“Me senti incrível.”
– estudante indiano de 27 anos enfim decifrou um puzzle de 2500 anos. And I’m feeling good.
ELE ‘MERESSI’
A notícia.
Em final épica contra França, Argentina é coroada tricampeã mundial e encerra 20 anos de domínio europeu.
Moendo os grãos.
Argentina é a nova tricampeã da Copa do Mundo após uma final dramática que foi decidida nos pênaltis, em meio a um empate de 3 a 3 contra os franceses. “Nunca houve uma final como esta” e “a maior final da história” foram algumas das manchetes nos principais jornais, que destacaram a glória máxima alcançada por Lionel Messi justamente em sua última Copa.
L10nel.
O camisa 10 argentino e o camisa 10 francês, colegas no PSG, disputaram a mais eletrizante final da Copa do Mundo das últimas décadas. Messi, eleito o melhor do mundo por seguidas vezes, e em sua última chance de levar uma Copa para casa, enfrentou o prodígio Mbappé, artilheiro da seleção vencedora de 2018, a França, que tentou defender a sua taça – feito não visto desde 1962.
- Naquele ano de 1962, foi justamente o Brasil o último país a ganhar duas Copas consecutivas e defender com sucesso a taça do mundo.
Após cinco Copas.
Messi, que marcou dois gols na partida e foi eleito o melhor jogador da Copa no Qatar, enfim ganhou o mais desejado troféu do esporte mais popular do planeta. Após espera de 36 anos, a Taça do Mundo voltou novamente aos braços dos argentinos que explodiram em festa – o que não acontecia desde 1986 com Diego Maradona.
- “Conquista da Copa faz Messi maior que Maradona,” argumenta Luís Curro.
Antes de 2022.
Ambas as vitórias da Argentina foram no século passado (78 e 86) e a França só passou a ser campeã a partir da virada deste novo século (98 e 2018). Com a vitória de ontem, Argentina ocupa agora o quarto lugar do exclusivo clube de 8 países campeões do mundo. A lista liderada pelo Brasil, com cinco vitórias, traz Itália e Alemanha, tetracampeãs, e então Argentina, seguida pela França e Uruguai, com duas taças. Inglaterra e Espanha só chegaram ao topo uma única vez.
O papa é tri.
Vitória argentina coloca Francisco como o primeiro papa campeão na Copa do Mundo.
Gol do Qatar.
“Contestada e controversa, Copa no Qatar foi golaço geopolítico,” argumenta Mathias Alencastro
Eu tenho os meus desejos
e planos secretos.
Por 6 a 5, Supremo derrubou o ‘orçamento secreto’ ao julgá-lo inconstitucional. É o fim da distribuição sigilosa de recursos públicos por meio deste mecanismo aditivado, que no governo Bolsonaro, sob novas regras, garantiu ao presidente da Câmara, e não mais ao presidente da República, o poder de ditar os gastos orçamentários do país. Por meio das novas regras de uso adotadas em 2020, não era possível saber os beneficiados e nem para onde ia o dinheiro das chamadas ‘emendas do relator’.
- Da revelação no Estadão, primeiro veículo a noticiar a nova prática, à queda no STF: veja os principais momentos do esquema.
Tuiteiro-chefe ataca novamente.
Elon Musk, que não é mais o homem mais rico do mundo, talvez deixe de ser também CEO do Twitter, após lançar uma enquete na rede perguntado se deveria deixar o cargo e assumindo o compromisso de respeitar o resultado da enquete. Não deu outra. Os usuários do Twitter votaram para ele abandonar a chefia da empresa. E agora?
- Enquanto isso, Musk iniciou uma ‘caça às bruxas’ contra jornalistas que cobrem a sua vida. Correspondentes do NYT, WP, CNN, entre outros, tiveram contas no Twitter suspensas.
Party animal.
Mesmo “destruído psicologicamente”, após derrota do Brasil, Neymar organizou uma mega festa no casarão de sua irmã em SP. Agora, com as atuações majestosas de Messi e Mbappé, ele corre para não ficar para trás.
Olha a cobra.
Terminando… descobertas científicas que fazem a diferença: cobras têm clitóris e formigas são capazes de fabricar leite.
Come on, Barbie, let’s go party.
Para terminar, primeiro trailer de ‘Barbie’ com Margot Robbie – e narração de Helen Mirren?