“Cannabis.”
– é a nova opção de delivery nos apps do Uber Eats em Toronto. I was gonna clean my room… until I got high.
Big Little Lies
A notícia.
TSE abriu investigação sobre amplo “ecossistema de desinformação” a favor de Bolsonaro; bolsonaristas falam em ‘ditadura de toga’.
Moendo os grãos.
Após ação do PT, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu investigação contra rede de fake news, na qual “pessoas jurídicas responsáveis por provedores de conteúdo, ainda que não veiculem pecas típicas de propaganda eleitoral, assumiram comportamento simbiótico à campanha midiática de Jair Bolsonaro”. Carlos Bolsonaro é um dos alvos e tem três dias para se explicar.
Além do filho do presidente.
Outros 28 perfis suspeitos de propagação de notícias falsas, incluindo os canais de YouTube “Brasil Paralelo”, “Foco do Brasil, “Folha Política” e “Dr. News”, todos com viés bolsonarista, também foram desmonetizados e precisam suspender a veiculação do documentário sobre atentado contra Bolsonaro em 2018.
- Enquanto isso, dias após o TSE conceder três direitos de resposta à Lula na Jovem Pan, a emissora (que se tornou linha auxiliar do bolsonarismo e do próprio golpe contra urnas e Justiça Eleitoral) orientou comentaristas a pararem de xingar o ex-presidente.
Throwback thursday.
Do New York Times em 2019: Como o YouTube radicalizou o Brasil e fez crescer a extrema direita no país por meio de vídeos conspiratórios sem base factual.
Em Meio à Guerra
da Desinformação…
Não para não.
Justiça Eleitoral nega que tenha mandado André Valadão se retratar por mentiras contra Lula; pastor soltou vídeo em que debocha do TSE e ainda mete mais esta fake news.
52% X 48%
Datafolha.
Caiu dois pontos a vantagem de Lula sobre Bolsonaro nos votos válidos. Pela primeira vez, ambos estão empatados na margem de erro.
Manda Quem Pode,
Obedece Quem Tem Emprego
A pergunta.
Moendo os grãos.
É uma prática criminosa que consiste na coação de funcionários pelos seus empregadores, que prometem desde benefícios – como aumento e bônus salarial – à própria demissão e fechamento da empresa, caso seu empregado vote ou deixe de votar em determinado candidato.
- Acreditava-se que a prática havia desaparecido desde a redemocratização, mas voltou com força total em 2022.
Nestas eleições.
As denúncias de assédio eleitoral explodiram e já são mais que o dobrou de 2018. O Ministério Público do Trabalho registrou escalada de “condutas abusivas” de empresários que pressionam seus empregados a votarem em Bolsonaro. Minas é o estado que registrou maior número de denúncias – mas obviamente existe subnotificação, principalmente em estados do Centro-Oeste e Norte.
Nesta semana.
O procurador-geral José Lima Ramos Pereira, chefe do MPT, afirmou estar preocupado com a banalização do assédio eleitoral e disse que a pressão nesta reta final de campanha tornou o ambiente de trabalho “doentio”: “parece que o empregador entende que tem o poder de forçar o voto do trabalhador.”
From Russia, with love.
Oito meses após iniciada a guerra, Vladimir Putin declarou lei marcial nas áreas ucranianas anexadas pela Rússia – e também em Moscou. É a primeira vez desde a 2a Guerra Mundial que leis marciais são instituídas pelo Kremlin e é uma admissão de que a guerra está fugindo de controle. Na prática, isso significa um estado emergencial, na qual leis civis são substituídas por leis militares que incluem:
- Instaurar toque de recolher.
- Confiscar propriedades.
- Prender pessoas por até 30 dias sem o devido processo legal.
O véu de Elnaz.
Uma multidão saudou a escaladora e medalhista do Irã, Elnaz Rekabi, que desafiou o regime iraniano ao competir na Coreia do Sul sem hijab – vestimenta obrigatória no país. Após dois dias sumida e notícias de que o passaporte e o celular foram confiscados, ela reapareceu ontem no aeroporto e afirmou que seu hijab “caiu” (imagens da competição não mostram isso) – mas muitos entenderam o recado. O Irã enfrenta seus maiores protestos em décadas contra o hijab e seus líderes religiosos.
Valeu, foi bom, adeus.
Após 22 anos de partido, João Doria anunciou a saída do PSDB. A partida de Doria acontece cinco meses após sua desistência de disputar a Presidência do Brasil pelo PSDB, que nunca chegou de fato a apoiá-lo. Doria enfrentou fogo amigo e guerra interna no tucanato, mesmo tendo vencido as prévias. Na carta de desfiliação, ele fez críticas indiretas a Bolsonaro, mas diferentemente de tucanos históricos, como FHC e Serra, não apoiará Lula no 2o turno.
O Maraca é nosso.
Nos pênaltis, Flamengo vence Corinthians e é tetracampeão da Copa do Brasil.
A muriçoca pica.
Terminando… mosquitos de fato preferem alguns seres humanos em detrimento de outros – e tem a ver com o cheiro.
De cupulate o amor é feito.
Para terminar, cupulate, o “primo” do chocolate feito com semente de cupuaçu, está entre nós.