“Liquid Death.”
– a startup de água já vale US$ 700 milhões. A prova de que a galera morre mesmo é de sede por água vendida em latinhas estilosas. Bebeu água?
Entre Tapas & Beijos
A notícia.
É Tebet + Lula + FHC.
Moendo os grãos.
Dona de quase 5 milhões de votos no 1o turno, Simone Tebet (MDB), terceira colocada nas eleições, disse que não anularia seu voto (como muitos aliados pediram) e declarou voto em Lula: “Depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o compromisso com o a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”. Antes, a emedebista entregou uma série de propostas ao petista e fez um desabafo no qual criticou o governo Bolsonaro.
- “A negação atrasou a vacina. A arma ocupou o lugar do livro. A iniquidade fez curvar a esperança. A mentira feriu a verdade. O ouvido conciliador deu lugar à voz esbravejada. O conceito de humanidade foi substituído por desamor. Brasil voltou ao mapa da fome. Orçamento, antes público, necessário para servir ao povo, tornou-se secreto e privado.”
Bastidor.
Lula almoçou com Tebet na casa de Marta Suplicy, após intermediação e negociação de Geraldo Alckmin.
No ninho tucano.
O ex-presidente FHC foi claro e direto ao anunciar apoio a Lula e citar o nome do rival histórico: “Neste 2o turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.”
- Rodrigo Maia, que era secretário de Ações Estratégicas, pediu demissão do governo de São Paulo, após o governador tucano Rodrigo Garcia declarar apoio “incondicional” a Bolsonaro. Maia chegou ao governo através de João Doria. Economista Zeina Latif também pediu pra sair.
Já Bolsonaro.
Recebeu apoio de mais dois governadores reeleitos, Ratinho Júnior (PSD) no Paraná e Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal. No Pará, Elder Barbalho (MDB), também reeleito, declarou voto em Lula.
- Assim está o placar de apoio entre governadores já eleitos em primeiro turno: 9 pra Bolsonaro; 5 para Lula, que ontem à tarde reuniu 10 governadores.
Em tempo.
Revista britânica The Economist: ‘Só Lula pode impedir’ Bolsonaro, que ‘seria ruim para o Brasil e o mundo,’ afirma a Bíblia do liberalismo.
Inhale, exhale.
Sim, o transtorno do estresse pós-eleitoral é uma realidade e é mais intenso após frustrações políticas; veja como lidar e proteger a saúde mental de tristeza, raiva e medo após a eleição.
Primeira pesquisa Ipec 2o turno.
Lula tem 55% e Bolsonaro, 44% dos votos válidos.
Ver TV a Cores na
Taba de um Índio
A pergunta.
Quem é a primeira indígena deputada federal por SP?
Moendo os grãos.
Aos 48 anos, a líder indígena Sonia Guajajara entrou para a lista da Time das 100 pessoas mais influentes do mundo neste ano – única brasileira ao lado de personalidades como Joe Biden, Zendaya, Putin, e Zelenskyy. Filha de pais analfabetos, a atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib) nasceu na comunidade Guajajara, no interior do Maranhão, e se graduou em letras e enfermagem. Antes dela, apenas dois indígenas haviam sido eleitos deputados federais: Mário Juruna (PDT-RJ), em 1982, e Joênia Wapichana (Rede-RR), em 2018.
- Em 2022, 186 candidatos parlamentares declararam ser indígenas ao TSE* – aumento de 40% em comparação com a última eleição.
*Tribunal Superior Eleitoral
Óleos nos óleos.
Em plena guerra, quando o preço da gasolina já vem aumentando, a Opep – grupo de país exportadores de petróleo – decidiu ajudar Vladimir Putin em sua guerra energética e anunciou que cortará a produção de petróleo em cerca de dois milhões de barris por dia. O preço imediatamente disparou após a reunião do cartel, que inclui países como Arábia Saudita, Qatar e Venezuela, com a Rússia.
Ucrânia resiste.
Parlamento russo ratificou nesta semana a anexação das regiões ucranianas que passaram por ‘consulta popular’ semana passada; uma violação das leis internacionais, de acordo com as potências ocidentais. E enquanto Vladimir Putin tenta de fato tomar para a Rússia tais cidades e territórios ucranianos, o Exército da Ucrânia avança e tem vitórias na região. Moscou vem perdendo muito chão para Kiev.
- Mapa do Ministério de Defesa russo confirma perdas significativas em Donetsk e Luhansk.
Art of the deal.
Trump pediu ao Supremo dos EUA para que intervenha no mandado de busca e apreensão de documentos secretos em sua residência de Mar-a-Lago na Flórida. Falando no ex-presidente dos EUA, ele processou a CNN por difamação e pediu US$ 2,5 bilhões em indenização.
A gente tem química.
O Nobel de Química foi entregue aos três fundadores da ‘química click’, uma ferramenta criativa que ajuda na construção de moléculas como se fossem peças de Lego. Hoje sai o Nobel de Literatura.
Strawberry fields forever.
Terminando… vídeo inédito dos Beatles no Japão foi divulgado.
Age is nothing but a number.
Para terminar, Hillary Swank está grávida de gêmeos aos 48.