“Começou com poucas ovelhas.”
– rebanho de mais de 100 ovelhas na China anda em círculo a 12 dias seguidos sem parar. Não dá pra dormir com essa contagem de carneirinhos.
I’m On Fire
A notícia.
Sai a COP, entra a COPA.
Moendo os grãos.
Após duas semanas, chegou ao fim a principal conferência climática do planeta, a COP 27, que entrará para a história como aquela em que mataram o plano de não deixar o planeta esquentar mais de 1,5o Celsius acima da temperatura média pré-Revolução Industrial. Para tanto, seria necessário diminuir a emissão de carbono em mais de 50% até 2030. Não vai rolar.
- Ainda assim, houve ganhos históricos, como o acordo entre países ricos – após mudança de posição dos EUA – para compensar nações pobres.
Vejamos alguns números da COP27.
- US$ 234 milhões valor das promessas feitas pelos países desenvolvidos ao Fundo de Adaptação da ONU durante o encontro.
- 30%: porcentagem de florestas tropicais localizadas na África que serão licenciadas para exploração de gás e petróleo.
- 70%: diminuição esperada da demanda global de carvão até 20150. Seria necessário a diminuição de 90% para limitar aquecimento até 1,5o C.
- 2,7o C: Quantos graus o país deve esquentar até 2100 com base nas promessas feitas pelos países na COP27.
- 150: número de países que prometeram cortar em 30% a emissão de gás metano até 2030.
All Eyes on Qatar
A pergunta.
Quantas vidas custou para colocar de pé a Copa do Qatar?
Moendo os grãos.
A estimativa mais aceita é de 6500 trabalhadores mortos (todos do Nepal, Paquistão, Índia, Sri Lanka e Bangladesh) desde que o Qatar foi selecionado país-sede. Estimado pelo Guardian, o número foi revelado ano passado, mas ainda assim deve estar subestimado, já que o próprio governo dificulta a análise. Relatório da Anistia Internacional aponta a morte de 15.799 não catarianos entre 2011 e 2020. Mas a ligação com a Copa é imprecisa.
Nos últimos 10 anos.
O Qatar embarcou em um programa de construção sem precedentes. Além de sete novos estádios, dezenas de grandes projetos foram concluídos ou ainda estão em andamento, incluindo um aeroporto, diversas estradas, sistemas de transporte público, hotéis e uma cidade novinha em folha, que sediará a final da Copa.
Em tempo.
Após a Fifa ameaçar com cartão amarelo (ou até expulsão), as seleções que ousassem protestar pelos direitos civis LGBTQ no Qatar, sete países europeus – Inglaterra, Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha, e Dinamarca – desistiram do plano de usar braçadeiras com “One Love” e cores do arco-íris. No Qatar, a homossexualidade é ilegal e pessoas que tiverem sexo com pessoas do mesmo sexo podem pegar até sete anos de cadeia pelo crime de “sodomia”.
- Ainda assim, ex-jogadora inglesa, e comentarista na Copa, usou ontem a braçadeira LGBTQ proibida. Ui.
Enquanto isso.
Na imprensa internacional:
- A Copa que mudou tudo: a decisão de levá-la ao Qatar virou um pequeno país de ponta-cabeça, manchou a reputação da Fifa, e alterou o tecido esportivo do futebol (New York Times).
- O lado obscuro da Copa: o jogo sujo da Fifa e como o Qatar conseguiu sediar o torneio (The New Yorker).
- ‘O que fazemos aqui?’: imprensa confronta dilemas morais, restrições nada usuais, e especificidades de cobertura na Copa do Qatar (Vanity Fair).
Shake it off.
O terremoto mais mortal de quem se tem registro na Indonésia já deixou 270 mortos, incluindo muitas crianças em escolas. Mais de cinco mil pessoas foram evacuadas, centenas estão presas em escombros e outras milhares estão feridas após o poderosíssimo terremoto de magnitude 6,9 na principal ilha do país, Java, a cerca de 75km da capital Jakarta. A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo.
O choro é livre.
Você está achando Bolsonaro sumido? Só se for na função de presidir o país para o qual foi eleito em 2018 – mas não em 2022. O candidato perdedor nunca aceitou a derrota, nunca parabenizou o vencedor, nunca fez discurso concedendo a disputa, e liga todos os dias para o presidente de seu partido pedindo para que entre com ação judicial contra o resultado. Bolsonaro também têm dito que é muito longa a espera entre eleição e posse – e Congresso deveria alterar isso.
- Enquanto isso, aqui quem fala é: bolsonaristas pediram ajuda a ‘extraterrestres’ – para salvar-nos do comunismo e impedir posse de Lula.
Loucademia militar.
Militar foi morto pelo colega militar dentro do Ministério de Defesa. A família de Kauan Duarte está em choque com o assassinato do soldado de apenas 19 anos após discussão com outro soldado da FAB (Força Aérea Brasileira) dentro do alojamento localizado em anexo da Defesa, na Esplanada dos Ministérios. Por se tratar de crime entre militares, não é a polícia quem conduzirá investigação e sim a própria Aeronáutica.
In with Rob, out with Bob.
A Disney demitiu o CEO de menos de três anos, Bob Chapek, e trará de volta Robert Iger, seu CEO por mais de 15 anos. Iger tava super feliz com a aposentadoria e ajudou a escolher Chapek, mas não rolou. Primeiramente, veio a pandemia, que virou a Disney de ponta cabeça, depois vieram as polêmicas de não lutar contra a ‘Don’t say gay’ e ainda disputa judicial com Scarlett Johansson.
iCrash.
Terminando… carro descontrolado invadiu a Apple Store em Massachusetts; uma pessoa morreu.
Someone like you.
Para terminar, enfim Adele em Vegas.