espressouse 01

 

“Inovações?” 

– filha de Steve Jobs fez piada sobre o novo iPhone 14. É a primeira vez que ela critica produtos da empresa do pai. iCan’t.


espressoimportado 01

 

O (LONGO) SHOW
DA (MAIS) PODEROSA

 

A notícia.

Aos 96 anos, morreu a mais longeva monarca da História, Elizabeth II, rainha por 70 anos.

 

 

Moendo os grãos.

Na quinta-feira, às 18h30 (horário local), o Palácio de Buckingham anunciou a morte de Elizabeth II, que reinou por quase oito décadas – nenhum monarca britânico (ou de outra nacionalidade) reinou por tanto tempo. Ela morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, sua residência favorita durante o verão. Os quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos já estavam ao seu lado – ou a caminho – quando a morte foi anunciada.

 

 

Long live the Queen.

Em um mundo em constante mudança e agitação, a rainha serviu como pilar de estabilidade para os súditos britânicos. A sua última aparição pública foi na terça-feira, quando ela sorridente e de bengala congratulou a mais nova primeira-ministra Liz Truss – a rainha teve 15 primeiros-ministros (quem de fato detém o Poder político em uma monarquia parlamentar como a britânica) ao longo de seu reinado.

 

 

RIP, Betinha.

A deterioração do estado de saúde da rainha já era motivo de preocupação e especulação há tempos, o que a forçou a gradativamente cancelar aparições públicas ao longo dos anos. A Covid-19, em fevereiro, a deixou ainda mais exausta, como próprio afirmou na época. No Jubileu de Platina, em comemoração aos 70 anos de reinado, ela apareceu no icônico balcão de Buckingham, mas faltou aos diversos outros eventos programados.

I Just Can’t Wait To be King

 

A notícia.

Após 70 anos de espera, Charles é enfim rei do Reino Unido.

 

 

Moendo os grãos.

Após a morte da monarca mais longeva da história, o herdeiro mas longevo da história enfim é rei. Charles se tornou Charles, o terceiro, e reina agora sobre a 5a maior economia do mundo. No exato momento em que sua mãe morreu, o trono passou imediatamente, e sem cerimônia para ele, agora ex-príncipe de Gales. A coroação, no entanto, ainda levará meses.

 

 

Your majesty the king.

Ontem o novo rei se encontrou com a primeira-ministra a fez o primeiro pronunciamento à nação, prometendo ‘duradouro serviço’ ao país. Hoje, em cerimônia que teve origem na Idade Média – e que foi pela primeira vez televisionada hoje –, Charles foi formalmente proclamado rei britânico pelo Conselho de Sucessão no Palácio de Saint James.

 

 

Ou seja.

Com o novo rei, vêm novas mudanças como:

 

 

Em tempos de aquecimento global.

Charles, árduo defensor das causas ambientais, tem tudo para entrar para História como o ‘rei climático’.


espressoshots 01

 

Shots Don’t be a drag, just be a queen.

A rainha perdoou o inventor do computador, Alan Turing, punido por ser gay. Um dos matemáticos mais brilhantes da história, que desvendou códigos nazistas, dava aula em Cambridge aos 26 anos, e apresentou em 1947 o projeto do primeiro computador, foi preso quando já era herói nacional, em 1952, por denunciar um assalto em sua casa. Os policiais ao chegarem perguntaram quem era o rapaz com ele, que afirmou sem pestanejar: “Meu namorado.”

 

 

Shots Englishwoman in New York.

A rainha recebeu 13 presidentes americanos e viveu mais que sete deles. Ela tinha 25 anos quando, ainda como princesa herdeira, visitou Washington e ficou hospedada com o presidente Harry Truman. Após a coroação em 1953, ela dançaria com Gerald Ford em 1976, cavalgaria com Ronald Reagan em 1982 e receberia os Obamas em 2009.

 

 

Shots Old, but gold.

Nove em cada dez pessoas vivas atualmente nasceram após Elizabeth se tornar rainha, em 1952. Para colocar o recorde de reinado de Elizabeth II em perspectiva, basta imaginar que até quinta-feira, 9 de cada 10 seres humanos vivos nunca haviam conhecido ou presenciado outro monarca britânico além dela.

 

 

Shots Banbalangandã, balangadã, aêê.

Terminando... na única visita ao Brasil, em 1968, a rainha encontrou Pelé, assistiu a Mangueira, inaugurou o Masp e ganhou balangadã em Salvador.

 

 

Shots Marylin, Madonna, Elizabeth.

Para terminar, de The Crown 007, como Elizabeth II influenciou a cultura pop.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, e tributos à rainha (ou críticas ao colonialismo britânico) pra espresso@espressonoticia.com.br

Um sábado incrível e um domingo relaxante, nos vemos na segunda-feira. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *