aconteceu o G-20. Ontem Bolsonaro se encontrou com o líder da ultradireita italiana.
Meu Brasil Brasileiro
A notícia.
O coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança Climática pediu demissão em plena COP26.
Moendo os grãos.
O engenheiro e advogado Oswaldo Lucon se demitiu ontem do posto que foi nomeado em 2019 pelo presidente Bolsonaro. Para Lucon, a sociedade e o governo estão em estandes diferentes sobre agenda ambiental. O Brasil, de fato, chegou isolado a Glasgow. De acordo com o Observatório do Clima, o Brasil andou na contramão o mundo em 2020.
Kill bill.
O Supremo dos EUA passou a julgar nessa semana a constitucionalidade da lei anti aborto do Texas que representa o maior golpe contra os direitos das mulheres em mais de 50 anos. Em meio ao início das argumentações orais, a corte parece que bloqueará a lei no Texas, já que dois juízes conservadores – indicados por Trump – criticaram as premissas da lei.
Under the sea.
Países latino-americanos se uniram para criar uma das maiores reservas marítimas do planeta. Panamá, Equador, Colômbia e Costa Rica, todos banhados pelo Oceano Pacífico, uniram suas reservas marinhas para criar um dos mais ricos bolsões de biodiversidade oceânica do mundo.
I belong to me.
Terminando… Jessica Simpson ganhou de volta o direito ao seu nome. A cantora venceu a disputa para recuperar sua marca milionária.
E o que você fez?
Para terminar, já é Natal – cada ano mais cedo.