“Ultrajante.” – o filme Clube da Luta ganhou novo final na China. Spoiler: Tyler (Brad Pitt) não destrói ‘ideologia consumista’ e é punido pelo Estado. Made in China.
Fakegram
A notícia.
Moendo os grãos.
Após a plataforma russa que não tem representação no país ignorar sucessivas tentativas de contato do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o MPF (Ministério Público Federal) prepara cerco ao aplicativo. O próprio fundador russo Pavel Durov foi procurado por autoridades brasileiras, mas nem tchum. Procuradores de SP que conduzem inquérito sobre fake news agora querem medidas judiciais.
WhatsApp É coisa do passado.
Em 6 de janeiro, o procurador Yuri da Luz notificou também o Twitter sobre denúncias de notícias falsas na plataforma – dois dias antes de responder ao MPF, o Twitter adotou por aqui um ‘botão’ contra fake news já existente nos EUA. Já o Telegram é considerado o mais permissivo disseminador de conteúdo falso e se tornou o queridinho da extrema-direita no Brasil.
Olavo Acima de Tudo
A notícia.
Aos 74 anos, morreu o ‘guru bolsonarista’ e ícone do neoconservadorismo Olavo de Carvalho.
Moendo os grãos.
Diagnosticado com Covid-19, ele chamava a doença de “historinha de terror”. Bolsonaro lamentou: “um dos maiores pensadores da história do país,” e, em atitude rara, decretou luto. Em julho, o escritor – ferrenho crítico das universidades públicas brasileiras – chegou a ser internado no Hospital da USP. Em novembro, ainda internado, recebeu intimação da PF para depor no inquérito das milícias digitais e, dias depois, fugiu do Brasil. Olavo morreu na Virgínia, EUA.
O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.
Adepto de teorias conspiratórias, o autointitulado professor de filosofia propagava em livros e cursos online o tal “marxismo cultural”, teoria na qual existe uma elite esquerdista mundial composta pela mídia, artistas, universidades, cientistas e grandes empresários que querem implementar o comunismo no planeta.
As Maias
A notícia.
Em julgamento histórico, Guatemala condenou ex-soldados pelo estupro de mulheres indígenas.
Moendo os grãos.
O Supremo da Guatemala sentenciou ontem cinco paramilitares a 30 anos de prisão pelo estupro de dezenas de mulheres maias. Os crimes aconteceram entre 1981 e 1983, durante a guerra civil (que durou 36 anos, de 1960 a 1996), uma das maiores barbaridades da história da América Latina, considerada por muitos, incluindo os próprios indígenas, um genocídio do povo maia – 200 mil pessoas morreram ou desapareceram nas mãos do Exército ou de milícias de direita.
I bless the rains down in Africa.
Já são oitos mortos e mais de 40 feridos após confusão em estádio na capital de Camarões durante a Copa Africana – duas crianças estão entre os mortos. O presidente camaronês ordenou investigação sobre o “trágico incidente” e a Fifa lamentou as mortes após cenas caóticas que mostram torcedores lutando para entrar no estádio com capacidade para 50 mil, subindo pelas cercas, e sendo esmagados no portão de entrada.
Tá passada?
A Pfizer iniciou ontem os estudos clínicos da vacina específica contra a variante Ômicron – que deve ficar disponível para uso em março. Em meio à disseminação da cepa, o mundo atingiu a maior média diária de mortes por covid em quatro meses e bateu recorde de novos casos pelo 7o dia seguido. Enquanto isso, o ministro da Saúde no Brasil afirmou ontem que cloroquina não tem comprovação científica – dias após a sua própria pasta defender o remédio.
The sons want to kill the father.
A polícia de Londres investigará as festas em Downing Street, número 10, residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido. Ontem no parlamento, Boris Johnson voltou a se defender e disse que não “quebrou a lei” ao fazer – inclusive – festinha de aniversário, com dezenas de convidados, durante lockdown no ano passado. Parlamentares de seu partido, muito parecidos com o próprio Johnson, agora querem a renúncia e, quem sabe, o cargo de primeiro-ministro.
Mr. tambourine man.
Em um negócio avaliado entre US$ 150 e US$ 200 milhões, Bob Dylan vendeu todo o seu catálogo de canções para a Sony Music. Único músico ganhador do Nobel de Literatura, Dylan é a pessoa mais premiada do mundo: são vários Grammys, um Oscar, Globo de Ouro, Medalha Presidencial, Pulitzer e Nobel. A Sony agora é detentora não só de suas músicas desde 1962, mas também de futuras criações.
Heigh-ho!
Terminando… Peter Dinklage, de Game of Thrones, criticou a Disney pelo live-action em produção da ‘história retrógrada’ de Branca de Neve.
Counting stars.
Para terminar, novo telescópio da NASA enfim chegou ao seu destino.